18/08/2016

Artigo de opinião de Joaquim Jorge no RECORD



José Mourinho começou a Premier League da melhor forma, vencendo na sua estreia pelo Manchester United, ante o Bournemouth, por 3-1.

José Mourinho está época já venceu um troféu: a Supertaça inglesa, contra o Leicester (2-1). É um técnico habituado a vencer: em 17 anos de carreira e, antes de chegar ao Manchester, conseguiu 23 títulos, entre eles, 3 Premier League. O objetivo, para este ano, é vencer a Premier League.

José Mourinho tem um soberbo plantel, em que reluz Ibrahimovic, que já deixou o seu selo: esteve na vitória da Supertaça com um excelente golo de cabeça. Este domingo, marcou, de fora da área, num remate colocadíssimo que não permitiu a defesa do guarda-redes. Estou de acordo com Mourinho: é incrível que Ibrahimovic nunca tenha vencido a Bola de Ouro. Não entendo como é possível ter acontecido tal situação!

O futebol nos últimos anos viveu situações de podridão inqualificáveis. Por vezes a verdade desportiva não veio ao de cima. Milhões de adeptos esperam o juízo final da corrupção na FIFA e UEFA. O esplendor do futebol escondeu durante décadas uma enorme montanha de corrupção e vícios.

Messi e Ronaldo têm dominado o futebol mundial, mas Ibrahimovic é um jogador que faz coisas no futebol que mais ninguém faz.

Há a expectativa que esta Premier League seja a mais empolgante e renhida de todos os tempos. Tem tudo para o ser: grandes clubes, grandes jogadores, mas também grandes treinadores. Mourinho terá que se ver com Arsène Wenger (Arsenal), Antonio Conte (Chelsea), Jürgen Klopp (Liverpool), Pep Guardiola (Manchester City), Ranieri (Leicester, campeão em título), entre outros.

O Manchester já gastou 183 milhões de euros nas contratações de Pogba, Mkhitaryan e Eric Bailly e ainda foi buscar Ibrahimovic a custo zero.

O Manchester United não vence a Premier League desde 2012/13, a última época de Alex Ferguson. Daí para cá foi uma travessia do deserto, primeiro com David Moyes e depois com Louis Van Gaal, ao ponto do clube não se ter qualificado para a Liga dos Campeões na última época.

Mourinho está em vantagem em relação a outras equipas, como por exemplo o Manchester City, pois não tem que disputar a Liga dos Campeões. Mourinho parece-me mais comedido, mas tem um calcanhar de Aquiles - não sabe perder.

Tem que aprender a ter fair play nas derrotas. Ranieri, na final da Supertaça inglesa que o Leicester perdeu, mostrou classe até ao fim, bateu palmas, felicitou Mourinho sem azedume. Não arranjou desculpas e mostrou ser um gentleman do futebol. Não sei se Mourinho tivesse perdido reagiria da mesma forma. Mourinho é o maior, mas tem que aprender a perder e a saber perder. Para já tem ganho.


José Mourinho começou a Premier League da melhor forma, vencendo na sua estreia pelo Manchester United, ante o Bournemouth, por 3-1.José Mourinho está época já venceu um troféu: a Supertaça inglesa, contra o Leicester (2-1). É um técnico habituado a vencer: em 17 anos de carreira e, antes de chegar…
RECORD.XL.PT