28/10/2016

Gaia : Política e Futebol II


Transcrevi(em baixo) uma noticia publicada ontem no site da Sapo e verifiquei finalmente que o PSD , para além de Firmino Pereira tomou uma posição sobre a ida do presidente da CM Gaia para a Administração da SAD do Porto. É pena não tomar posições nos mais variados assuntos da cidade de Gaia.

1 - Depois de ler atentamente esta noticia do comunicado do PSD e resposta do presidente da CM Gaia. Lamento que na minha cidade haja um presidente que vá ocupar um lugar num clube desportivo. Em Gaia  vivem à volta de 300.000 habitantes, há milhares de cidadãos que são do Benfica , Sporting, Braga, Guimarães e de outros clubes. Seria de bom senso um presidente de Câmara ter a sua preferência de clube mas abster-se de participar em órgãos sociais de qualquer clube. Recordo que o antigo presidente da CM Lisboa, António Costa assumido benfiquista não pertencia aos órgãos sociais do Benfica. Aqui bem perto Rui Moreira assumido portista, desde que foi eleito presidente da câmara nunca o vi no camarote presidencial do Porto e não pertence à administração do Porto. Até passou a ser mais discreto e recatado.

2 - Um presidente de Câmara que exerce um cargo público, tem que estar preparado para aceitar criticas e verificar a pertinência destas. Mais uma vez fica provado que este presidente de câmara convive muito mal com quem tem opiniões contrárias, pontos de vista divergentes e caminhos diferentes de entender a política e os diversos assuntos em Gaia.

3 - Fico muito triste que um presidente de câmara dê respostas deste nível misturando ir à  missa e  religião com futebol. Uma coisa é ir ao futebol outra é pertencer aos órgãos sociais de um clube ( Administrador). Da mesma forma uma coisa é ir à missa outra é pertencer à direcção do clero.

4 - A oposição tem que arrear caminho. O PS fez praticamente uma OPA à oposição. Os independentes estão lá e nem se dá por eles, uma vereadora do PSD faz parte do executivo. Agora o outro vereador do PSD já se passou para o PS em votações e análises politicas favoráveis. Só resta Firmino Pereira e a concelhia do PSD. 

5 - É importante criar-se uma plataforma politica com o PSD e as forças vivas da cidade de Gaia que não se revejam nesta forma de fazer política.

6 - Os argumentos do passado não colhem e nem têm razão de ser em nenhuma circunstância, pois o PS fazia parte do executivo do PSD liderado por Luís Filipe Menezes . Nessa altura, poderia estar distraído, mas não me apercebi de uma oposição constante ao que se passava. Sei que muitas vezes votaram a favor e noutros casos abstiveram-se. Por isso são coniventes com um passado recente. Por outro lado, já estão no executivo há mais de três anos. O que achavam que estava mal e não era consentâneo com o bem público, denunciavam e  faziam a sua revisão contratual. 

7 - Um presidente que é do PS mas pretende ser de todos os gaienses, um presidente que é portista mas respeita todos os adeptos de outros clubes só tinha que fazer uma coisa. Não aceitar este cargo no Porto. Ponto final!

A concelhia do PSD de Vila Nova de Gaia acusou hoje o presidente da câmara, o socialista Eduardo Vítor Rodrigues, de “conflito de interesses e promiscuidade” ao aceitar um cargo na SAD do FC Porto. “Onde está o interesse público não cabe qualquer componente de cariz pessoal. Isto só tem um nome. Chama-se conflito de interesses e promiscuidade, com as todas as letras”, refere o presidente da concelhia do PSD de Gaia, Cancela Moura, em comunicado.

A SAD do FC Porto divulgou na quarta-feira os pontos de trabalho da próxima assembleia geral de accionistas convocada para 17 de Novembro, um dos quais a eleição do presidente da Câmara de Gaia, Eduardo Vítor Rodrigues, para Administrador não executivo.

Em resposta, o presidente da Câmara de Gaia fala em “chicana política com a representação de Eduardo Vítor Rodrigues como vogal não-executivo do FCP” e acusa a concelhia do PSD de Gaia de estar a fazer “uma campanha negra e completamente alheada de ideias para o concelho”.

Já para o PSD, “ainda que a lei o permita”, a situação é “ética e absolutamente reprovável” e “enferma de uma grosseira inversão da hierarquia de valores e até das convicções de quem exerce um cargo público em nome de uma comunidade”.

Os sociais-democratas recordam que “o FC Porto tem sediado em Gaia o Centro de Estágio e Formação Desportiva Olival/Crestuma (…) sem nada pagar em troca” e que “foi também cedida à equipa B de futebol do FC Porto, em regime de exclusividade, (…) a utilização do Estádio Jorge Sampaio, em Pedroso (…) contra o pagamento, muito recente, de uma renda simbólica e manutenção do relvado”.

Ainda sobre a presença do FC Porto em Vila Nova de Gaia, assinalam que a secção de andebol “tem ainda o uso regular do Pavilhão Municipal da Lavandeira” sem pagar “quaisquer contrapartidas financeiras”.

“O presidente da Câmara de Gaia deveria ser intransigente com os interesses dos gaienses, como, do mesmo modo, quem seja administrador da SAD, defende o F.C. Porto” sublinham os sociais-democratas.

Os sociais-democratas rematam o comunicado com duas questões ao presidente da Câmara de Gaia que querem que explique “qual o modelo de gestão, a quem será adjudicado e em que condições irá ser utilizado o Pavilhão das Pedras” e ainda “a que reporta o ajuste directo para a aquisição de serviços de venda de ‘vouchers’ com viagem e estadia para ofertas institucional, no valor de 9.300 euros, de 29.12.2015, adjudicada à empresa Dragon Tour”.

Contactado pela Lusa, Eduardo Vítor Rodrigues destaca ser “surpreendente que o PSD” faça estes “ataques lastimáveis, cheios de fanatismo e preconceito” uma vez que “enquanto esteve na Câmara construiu um Centro de Estágio para o FCP, dizendo tratar-se de uma parceira estratégica para o Município, ao mesmo tempo que cedeu gratuitamente o Estádio Jorge Sampaio para o FCP (equipa B)”.

“A única coisa que o actual presidente conseguiu fazer foi rever o protocolo do Estádio Jorge Sampaio, pondo o FCP a pagar a sua utilização, depois de a Câmara anterior ter entregado gratuitamente o equipamento”, assinala o autarca, para quem as questões colocadas “mostram a estratégia de terra-queimada do PSD”.

Sobre as acusações em torno da “alegada concessão/adjudicação do Pavilhão das Pedras” diz serem uma “coisa completamente inacreditável” e acrescenta que os ‘vouchers’ referidos dizem respeito a “uma aquisição de convites institucionais para viagem e estadia para assistir ao jogo Chelsea-FCP, em 2015, que a Câmara ofereceu a várias instituições do concelho”.

“Espero que o PSD-Gaia continue a permitir ao presidente ir à missa sem ser acusado de beneficiar religiões ou ir ao futebol sem estes ataques puramente fanáticos”, realça.