25/09/2015

Sondagens


Coloco neste post três sondagens , em que se nota, para meu espanto, uma clara tendência, cada dia que passa, na consolidação da coligação do PSD/CDS. Ou estas sondagens no dia 4 de Outubro tornar-se-ão realidade ou no futuro ter-se-á que reformular e rever quem faz sondagens.
Não percebi , a propósito da campanha eleitoral, o que estava a fazer Álvaro Beleza ao lado de António Costa. Bem faz, António José Seguro que se afastou mesmo desta direcção. Álvaro Beleza tem sido ostracizado mas teima em aparecer. O que dirão os seus inúmeros apoiantes? Não me parece que Álvaro Beleza seja masoquista...


1- Sondagem 
PS à frente mas coligação pode eleger mais deputados
PS e coligação Portugal à Frente continuam empatados nas sondagens, mas a distância está cada vez mais curta. Na sondagem feita pela Eurosondagem para a SIC e Expresso a diferença é apenas de meio ponto e a coligação pode mesmo vir a eleger mais deputados.


2- Sondagem
Até dia 29 de Setembro, o PÚBLICO divulgará diariamente um inquérito para perceber a evolução das intenções de voto dos portugueses. Em cada dia haverá 250 novas entrevistas telefónicas, que substituirão as 250 mais antigas. Já no dia 30 de Setembro, publicaremos uma nova grande sondagem com simulação de voto em urna, semelhante à que publicámos em Julho.Até dia 29 de Setembro, o PÚBLICO divulgará diariamente uma sondagem para perceber a evolução das intenções de voto dos portugueses. Em cada dia haverá 250 novas entrevistas telefónicas, que substituirão as 250 mais antigas. Já no dia 30 de Setembro, publicaremos uma nova grande sondagem com simulação de voto em urna, semelhante à que publicámos em Julho.

Hoje no Público:PS cinco pontos atrás da coligação. Diferença entre socialistas e coligação aumenta. Trata-se de uma sondagem diferente das outras, com metodologias e intenções diferentes, esta série de tracking polls da TVI/Público/TSF terá um gráfico da evolução das intenções de voto próprio.


3- sondagem  

Universidade Católica  para a RTP:  PÁF 41%, PS 34%, CDU 9%, BE 7%
A vantagem entre coligação e PS sobe dois pontos, de 5 para 7. A PàF regista agora 41% das intenções de voto, mais 1 ponto que quarta-feira. Já o PS baixa de 35% para 34%, ou seja, uma queda de um ponto.
A CDU (PCP-PEV) é a única formação que mantém a intenção de voto com 9%. O Bloco de Esquerda cai um ponto para os 7%.