06/11/2016

FB para que te quero !?


As redes sociais tornaram-se um antro de cobardes e atrasados mentais em que a partir de um teclado ou telemóvel sem que nada lhes aconteça insultam e vociferam sobre a maior infinidade de assuntos, fazem assassinatos de carácter e inventam coisas do arco da velha.

Todavia há uma casta de novos-ricos e de gosto duvidoso, gente que procura fazer alarde da sua vida privada : o que come, onde está, das suas férias, a casa que habita, o carro que comprou, entre outros armanços.


Porventura, é um recalcamento de não saírem na Nova Gente ou na Caras.  Andy Warhol, em relação a este fenómeno de mediatização, disse. "um dia, todos terão direito a 15 minutos de fama". Mas não é desta maneira parola e kitch.


O FB se for bem utilizado é um veículo de divulgação útil, e até importante. Também de denúncia de situações anómalas  Agora, para eu ver onde está um amigo, o que come, o que compra , com quem está. Por favor, eu vou ali e já venho. 

É por isso que tudo que se torna acessível a toda a gente torna-se vulgar. As pessoas distinguem-se como gastam o dinheiro , mas também, como estão na vida  e como usam a Internet. 
As pessoas com nível e classe nem tem FB. É o que acontece, com as maiores celebridades, escritores de renome, pessoas discretas, entre outros. Ou usam o FB com carácter público - o meu caso.
Os portugueses são dos maiores utilizadores de FB , sempre foram uns "armantes" e fizeram de algo normal - um estardalhaço enorme. Somos assim e vamos morrer assim.

2 comentários:

  1. Fantástico J.Jorge.Ri-me a bom rir com o texto.
    " Somos assim e vamos (efectivamente) morrer assim"
    Bravo !!!

    ResponderEliminar
  2. Comentários
    Fernando Moutinho
    Fernando Moutinho Concordo contigo! Abraço fraterno
    Não gosto · Responder · 1 · 13 h
    Fernando Martins
    Fernando Martins A pólvora quando foi inventada não foi para uso militar. Quando se descobriu a divisão dos átomos e a Radioactividade, também nunca foi pensado para uso militar, mas tudo acabou em armas para matar. O facebook quando foi criado foi para troca de mensag...Ver mais
    Gosto · Responder · 2 · 12 h · Editado
    Joaquim Jorge
    Joaquim Jorge Não tem só que ver com isso. Mas pessoas querem ser reconhecidas e notadas à força. Eu quero saber se um amigo A ou B está com fulano ou sicrano. Por outro lado, onde está ou não está, e o que está a fazer. Esse assunto é de âmbito privado e ser dado ...Ver mais
    Gosto · Responder · 3 · 10 h · Editado
    Zezinha Metildes
    Zezinha Metildes Pois sim, mas as coisas não são iguais para todos...quem viver num buraco duma aldeia ao redor duma cidade de província na companhia de bichos caseiros, ou se fica como eles ou usamos os mídia...nota-se-lhes a filtragem, então, o facebook é o melhor recurso que temos neste caso...escolhemos, aceitamos ou pomos de lado.
    Gosto · Responder · 1 · 12 h
    Joaquim Jorge
    Joaquim Jorge Era o que faltava... Eu por usar o FB posso criticá-lo e a forma como é usado. Eu não sou contra o FB , critico a forma como muita gente o utiliza com um egocentrismo atroz. Evidentemente que o FB para comunicar com amigos é um excelente veículo , como para fazer avisos, divulgações, etc. Eu falo nisso no texto. Obrigado.
    Gosto · Responder · 4 · 12 h
    Fernando Martins
    Fernando Martins Claro que se pode criticar, não faltava mais nada não se poder. Mas, o facebook são páginas pessoais que podem através das configurações serem públicas ou privadas.
    Agora acrescentaram mais uma função, as hashtags, em que se seleccionar a hastag comid...Ver mais
    Gosto · Responder · 11 h · Editado
    Joaquim Jorge
    Joaquim Jorge Fernando Martins eu sei isso tudo que está a dizer, mas agradeço 0 seu comentário. O meu post não é sobre as funcionalidades do FB , mas sim, sobre a forma como usam o FB. Obrigado.
    Gosto · Responder · 2 · 10 h
    Vitor Correia
    Vitor Correia O problema está que como diz o povo tudo desdenha mas tudo quer comprar
    Gosto · Responder · 10 h
    Pedro Almeida
    Pedro Almeida Ha' tipos de vida, que ninguem quereria comprar, se soubesse o que eles passaram, para ali chegar. Encobrir as maroscas e revelar os frutos delas, ninguem esta'( ou nao deveria estar) interessado em copiar. Nao e' motivo de inveja de uma pessoa que, am...Ver mais
    Gosto · Responder · 6 h
    Isabel Pereira
    Isabel Pereira Bom dia uma. Boa semana beijinhos
    Gosto · Responder · 2 h

    ResponderEliminar