08/10/2015

António Costa e os sarilhos



António Costa tem mais um sarilho entre mãos. Já não lhe chegava o sarilho de apear Seguro do PS e todas as consequências que daí advieram: impossibilidade de sarar feridas ; ter o PS unido ; não ter sido aceite a forma como correu com Seguro ; etc. Já não chegava os problemas internos  no PS, teve que levar constantemente com o dossier José Sócrates. O que lhe correu melhor foi a transição da CM Lisboa , para assumir funções em toda a plenitude no PS.

A sua performance na campanha eleitoral foi assim-assim, com altos e baixos, não entusiasmou. Teve um resultado honroso, mas mau em função das expectativas de ser poder e primeiro-ministro.

Agora depois dos resultados tem outro sarilho. Se viabilizar um governo PSD/CDS será acusado de direitista , porém se formar governo com a aceitação do PCP e BE será acusado de esquerdista.Vai ser preciso muita arte e engenho.

O problema do PS foi não conseguir definir uma estratégia comum prévia às eleições e acantonar todos no mesmo partido, uns mais à esquerda, outros mais à direita. O PS se se partisse ao meio daria à volta de 16% , para cada lado. Teve uma votação à volta de 32%. A sua pulverização , à quem chame Pasokização , para já não se põe. Isso foi na Grécia  com a má condução da política com a UE e os erros descomunais do Pasok.

Ser charneira e fazer equilibrismo é um dom de António Costa , mas isso aconteceu quando era presidente da CM Lisboa. Agora é oposição e as dificuldades serão maiores.

JJ