19/02/2016

PORTO/VIGO (Artigo de opinião de Joaquim Jorge no PT Jornal)




Esta questão da TAP, para quem vive no Porto e é nascido a norte sente-se indignado e ostracizado pelo que se passa. A senhora de Lisboa sempre tratou o Porto como moça de recados. Muitos políticos do norte quando descem até ao Tejo ficam alisbonados e renegam as suas origens.
Veja-se que os deputados eleitos pelo círculo do Porto, em relação a este caso, não disseram nem xus nem mus.
O que Rui Moreira fez como porta-bandeira na defesa do Aeroporto Sá Carneiro estou completamente de acordo. Marcou a sua posição em defesa da cidade e de uma zona.
Todavia a entrevista à revista Visão em que diz: "Vigo sente-se como a salsicha fresca dentro de uma francesinha, com um aeroporto miserável e que percebeu que há um senhor americano em Lisboa que tem uns aviões a hélice parados". As páginas tantas, Rui Moreira afirmou que:"os cidadãos de Vigo serão levados pela TAP para Lisboa acompanhados ou não, durante uma noite que incluirá uma noite num hotel lisboeta, com pequeno-almoço e transporte. Acrescentando, "só pergunto se a TAP também oferece companhia em Lisboa".
Como se sabe a TAP tem a intenção de criar uma ligação entre Vigo e Lisboa. Acho que Rui Moreira se excedeu na linguagem e até estou surpreendido com esta verborreia.
Já em 2013 em plena campanha eleitoral, para autarquia do Porto, Rui Moreira também se passou. Numa acesa discussão com o presidente do ACP, Carlos Barbosa, a propósito do Rally de Portugal vir ou não para o norte. Carlos Barbosa chamou "bando de garotos" a Rui Moreira e ao candidato do PS. Rui Moreira respondeu a Carlos Barbosa dizendo que é "uma lamentável tentativa de interferência na campanha eleitoral do Porto" por parte de alguém que "seguramente a seguir ao almoço estava entusiasmado" e "que não compreende" a preocupação da sua candidatura com "as contas à moda do Porto".
Como candidato ainda posso compreender a resposta de Rui Moreira ao ACP, apesar de constatar hoje, que já são amigos e o Rally de Portugal veio para norte e vai ter uma classificativa na Av. dos Aliados, este ano.
Agora como presidente da CMP não compreendo o que disse de Vigo. Deve defender os interesses da nossa cidade sem insultar e fazer declarações deste tipo. É presidente de uma instituição pública. Ter poder não pode dar azo a atitudes e comportamentos deste teor. É no poder que se conhecem as pessoas. Não me revejo nestas afirmações como alguém do Porto e do Norte.
Todavia Rui Moreira deve assestar baterias nos actuais donos da TAP e no anterior governo que a privatizou sem preservar determinados requisitos. Se tal não resultar deve virar-se para outras companhias aéreas que queiram o Porto como rota.
Por outro lado, o Aeroporto Sá Carneiro fica em terrenos de Matosinhos e da Maia. Ainda não vi Guilherme Pinto e Bragança Fernandes solidarizarem-se publicamente com Rui Moreira. E, por onde anda a tão querida Frente Atlântica que engloba autarcas do Porto, Gaia e Matosinhos? Penso que foi criada para tratar assuntos de carácter comum. A existência de voos directos no Porto traz mais gente de negócios e de turismo que é importante, não só, para o Porto, mas para Gaia e Matosinhos.
Temos que fazer como Barcelona que ignora Madrid, já chega de fazer queixinhas e sempre a choramingar. Não querem nada connosco, partimos para outra. A TAP não quer o Porto ?! Não faltarão companhias aéreas que queiram o Porto como rota de destino e de partida.
Vigo não tem culpa de ser escolhida pela TAP e Rui Moreira excedeu-se na defesa da cidade do Porto. Vigo é uma cidade que assiduamente os portuenses apreciam e visitam, de outro modo, muitos habitantes de Vigo apreciam e visitam o Porto. O autarca de Vigo, Abel Caballero cortou relações com Rui Moreira, o que lamento.
PT Jornal

10 comentários:

  1. É, realmente foi muito infeliz com essas declarações!
    Rui Moreira, autarca que admiro bastante, devia ter mais cuidado com as palavras que proferiu. É que com isso, perde ele como pessoa, e não dignifica a sua posição como autarca aos olhos dos nossos vizinhos da Galiza!
    Há dias que não se devia abrir a boca, e Rui Moreira esteve num desses dias.

    Hercília Oliveira

    ResponderEliminar
  2. Gosto · Responder · Eliminar pré-visualização · 11 h
    Berto Pinto
    Berto Pinto Bom dia amigo Jorge. Já tive oportunidade de conversar sobre este assunto. A minha posição cada vez mais se acentua na regionalização. São demasiados casos , são demasiadas situações de autenticas ofensas á cidade e á região. Basta. Tem que haver alg...Ver mais
    Não gosto · Responder · 2 · 10 h
    Joaquim Jorge
    Joaquim Jorge Berto Pinto li atentamente o seu comentário. Ajuda para este debate e reflexão. Obrigado.
    Gosto · Responder · 1 · 7 h · Editado
    Alex Oliveira
    Alex Oliveira O problema em minha opinião é que as rotas que dao prejuizo cá, tb dao prejuizo a partir de Lisboa. E outras rotas tb dao prejuizo a partir de Lisboa. A TAP é em geral uma empresa que sempre deu e da prejuizo, e muito por culpa, dentre outros factores,...Ver mais
    Não gosto · Responder · 2 · 7 h · Editado
    Berto Pinto
    Berto Pinto Bem observado !!!
    Gosto · Responder · 1 · 7 h
    Joaquim Jorge

    Escreve uma resposta...

    Escolher ficheiro
    Alex Oliveira
    Alex Oliveira De salientar que admiro que Rui Moreira defenda os interesses desta regiao, mas tb lamento que a Frente Atlantica fique muda em relaçao a este caso. Discordo em absoluto que para elogiar algo tenha-se de denegrir outrem, e as palavras para com a cidade de Vigo foram de facto duras e lamentaveis.
    Não gosto · Responder · 1 · 7 h
    Berto Pinto
    Berto Pinto A questão de Vigo só pode ser alguém de algum pasquim, querer arranjar problemas onde nunca existiu.
    Não gosto · Responder · 1 · 7 h
    Paulo Nunes Da Silva
    Paulo Nunes Da Silva o que me leva a concluir desta situação,é que alguém quer sobrecarregar a portela,tendo assim mativo para fazer um outro aeroporto...!como dizia o poeta, mais altos valores se levantam!
    Não gosto · Responder · 2 · 7 h
    Joaquim Jorge

    Escreve uma resposta...

    Escolher ficheiro
    Joaquim Jorge
    Joaquim Jorge Alex Oliveira muito bem analisado

    Manuel Barbosa · Works at Reformado
    Os comentários que Rui Moreira fez estão certíssimos, tanto em relação a um como a outro, dos protagonistas! Que nunca a voz lhe doa!

    ResponderEliminar

  3. Berto Pinto Temos que desprezar quem nos despreza. Se a TAP prefere o apiadeiro de Vigo assim seja. As grandes companhias aéreas da Europa já estão a trabalhar do Porto e para o Porto.
    Não gosto · Responder · 1 · 6 h
    João Ferreira
    João Ferreira muito bem analisada a questão!

    ResponderEliminar
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  5. O comentário que aqui trago não têm nada a vêr com o artigo acima, cujos personagens e argumentos desconheço. Tem a vêr com o AEROPORTO ele mesmo.
    É pena que o Porto ou não sei quem, tenham investido para refazêr o velho Aeroporto Sá Carneiro e tenha saido tamanho " OVNI".
    A ultima vêz que entrei dentro de um avião que descolou desse aeroporto,vão la três anos e só o voltarei a fazêr em caso de estrita urgência.
    Como se pode compreender que um novo aeroporto tenha uma arquitectura utilitária semelhante a uma Pirâmide do Egipto.
    O avião aterra e o passageiro sai em três etapas a sabêr: 1° sai do avião no meio do deserto (chova ou faça sol)e vai a correr até à Pirâmide. 2° Entra na porta da pirâmide(fronteira) e sobe as escadarias para atravessar as galerias do Tutankamoun na ansia de encontrar as escadarias de descida da pirâmide direcção aos Check-ins das empresas de aluguer de camêlos. 3° ai faz um compasso de espera de pelo menos uma hora na duvida se um camêlo vai cheguar de volta.Tempos depois vai sêr transportado junto com meia duzia de outros imbecis ao embarcadouro da camelada que se situa a uma certa distancia.
    Não vou falar na operação inversa a qual implica de novo que repetir a manobra no sentido inverso.Sem falar no modo animalesco como se é tratado ao atravessar a fronteira.
    Isso não impede que goste muito do PORTO e do vinho também, porque não ...!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Senhor da Cova. Seguramente que não é o Aeroporto de Porto que está a falar. A descrição que faz é absolutamente falsa e lírica. Provavelmente refere-se há muito tempo, quando o edifício estava em obras. Veja lá que há tantos estúpidos que o aeroporto do Porto foi considerado o melhor da Europa na sua categoria (dimensão). Só o Sr. das Cavernas, digo, da Cova, é que deve ter delirado e pensou que estava no aeroporto do Porto.

      Eliminar
    2. Caro JJ, estou absolutamente de acordo. Condenar a estratégia da TAP para o Porto eu também concordo. Condenar a estratégia da TAP para Portugal, também condeno. Basta ver que a Azul, companhia do Sr. Nilman, já vai passar a voar para Lisboa a partir do Brasil, naturalmente retirando passageiros à própria TAP. A continuar, a TAP deixará de voar para o Brasil. Só um cego não vê isso. Porque se fosse um problema de preencher uma lacuna de voos, o Sr. Nilman colocaria mais aviões da TAP à disposição para esses voos.
      Escolher a rota Lisboa Vigo é afronta ao Porto e ao Norte do país. O que deveria existir era uma carreira regular de autocarros ou comboio alfa Porto-Vigo. Ainda há dias estive em Santiago de Compostela e um Colega de Vigo dizia que o aeroporto deles era o do Porto (partidas para voos internacionais para a Europa ou Américas), porque tem excelentes condições e a menos de 2 horas de carro. Dizia que os políticos de ambos os lados não tinham uma estratégia de transportes terrestres coletivos (rodo e ferroviário) de qualidade.
      Neste caso, Rui Moreira fez bem em defender a causa do Porto, mas fez mal e perdeu a razão ao ter uma linguagem de carroceiro. Deveria saber que o Porto lucra mais em ter Vigo e a Galiza como aliado do que Lisboa, perante o centralismo seja de Lisboa, seja de Madrid. Rui Moreira deve conversar com pessoas como Valente de Oliveira e/ou Braga da Cruz, os 2 únicos e últimos Presidentes da CCDR Norte com prestígio, que tinham estatura e densidade política e estratégica para a região Norte. Eles dir-lhe-ão como se comportar com a Galiza e o que pode ganhar.
      Rui Moreira perde um aliado de peso e tem hostilidade em Lisboa. Ou seja, perde em toda a linha. Arrisca-se a ficar sozinho.

      Eliminar
  6. Guilherme Pinto não solidarizou-se publicamente com Rui Moreira mas solidarizo-me eu e mais ate apoio um referendo para o norte como um pais independente de Lisboa, como fizeram a Catalunha e a Escócia.

    ResponderEliminar
  7. Caríssimo Sr. Mario RUSSO.
    Intitule-me como queira. Da Cova (de VIRIATO), das Cavernas, ou em delírio. Dir-lh-ei hoje, apenas uma coisa. A primeira vêz que o avião em que eu viajava aterrou ai no SEU MELHOR AEROPORTO, o avião parou algures no meio da pista. Chovia torrencialmente. Quantos passageiros lá iam comigo e posso dizer-lhe que portuguêses "das Cavernas" eramos poucos, corremos a chapinhar naquele lago de agua,"porque a pista não esta correctamente feita e por conseguinte não esgota a água da chuva quando é muita. Chegamos à entrada do OVNI todos molhados e todos os passageiros a protestar dizendo que não voltariam a voar para lá. Subimos a pirâmide, descemos a pirâmide e fomos para a agencia de veiculos de aluguêr.Quando chegou a minha vêz de têr um veiculo,o quaal tinha sido reservado com o bilhete, tinha passado 1hora e trinta minutos. E ainda não fui o ultimo, malgrado que tenha esperado pelos ultimos para ser-mos todos " NAVETADOS" até ao embarcadouro dos camêlos.Quando O Senhor me diz que aí o seu Ovni foi considerado dos melhores da Europa, eu sei como é que se faz com os inspectores, que nso vão analisar. Primeiro convidam-se a umas caves de BOM TINTO e depois vai-se fazêr a inspecção. Com as Caves de Vila Nova de Gaia à mão de semear, não me admira nada que os AVALIADORES do seu Ovni tenham sido GENEROSOS proporcionalmente ao GENEROSO ...!!!
    O Sr. Russo conhece seguramente a historia, da defunta linha ferrea do Val do Vouga desenhada por dois engenheiros um inglês outro português ...!!!
    YES ... sim senhor I S ...!!!
    Como na altura protestei por escrito. Talvez seja ainda possivel ir-mos os dois confirmar o que lhe digo:
    Quanto a títulos se o Sr.Russo entende que eu sou o homem das Cavernas eu acho que o Sr. é um Velho do Restelo.
    Ho! Sr. Russo e se aquilo que eu venho aqui de dizêr fosse uma, entre outras das razões pelas quais as companhias não querem viajar para aí ??? E se a TRAP não fosse a unica a fugir com o cú à seringa ...???

    ResponderEliminar
  8. No FB


    Berto Pinto Temos que desprezar quem nos despreza. Se a TAP prefere o apiadeiro de Vigo assim seja. As grandes companhias aéreas da Europa já estão a trabalhar do Porto e para o Porto.
    Não gosto · Responder · 2 · 19/2 às 16:24
    João Ferreira
    João Ferreira muito bem analisada a questão!
    Não gosto · Responder · 3 · 19/2 às 19:27
    Manuel Barbosa
    Manuel Barbosa Força Rui Moreira, os comentários que foram feitos em relação aos dois fulanos estão corretíssimos! Que nunca a voz lhe doa.
    Gosto · Responder · 1 · 19/2 às 22:59
    Antonio Osorio
    Antonio Osorio Temos de desprezar quem nos despreza, afirmou Pinto da Costa. Não podia estar mais de acordo.
    Gosto · Responder · 1 · Ontem às 16:30
    Octavio Seruca
    Octavio Seruca · Amigo/a de José Pereira
    Querem fazer uma ponte de quarteira para Marrocos.A TAP vai criar uma rota Loulé - Coiro da burra .O bloco de esquerda é que quer, Para os atrasados mentais uma rota Torre serra da estrela -Cabo de s Vicente
    Gosto · Responder · 8 h
    Octavio Seruca
    Octavio Seruca · Amigo/a de José Pereira
    A TAP vai reconsiderar a meu pedido e repor as rotas internacionais que tem presuijos e reporta-los aos portuenses (no IRS e no IMI ).
    Gosto · Responder · 8 h
    Octavio Seruca
    Octavio Seruca · Amigo/a de José Pereira
    Quem se sentir perseguido apanha uma barcaça no Porto , ruma ao Algarve atira-se ao mar na ilha de faro e são recebidos de braços abertos como refugiados.
    Gosto · Responder · 7 h
    Joaquim Jorge
    Joaquim Jorge Li atentamente todos os comentários . A questão que referi no meu texto. O Porto tem que se afirmar na sua plenitude e de uma vez por todas deixar de contar com Lisboa seja para o que for. Minto! Podemos contar na vertente que nos procuram amesquinhar e menosprezar. Mas para isso , já estamos preparados e devemos ignorar . cada vez mais sou a favor de euro-regiões e a Norte terá que se juntar à Galiza.

    ResponderEliminar