07/06/2018

REFLEXÕES SOCIOLÓGICAS - ENSAIO




Valdemar F. Ribeiro 
O REENCONTRO DA CIVILIZAÇÃO HUMANA

Os AUSTRALOPITHECUS , povos com origem na África Austral e que deram origem à civilização humana, após milhares e milhares de anos a colonizarem o planeta Terra, indo para todos os lugares no planeta, chegaram à América do Sul após passarem pelo norte da Europa, Ásia e América do Norte.
Quando os povos europeus no século XIV descobriram a América com suas caravelas, os povos que descendiam dos Australopithecus e que viviam na América do Norte , Central e do Sul, reencontraram-se pela primeira vez com os povos da mesma origem ancestral e que viviam na Europa.
Este encontro das diversas civilizações humanas originárias de África  é um momento épico que deveria celebrar o reencontro da civilização humana originária da África Austral no que têm de mais belo, suas culturas diferenciadas.
Porém, este reencontro trouxe imensas dificuldades aos povos que viviam na América e em África.
Os ambientes ecológicos e geográficos de cada lugar obrigam a desenvolvimentos culturais e raciais diferenciados pois o clima e a envolvência de cada lugar cria especificidades próprias na adaptação e sobrevivência a esses lugares.
Nos ambientes ecológicos aonde a vida não apresentava tantos desafios à sobrevivência humana, aonde os povos do sul que viviam em climas mais amenos não necessitavam tanto de lutar com as forças da natureza nem contra outros grupos humanos na conquista das melhores terras, o desenvolvimento das linguagens foi menos complexo.
Já nos ambientes aonde a natureza exigia um maior esforço na sobrevivência diária principalmente na região norte do planeta aonde o frio e as dificuldades ambientais eram muito grandes, os povos originários dos Australopithecus que ali foram viver precisaram desenvolver um raciocínio mais apurado através de  linguagens mais complexas de maneira a encontrarem soluções para a sua sobrevivência, razões estas que permitiram aos povos do norte um desenvolvimento tecnológico maior  em relação ao sul.
Devido à forma como tem caminhado o desenvolvimento humano, uma maior capacidade de raciocínio permitiu àqueles que o desenvolveram ter um maior domínio e influência sobre outros grupos humanos pois detinham um poder maior que era o conhecimento do ferro e da pólvora ou seja o poder da tecnologia.
O contato planetário entre povos de maior e menor poder de raciocínio deu-se de maneira desequilibrada visto que o móbil dessa aproximação era frequentemente o lucro ganancioso e não a curiosidade social científica gerando-se daí situações aonde as relações e os modos de vida das populações autóctones do sul foram violentados.
Muitos dos problemas atuais neste planeta nasceram da violação do modus vivendi de cada povo autóctone através da imposição de modelos sociais, económicos e ecológicos que beneficiam principalmente os povos que detêm o conhecimento da tecnologia militar e outras.
Demonstra-se assim que um raciocínio mais desenvolvido não é sinónimo de uma inteligência mais apurada e de um equilíbrio mental senão o contato e as relações entre os diferentes grupos humanos processar-se-iam mais harmoniosamente.
Quando há harmonia nas relações há um maior benefício para todos nos diversos níveis, tanto individual como coletivamente.
Da constatação desses fenómenos e com a facilidade dos meios de comunicação e informação modernos, os povos do sul confrontaram-se com essa realidade que lhes veio dificultar o viver.
O século XX e o início do século XXI é um momento histórico em que os povos do sul buscam superar esta dominação tecnológica do norte e alcançar um patamar aonde as relações não sejam de dominação mas de colaboração porque a todos os seres humanos é intrínseca a capacidade mental para o desenvolvimento da alta inteligência desde que criadas as premissas necessárias e havendo desejo bastante para isso.
A liberdade conseguida pelos povos do sul através de suas diferentes lutas e com o sacrifício das próprias vidas não é um favor concedido pelos povos do norte.
Esse esforço em direção à liberdade física e psíquica, na valorização do ser humano e da vida, deve-se unicamente aos indivíduos que conscientemente e com um grau maior ou menor de informação souberam que toda a vida no universo está interligada e que todos são parte de um todo.