08/05/2018

ENSAIOS SOCIOLÓGICOS



Valdemar F. Ribeiro
MINHA PÁTRIA

O poeta maior Fernando Pessoa, a quem muito devo do que sou e ao qual presto sempre minha homenagem com PENSADOR  disse : “ MINHA PÁTRIA É A LÍNGUA PORTUGUESA” .
Eu , general de mim e após tanto anos a viajar neste ainda belo planeta Terra ,  aprendendo com tantas culturas e algumas delas lusófonas , outras africanas e outras e participando , no possível , no desenvolvimento sustentado de algumas sociedades que tanto precisam de nossa colaboração tal  como Angola, digo : “MINHA PÁTRIA SÃO AS LÍNGUAS E CULTURAS QUE NOS UNEM”.
Em observância deste meu pensar , procuro aprender sempre mesmo tendo de me adaptar para evoluir buscando sempre os melhores valores em cada cultura senão ficamos presos nas memórias dos tempos .
O dicionário é uma memória de um tempo e eu não quero ser um dicionário se não seria uma memória de mim , seria passado e não presente .
As pessoas mentalmente rígidas são as mais fracas.
E gosto de me adaptar se for para aprender e unir.