11/10/2015

ISTO É TUDO MUITO SIMPLES..., MAS...



Hercília Oliveira 
  Na verdade, a inesperada vitória da coligação. é muito simples..., a gente é que complica!
Na noite do acto eleitoral e nos dias seguintes foram dezenas de comentadores, analistas políticos, outros..., que nem uma coisa nem outra, que expuseram as suas razões pelas quais a coligação tinha ganho.
Ouviram-se  explicações  para todos os gostos; mas poucas, muito poucas, para não dizer, nenhumas..., diziam o que para mim foi evidente.
Desta vez, e finalmente, pois já lá vão três..., as pessoas não esqueceram de quem lhes deixou a austeridade para resolver, e de quem, mal bem, melhor ou pior..., teve que a impor e passar como sempre tem acontecido, pelo mau da fita.
E, mais uma vez  causador, o PS, apareceu como  sempre: o bom da fita: o salvador que seria o herói que nem precisava de ter ao comando pessoa muito capaz e com um bom programa! Não..., era o PS! Aquele  que só tinha dado o que as pessoas gostam que se lhes dê, e depois..., bom, depois os que vierem logo se vê!!
Para mim, é bem simples o que aconteceu, pois era a escolha entre quem provocou a crise, e quem a aliviou. Isto, claro..., no que toca à coligação e a derrota do PS.
Quanto às vitórias do PCP e do BE, também não será difícil explica-las.
Não acredito que alguém da coligação tenha votado em algum dos dois; mas se votou, foi simplesmente um voto de protesto que numas próximas eleições voltarão a "casa".
Os PSs, que também jamais votariam na coligação, esses sim..., como protesto, foi mais fácil votar BE ou PCP;  até porque  a demagógica e apalhaçada campanha de Costa, os afastou. É que foi má..., má de mais!!!
O que não me espanta muito, pois  o PS é rico em figurinhas destas.
Tenho a certeza, que foi Costa que deu a vitória à coligação: Pois houve pessoas (é que até conheço várias) que  depois de verem e ouvirem Costa na  mais demagógica campanha de sempre, se decidiram votando na coligação, depois de quase terem  "jurado" votar em branco ou se absterem.
As pessoas logo se aperceberam, que com o que Costa" vendia" e o que disse que faria ( como não deixar passar o OE, que hoje já deixa...), logo teríamos a quarta visita Troikana!
A abstenção, foi sem dúvida e mais uma vez ( até porque subiu...), a grande vencedora destas eleições, e que, quanto a mim, sustentada na sua maioria pelos descontentes de direita. que estão cansados de tantas desilusões que a dita democracia tem dado.
De uma coisa estou certa, estas eleições foram uma grande lição para os partidos do arco da governação: PSD- CDS. e PS. É bom que aprendam e saibam, que as pessoas deixaram de comer muitas" pizzas com extra queijos." Pelo menos, assim o espero.

10 comentários:

  1. Verifica-se que o CP tem uma grande comentadora e analista, alcandorada a escriba de serviço, mas a quem os leitores não respondem...Continue, continue que lhe faz bem o treino.

    ResponderEliminar
  2. Ó sr Franco..., mas afinal o sr acabou de me responder!!??
    Eu sei, eu sei..., só eu o faço vir aqui, eu sei..., e já estava estranhando a sua ausência...!
    Com tantos textos aqui postados, e só o meu teve o privilégio do seu sempre simpático elogio!´
    Como não deve andar muito" satisfeito..., , vem até aqui desanuviar e logo vê o meu texto que deve ter adorado bastante.
    Escreva lá um textozinho, para eu também lhe retribuir a simpatia, tá?
    Bom fim de semana. Vá até ao Rato dar um passeio e vê que isso logo lhe passa!

    Hercília Oliveira

    ResponderEliminar
  3. Este espaço tem 10 anos e fala por si. A maioria dos blogues desapareceram ou mantêm-se de jornalistas de Lisboa ou grupos específicos aqui do Norte .

    Quem quiser pode escrever aqui desde sempre. porém muitos optam pelo mais cómodo comentar em vez de escreverem um post identificado.

    A Hercília escreve é a opinião dela não é a minha nem do Clube. tem todo o direito de expressar livremente a sua opinião. Outros poderia dar outra opinião.

    Não o fazem paciência. Todavia nunca obstaculizarei a liberdade de expressão..

    O clube é um espaço aberto , livre sem sectarismo, educado e diverso

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O sr não obstaculiza a liberdade de expressão?!... Ora essa... O sr obstaculiza, sistematicamente, desde que não conheça a identidade de quem se espressa. É assim que tem feito comigo.

      Eliminar
    2. Quer queiram quer não, só há um vencedor, dá-se pelo nome de esquerda. Este sim foi o veredicto do povo português... Se há algum partido com a batuta na mão é o PS.
      Espero que faça dela bom uso, para meter na ordem, aqueles que embandeiraram em arco que a coligação saiu vencedora.
      Também para o sr. Presidente da Republica, aprender a ter os procedimentos correctos, em virtude, de não haver uma maioria absoluta, de nenhum dos partidos que se apresentou a sufrágio nestas eleições...
      De uma vez por todas, é necessário mudar o arco da governação, que tem levado este país, a ser vendido a retalho e ao desbarato. E que eu saiba, o nosso voto não é para isto que o deixamos nas urnas. Ou melhor, para aqueles que pensam com um espírito de troglodita assim é.
      Ao PS cabe agir com inteligência, e não entregar nada que prejudique este povo, mais que sacrificado às mãos destes obcecados pelo poder, que têm como objectivo único retirar aos gentios, os seus mais elementares direitos...
      Não percebo este temor de ver um governo de esquerda a governar o país. Está-se assim a ferir a inteligência de muitos intelectuais de esquerda, que são tão ou mais inteligentes que estes homens a roçar a canalha que nos têm governado.
      Inocêncio Matos

      Eliminar
  4. Este Clube, é de uma tolerância, que não merecia ter por aqui ´certo tipo de pessoas.
    Nunca dão um elogio a este Clube pelo trabalho cívico que faz; nunca o parabenizam pelos convidados ; nunca colaboram com o blog, escrevendo textos, por falta de capacidade ou porque não têm capacidade para aguentar com possíveis criticas ou discordâncias ...
    Sempre que por aqui aparecem..., é só para insultar, criticar só porque é o mais fácil, sem apresentar qualquer opinião própria, mostrando com isso qual a razão da sua discordância...
    Depois..., ainda se queixam de falta de liberdade de expressão!? E, quando por inúmeras ocasiões já pediram que se tire essa mesma liberdade a quem dá a cara pelo que escreve e defende...!? E com o maior descaramento, ainda usam identidades falsas...!!
    Tenham vergonha, caros ditadores de meia tigela.

    Hercília Oliveira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quem segue o CdP desde longa data, sabe que o que diz esta srª não é verdade. Conhece bem os imensos contributos em comentários, inclusivamente posts meus que aqui já foram publicados. E como exprimi o gosto que sentia por comentar neste blog que comecei a frequentar, se não estou em erro, quando ele tinha 4 anos. Mas, de facto, só conhecerá isto quem for antigo por aqui.
      Nunca gostei da forma como esta srª se expressa, mas julgo que não é só a forma, a substância do que ela expressa também quase nunca me agrada. Nesse sentido, tenho-lhe respondido muitas vezes, umas publicadas, outras não, mas sempre da forma que é conhecida. Os que conhecem, sabem que não é verdade o que ela diz. Conhecem a repulsa que as suas intervenções suscitam. Até que chegou ao ponto de ninguém lhe passar cartão. Eu devo ter sido dos que mais lhe deu troco … até que me fartei. O que eu lhe respondi é conhecido (menos o que ficou por publicar).
      JJ chegou mesmo a convidar-me para um evento que já não sei precisar bem qual. Mas esse sr JJ sempre fez um cavalo de batalha com o dar ou não dar a cara, acolitado logo de seguida por esta srª e mais um ou outro. Fez e continua a fazer uma guerra com o dar ou não dar a cara (metendo-me a mim no mesmo saco onde mete muitos anónimos verdadeiros, esses sim, que nunca se sabe quem são, e que fazem comentários que nunca vão assumir). E chegou a um ponto que foi desagradável ao máximo comigo, como quem sabe, se for antigo nestas andanças, conhece. Uma coisa é certa: quanto foi publicado e o que não foi, é de tal modo que posso assumir tudo com a plena identidade, quando eu quiser. Mas nisso sou eu que mando.
      Quem conhece e teve a paciência de me ler, se for publicado, avaliará.

      Eliminar
    2. Desculpe mas eu não sei quem é, com todo o respeito. Nunca vi a:sua cara. Sei que me pediu ha muito tempo para não ser identicado com receio de represálias no emprego. Obrigado.

      Eliminar
    3. O sr vem sempre com a história das represálias do emprego. E admira-se que pudessem existir? O sr não as sentiu também? E o sr julga-se com direito de revelar meils meus sem que eu lhe tenha dado autorização? Nessa altura confiava em si, mas o sr portou-se muito mal comigo. Está sempre a jogar essa cartada das represálias para quê?
      Eu também não disse que o sr já viu a minha cara ou não viu (mas o sr tem dito que sabe tudo de mim não sei para quê), mas convidou-me para esse tal encontro que referi. Vá consultar o mail. E agora publique se quiser se não deixe ficar.

      Eliminar
  5. Não se preocupe com isso. Eu também não lhe dei consentimento para divulgar o conteúdo do meu email. A convidá-lo para estar presente num debate do clube , como o faço a todos que param por aqui..

    Vou ter debate com Henrique Neto e estou concentrado nisso.

    ResponderEliminar