
O Clube dos Pensadores (CdP) vai realizar o seu segundo debate depois das férias grandes. Joaquim Jorge convidou Pedro Abrunhosa, Manuel Serrão e Juca Magalhães para estarem presentes dia 13 de Novembro (terça-feira), pelas 21h30 no Hotel Holiday Inn em Gaia.

Devemos continuar com as nossas lamúrias e queixume em relação a Lisboa e o Poder Central ou reivindicar um estatuto de igualdade perante Lisboa?

Porto é uma cidade com uma identidade muito própria, os portuenses são gente com personalidade, mau feitio e com vontade inquebrantável que têm figuras ímpares como um cientista de renome mundial Sobrinho Simões, dois arquitectos Álvaro Siza e Souto Moura, premiados com Pritzker, era portuense umas das maiores violoncelistas do Mundo - Guilhermina Suggia, tivemos um dos mais conceituados cineastas do Mundo - Manoel de Oliveira e temos o presidente do clube desportivo com mais títulos no Mundo - Pinto da Costa!
O Norte precisa de uma verdadeira descentralização e numa 2.ªfase a almejada regionalização, em que não haja duplicação de poderes e isso não fique mais caro ao erário público. Está prevista a regionalização em Portugal Continental, na Constituição da República Portuguesa, desde 1976, após a revolução de 25 de Abril de 1974, porém, esta reforma tem vindo a ser sucessivamente adiada, pelos vários governos ao longo dos anos. Duas propostas foram apresentadas aos eleitores portugueses: a primeira sobre se se deveriam implementar a regionalização em Portugal; a segunda, sobre se caso fosse aprovada a regionalização, se concordavam com a região em que votavam. Ambas as propostas foram rejeitadas por larga margem.
Mesmo assim em Portugal há um forte sentimento regionalista, principalmente do Norte e da cidade do Porto que se sentem discriminados em relação à região de Lisboa. Isto porque temos verificado que os governos centrais têm desinvestido nas várias regiões do país e canalizado os recursos para a zona de Lisboa.
Os portugueses podem ser chamados a pronunciar-se directamente, a título vinculativo, através de referendo, por decisão do Presidente da República, mediante proposta da Assembleia da República ou do Governo. Está na hora de apresentar um novo referendo com a proposta de 5 regiões: Norte, Centro, Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo e Algarve.
O CdP, neste ciclo de debates, já teve presente: Mário Nogueira, líder da Fenprof; António Saraiva, líder da CIP; Pedro Duarte, do PSD; Paula Teixeira da Cruz, ex-ministra da Justiça; Jaime Nogueira Pinto, politólogo; José Ramos-Horta, prémio Nobel da Paz; António Capucho, ex-PSD; Mariana Mortágua, deputada do BE.
Joaquim Jorge