29/12/2015

Clube dos Pensadores recebe Edgar Silva, candidato a PR do PCP



HOJE




Joaquim Jorge, fundador do Clube dos Pensadores (CdP), convidou Edgar Silva, candidato presidencial do PCP, para estar presente no dia 29 de Dezembro, terça-feira, pelas 21h30 no Hotel Holiday Inn em Gaia.

O CdP já recebeu os candidatos presidenciais: Sampaio da Nóvoa, Henrique Neto, Maria de Belém e Paulo Morais. As eleições presidenciais são no dia 24 de Janeiro.
A campanha eleitoral para a presidência da República  realiza-se entre 10 e 22 de Janeiro de 2016. Por outro lado, entre 1 e 9 de Janeiro está  reservado para debates televisivos entre sete candidatos à Presidência da República: Marcelo Rebelo de Sousa, Maria de Belém, Sampaio da Nóvoa, Marisa Matias, Edgar Silva, Paulo Morais e Henrique Neto.
Deste modo, o CdP, apesar da época festiva, aproveitou para receber Edgar Silva. Já não há muito tempo e espaço, para receber Marcelo Rebelo de Sousa e Marisa Matias do BE.
As ideias de Edgar Silva vêm no seguimento do que o PCP sempre defendeu ao longo destes anos: a Constituição da República Portuguesa; aprofundar o regime democrático; defesa dos direitos, liberdades e garantias dos trabalhadores; defesa dos direitos sociais; promoção do crescimento económico e do desenvolvimento; luta contra a exclusão social e erradicação da pobreza.
Edgar Silva defende um outro rumo e uma  outra política capazes de responder os problemas de Portugal sabendo de antemão que o PR não governa, mas quer um PR mais interventivo.
Um problema, nesta eleição presidencial  é a pulverização do voto à esquerda. O PCP tem o candidato Edgar Silva, o BE a candidata Marisa Matias e o PS na sua área de influência têm dois candidatos: Sampaio da Nóvoa e Maria de Belém.
Apesar de recusar ser um candidato que possa saltar fora a meio da corrida em benefício de um outro candidato à esquerda e que não há vencedores antecipados. Porém, Marcelo Rebelo de Sousa é um candidato muito forte que une votos no PSD e CDS e pode eventualmente ir buscar votos à esquerda, podendo ser eleito, logo, à primeira volta.
O CdP, como espaço de reflexão, reivindica o valor de debater e conversar. Propõe um diálogo aberto, tendo como filosofia: a liberdade, a informação, a  análise, a tolerância, a democracia e o respeito pelo outro. Será uma oportunidade para Edgar Silva  tomar a palavra e divulgar as suas ideias.
 Joaquim Jorge

Sem comentários:

Enviar um comentário