08/04/2016

João Soares


João Soares passou-se ao falar em "bofetadas" no seu Facebook. Não encaixou bem as criticas ao seu ministério e à forma como o está a gerir.

À primeira vista quando li a noticia fiquei estupefacto , mas depois percebi, que a expressão da promessa das bofetadas para um jornalista, não passou de uma figura de estilo - hipérbole- que consiste no exagero de expressão, ampliando a verdadeira dimensão das coisas.Não acho que houvesse intenção de chegar a vias de facto e consumar a agressão.

Também apercebi-me que este arrufo entre João Soares e os jornalistas é um assunto que já vem de trás e não estava resolvido.

A demissão de António Lamas do CCB não foi bem aceite por grande parte da imprensa cultural.

João Soares demitiu-se o que mostrou carácter e dignidade, assim como, desapego ao poder. Todavia Augusto M. Seabra e Vasco Pulido Valente não são flor que se cheire e estão isentos de criticas.

A verdade é que fizeram com que o Ministro da Cultura caísse. Por outro lado, o Facebook é temível para o bem e para o mal. E, veio-me à ideia algo: que falta faz a Senhora Maria Barroso, mãe de João Soares. Se fosse viva mandava calar o filho e tudo isto não passava de um fait divers.

JJ

9 comentários:

  1. Caro J.JORGE boa noite.
    Ao abrir aqui o jornal digital, vi no topo da página o perfil dum personagem que me pareceu João Soares. Mas em vista do título disse para mim mesmo que deveria estar era cansado. Abro a pagina do CdP e deparo com a sua missíva. Voltei atras para confirmar e claro, a primeira vista tinha sido boa.
    Vou enviar-lhe a analise internacional do " Fait divers"
    Nelson Fernandes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O sr. põe de rasto o país que foi seu berço. Desde o tratamento de portuga; e que são uns irresponsáveis nas atitudes por essas terras. Já agora deixe-me perguntar-lhe se aí na Suíça não há cadeias. (No caso da resposta ser sim diga-me se não tem lá suíços.) Devo dizer-lhe que são recebidos bem, e vistos como trabalhadores exemplares, ou então a imprensa que lê não é a mesma que eu leio. Já me esquecia, que só aí é que há analise internacional, o tal fait divers, sem aspas.
      É natural que o sr. pense que ainda somos um pais do terceiro mundo...
      Inocêncio Matos

      Eliminar
  2. A moda dos comentários via Facebook virou moda e a comunicação social proporciona um espetáculo degradante aos portugueses.
    Alguém está preocupado ou interessados nesta polémica, pergunto eu ?
    Se existe alguém preocupado é quem vota sistematicamente nestes partidos retrogadas, votam apenas e só no interesse particular e do imediato. Basta estar um pouco atento ás promessas eleitorais para descodificar a mensagem enviada aos mesmos grupos da população de sempre.
    Atiraram areia para os olhos dos trabalhadores pobres que ganham o ordenado minímo, aumentando o valor e sem alterar os escalões de retenção de IRS, logo o aumento efetivo é anulado automáticamente , sendo até necessário por vezes colocar um valor superior aos 25 euros.
    Alguém se preocupa com este tema ?
    As reposições das 35H semanais, nada contra a medida, mas não podem os funcionários públicos trabalhar mais 5 horas semanais ( por exemplo enfermeiros ) porque é desgastante e podem sair do turno e fazer mais horas seguidas no privado ? Ás vezes 24H , pergunto eu ?
    Alguém se preocupa com este tema?
    De tempos a tempos alguém se lembra e introduz o tema " os politicos ganham pouco ", em relação á sua exposição mediática e responsabilidade, num país onde o ordenado minímo é de 530 euros, ganharem entre 5 a 7.500 euros na minha opinião é demasiado. Pois nunca são responsabilizados por nenhuma decisão politica e até beneficiam da sua própria exposição.

    Somos um povo que gosta de folclore e sem sentido colectivo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem que não queira tenho de lhe dizer, se virou moda porque veio à liça também, também gosta da moda, ou será que também quer calar a liberdade de expressão dos outros.
      Passe bem.
      Inocêncio Matos

      Eliminar

    2. Ninguém quer calar a liberdade de expressão, queria era que estes políticos medíocres que temos, se preocupassem em fazer algo de útil e não perdessem tempo a responderem a criticas ( normal em Democracia e de liberdade de expressão ).
      O que gosto ou não, não vem ao caso, agora fazerem de um assunto de interesse nacional comentários via redes nacionais é de uma mediocridade total, na minha opinião! Os meses que o sr. Soares esteve com a pasta da Cultura e nada fez, deveria era ter saído como fez e ter devolvido os meses de salário que não justificou.

      Eliminar
  3. Muito Boa Noite Sr. Inocêncio.
    Acredite que vou respondêr-lhe com muito gosto. Primeiro posso mostrar-lhe os Jornais Suissos que me entrevistaram e com a minha foto, como o PORTUGA que se interessa pelo desenvolvimento e reconhecimento POSITIVO do seu País PORTUGAL. Sabe Sr. Inocêncio qual é a anedota que se conta aqui de nós outros ? " Porque é que não há portuguêses na Lua ??? porque não há limpezas a fazêr !!! " Sr Inocêncio o Sr terá ideia de quantos JOVENS PORTUGUÊSES recentemente formados nessas Universidades Portuguêsas andam a fazêr limpêzas, arrumar quartos ou lavar panelas e pratos (disc jokey)como eles dizém, só em Genébra ??? quando deviam estar a aplicar o saber adquirido no País que os educou ??? Eu até tenho carta branca para ir até aos Serviços de Imigração e obter os N°s exactos. Desde já lhe digo que são milhares. Mas não pense que eu acho isso uma desonra. Bem pelo contrário. Eu sou empresário Importador de material de Portugal para vendêr aqui e aonde eu puder, mas não tenho problema nenhum em ir aplicar a pedra e os azulejos que importo. Em todo o caso esses Jovens Universitários ganham aqui a limpar quartos ou (não sendo escrupulosos) aquilo que aparecêr, uma média de 5.000€ mês. Quanto a " portuga e tuga e mais não sei" não é de minha invenção. Há contudo diminutivos ainda menores e toda a gente sabe que é Portugal. PT.
    Quanto a irresponsáveis, penso que não foi isso que eu disse. Eu disse "espertinhos" que vêm para a estranja convencidos que podem fazêr o mesmo que faziam aí e depois sai-lhes o tiro pela culatra.

    Quanto a " Gaiolas" tenho a dizêr-lhe uma coisa Sr. Inocêncio há-as cá em quantidade QB de dois tipos: A gaiola propriamente dita de que o Sr. fala, a qual esta preênchida (grosso modo) por 27% de suissos e 73% de estrangeiros. Não tenho a percentagem dos portuguêses, embora já tenha ido visitar alguns a pedido de familias résidentes em Portugal e impossibilitadas por razòes financeiras de o fazêr.
    Quanto à leitura que fazêmos,o Sr. e eu, penso que o Sr. vir debatêr-se e argumentar aqui para o CdP, não deve sêr menino de leituras baratas, como eu também não sou. Assim é muito provável que leia-mos os mesmos artigos, mas o Sr. não me levara a mal se eu fizêr uma analise diferênte da sua.
    Quanto ao bém recebidos a história está muito mal contada, vão lá muitos anos. Qualquêr que sêja o patrão na Suissa ou noutro lugar do Mundo (aonde também somos muito bem vistos), que pense em fazêr lucrar a sua Emprêsa, todos os engraxadores e lambe botas, são benvindos. Indivíduos que nunca mexêram uma palha aí (uns tipo bate na avó), chegam aqui fazêm tudo e não importa o quê como cãezinhosde Lisboa. Não trabalha aqui outra raça de imigras submissos como nós.Puros lacaios.E portanto na aldeia aonde eu vivo, vivem imigras de 116 nacionalidades diferêntes. Sabe como é que somos realmente conhecidos: como CARRASCOS UNS DOS OUTROS. Em vêz de nos ajudar-mos mutuamente, somos invejosos uns dos outros e nas emprezas é vêr qual é o que têm a lingua maior para lambêr as botas do chefe, patrão, seja o que fôr desde que dê para subir de posto. E posso dizêr-lhe que sabendo disso prescrevêram a admissão de portuguêses pêlo mal estar que criam. Agora o Sr. Inocêncio, vê-os chegar aí montados em maquinas impossíveis para calões e a vangloriarem-se de feitos anedocticos. Mas a realidade que lhe estou a contar não se circunscréve a Suissa. Como vê se fossemos assim tão bons Portugal seria um País de Imigrantes Ricos. Eu vou fazêr uma comparação com os portuguêses que vieram de Africa antes do 45 de Abril OS AFRICANOS e os que vieram depois OS RETORNADOS.
    Sabe quanto ganha aqui um PT médio por ano? 60.000€ um casal o dobro. E muito dinheiro, não acha.
    Quanto ao faits divers, no que a Portugal diz respeito, pode crêr que somos visto exactamente como um País, ainda para tráz do 3° Mundo a muitos níveis.
    Terceiro Mundo neste momento são os ditos BRICS.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Trato-o por sr. dado que tem pseudónimo, e assim deixa-ma na dúvida de como trata-lo. Mas quero deixar-lhe bem claro que "amo" a palavra cova, tanto quanto amo o meu país: é o lugar mais sagrado dos lugares...
      Quero dizer-lhe, que devíamos prestar vassalagem aos que fazem limpeza, e tratam os lixos, que se produzem diariamente às toneladas, se assim não fosse morríamos todos de epidemia, nem os médicos eram precisos.
      Quanto ao desemprego, ele é mundial, e aumentará à velocidade que aumenta a tecnologia... Tudo o resto é demagogia eleitoral.
      O mundo não se compadece, e não penso doutra maneira que as entidades patronais não tenham em vista o lucro, e que são precisos para não estagnar a economia já por si estagnada. Mas daí até servir-se dos seus semelhantes, é vil, e o país onde o sr vive serve como ninguém estes intentos... por isso não reconheço moral a essa gente para falar de Portugal.
      Quanto aos engraxadores e lambe botas que o sr. fala, digo-lhe somente que gosto de ouvir falar quem sabe.
      Quanto às leituras gosto de todas, menos de banda desenhada: mas não tenho contra.
      Portugal já há muitas décadas, mesmo muitas, que deixou de ser visto como uma província espanhola, e quem assim não pensar esqueceu de todo a Diva Dona Amália Rodrigues.
      Quanto aos carrascos uns dos outros, sempre ouvi dizer que os cães grandes lambem-se e os pequenos mordem-se, por isto não vou por aí.
      Confesso que não percebo a dos cãozinhos de Lisboa uma vez que estamos a falar dos portugueses. E que eu saiba os lisboetas de hoje são na maioria descentes de portugueses oriundos de outras zonas do país. Eu sou nortenho, sou de Vila Nova de Gaia.
      Para terminar digo-lhe que esse país é tão pequeno que não fosse o trafico de influências e seria mais pequeno que Portugal em tudo.
      O meu ticket em relação a este tema fica por aqui.
      Inocêncio Matos

      Eliminar
  4. FB
    ...
    Joaquim Figueiredo Excelente análise, amigo
    Não gosto · Responder · 1 · 8/4 às 15:56
    Marco Matins
    Marco Matins Isso era preciso que as criticas fossem infundadas o que nao foi o caso.
    Quem nao sabe encaixar uma critica nao merece viver da democracia.
    Gosto · Responder · 8/4 às 16:25
    Venancio Carneiro
    Venancio Carneiro Excelente REFLEXÃO e uma boa análise dos factos. Há quem NÃO concorde, mas a vida é feita assim.
    Não gosto · Responder · 1 · 8/4 às 16:37
    Marco Matins
    Marco Matins Venancio carneiro
    Se fosse eu a prometer bofetadas era um malcriado a oferecer violencia gratuita.
    E o joao soares e hiperbole jornalistica....Ver mais
    Gosto · Responder · 1 · 8/4 às 16:48
    Joaquim Jorge
    Joaquim Jorge Marco Martins não seja como quem critica por não aceitar criticas. Limito-me a dar a minha opinião sem bofetadas.
    Gosto · Responder · 3 · 8/4 às 18:37 · Editado
    Alvaro Ferreira
    Alvaro Ferreira Segundo se viu, se o João Soares fosse PM ameaçaria com bofetadas a oposição. Bom carácter Emoji wink
    Gosto · Responder · 8/4 às 17:35
    Luzia Raquel
    Luzia Raquel "O João Soares demitiu se o que mostra carácter e dignidade", "desapego ao poder"... O João Soares demitiu se porque deu muita bronca, cá e lá fora, simplesmente! Carácter, dignidade não existe na sua pessoa!
    Gosto · Responder · 8/4 às 17:35
    Joaquim Jorge
    Joaquim Jorge Minha senhora não descontextualize o que eu escrevi... O sentido da minha opinião tem um princípio e um fim. O que João Soares disse é inadmissível. Todavia os jornalistas em questão não são nenhuns santos. O Vasco Pulido Valente critica tudo e todos porventura até ele próprio. O acto de demissão de motu proprio é uma excepção e não regra, infelizmente. Cumprimentos.
    Gosto · Responder · 3 · 8/4 às 17:49 · Editado
    Luzia Raquel
    Luzia Raquel Joaquim Jorge não falo do que ele disse, nem do que os colunistas disseram, falo só da demissão, se fosse genuína a sua demissão não teria demorado 24 horas, por isso acho que foi aconselhado, obrigado a demitir se!
    Não gosto · Responder · 1 · 8/4 às 17:53
    Luzia Raquel
    Luzia Raquel Respeito a sua opinião e dei a minha!
    Não gosto · Responder · 1 · 8/4 às 17:54 · Editado
    Joaquim Jorge
    Joaquim Jorge Eu respeito a sua e li-a atentamente...
    Gosto · Responder · 1 · 8/4 às 17:56
    Manuel Barbosa
    Manuel Barbosa Excelente comentário! Todos sabemos que esses dois jornalistas são do pior que existe neste país! Todos também sabemos que as palavras do João Soares foram levadas a uma interpretação extrema e até um pouco descontextualizadas! O ato de demissão mostra a grandeza de caráter de João Soares.
    Não gosto · Responder · 2 · 8/4 às 18:05
    Zezinha Metildes
    Zezinha Metildes A ameaça das bofetadas foi um ato dum Ministro da Cultura...aqueles personagens são mesmo um atentado à Cultura...
    Gosto · Responder · 8/4 às 21:09
    Joaquim Jorge

    Escreve uma resposta...
    Escolher ficheiro
    Manuel Dos Santos
    Manuel Dos Santos João Soares é um político que eu não admiro. Mas um desabafo no face não é caso para demissão
    Não gosto · Responder · 1 · 8/4 às 18:20
    Joaquim Manuel Dias
    Joaquim Manuel Dias Excelente.
    Não gosto · Responder · 1 · 8/4 às 18:25
    Pedra Azul
    Pedra Azul Bem analisado. Só lamento que uma figura pública saia prejudicada pelo facto de ter respondido com liberdade de expressão à tão exigida liberdade de expressão dos jornalistas.

    ResponderEliminar
  5. ernando Mascarenhas Loureiro Concordo em absoluto.
    Não gosto · Responder · 1 · Ontem às 0:20
    Joao Luis Gomes Pereira
    Joao Luis Gomes Pereira Mostra que tipo de pessoa é, simplesmente vergonhosa, a sua posição não permite bocas dessas. Se fosse um português comum era inculto e ia ate a ameaça fisica. Bem a verdade sabemos. Desde o job for the boys.
    Gosto · Responder · Ontem às 0:52
    Antonio Santos
    Antonio Santos Os jornalistas podem dizer o que querem e lhes apetece,isso é liberdade de expressão,só não é quando esses ditos senhores são criticados,o João Soares só disse o que muitos gostavam de fazer,duas bofetadas é pouco para alguns jornalecos,lá da Capital
    Carrega neles Soares,lol
    Gosto · Responder · 2 · Ontem às 8:34
    Joao Luis Gomes Pereira
    Joao Luis Gomes Pereira Eu digo que dou umas bofetadas em alguem e liberdade de expressão? Quero ver? Vou tentar. A liberdade de uns termina quando comeca a dos outros.mão é? Pelo que dizem aqui posso dizer o que quero em nome da liberdade de expressão? Muito mais em uma posição em que ele estava. Já tinha vergonha dos português por serem tão covardes e não fazerem justiça ao hino nacional.
    Gosto · Responder · Ontem às 13:12
    Joaquim Jorge
    Joaquim Jorge João Luís Pereira o que disse João Soares não é caso para demissão. O problema são os antecedentes : demitir António Lamas do CCB, etc.. Estas questões com os jornalistas já vêm de trás. Há muitos ministros que andaram por lá e deveriam ter-se demitido...Ver mais
    Gosto · Responder · 2 · Ontem às 13:59 · Editado

    Joaquim Jorge respondeu · 2 respostas
    Fernando Mascarenhas Loureiro
    Fernando Mascarenhas Loureiro Um ministro tem de ter cautelas que não são exigíveis ao comum dos cidadãos, no que escreve, no que diz, no que faz e no que aparenta. Obviamente que João Soares pecou e tem de pagar por isso.
    Mas o grande problema reside mesmo na impunidade com que jo...Ver mais
    Não gosto · Responder · 2 · Ontem às 15:42 · Editado
    Joao Luis Gomes Pereira
    Joao Luis Gomes Pereira Mas não se preocupem com o sr João soares, ele pode se ter demitido mas amanhã estará em outro poleiro, não seria assim se estivesse outra cor como galo da capoeira.
    Gosto · Responder · Ontem às 15:52
    Joaquim Jorge
    Joaquim Jorge Meu caro quero lá saber se tem cargo ou não. Eu nem sou socialista. Mas para sua informação João Soares é deputado. Eu gosto de analisar factos... Mas a sua análise se me permite carece de isenção. Afirmou que não gosta de João Soares. Eu nem gosto nem desgosto. Respeito toda a gente até ao dia que me faltem ao respeito. Tenha uma boa tarde.
    Gosto · Responder · 1 · Ontem às 18:20 · Editado

    ResponderEliminar