02/09/2015

Joaquim Jorge perseguido, por expressar a sua opinião ?!



Pela primeira vez, ponderei muito bem, fiz uma reflexão profunda e consultei vários amigos e opiniões, ao escrever este artigo de opinião.
Tenho a noção do que escrevo no jornal Audiência, tem consequências, sempre para o bem de Gaia e nunca para atacar pessoalmente quem quer que seja. Política meus amigos, o resto passa-me ao lado. Todavia há gente em Gaia, essencialmente quem conduz os destinos desta cidade até Setembro de 2017 (depois vamos ver), convive mal com a crítica, o dissenso, a opinião diferente, por vezes, discordante e divergente.
Há já algum tempo, no início de 2015, fui informado de pressões para os meus artigos de opinião deixarem de ser publicados no jornal Audiência. Como sei que o jornal tem apoio da CM Gaia  , informei  o seu director Joaquim Ferreira Leite do que se estava a passar e  que não queria que fosse prejudicado pelas minhas prosas. Respondeu-me que respeitava o que eu escrevia , umas vezes concordando outras vezes discordando, mas que a linha editorial do jornal apoia a liberdade de expressão e opinião. Que o jornal tinha gente do PS a escrever , gente do PSD e outros. Finalizou dizendo-me para não ligar a esse tipo de pressões.
Recentemente  chegou-me informação fidedigna e de amigos no Ministério da Educação  da tentativa de me prejudicar na minha actividade profissional docente. Fiquei estupefacto e nem me quero acreditar em tal coisa ! A ser verdade esta atitude persecutória e de perseguição a alguém ( Joaquim Jorge ) que pensa de maneira diferente no séc. XXI é inadmissível e pífia.  O tempo da Inquisição já lá vai há muito tempo( Idade Média). Na prática, a Inquisição acabou por funcionar como instituição de apoio aos reis e ao clero, eliminando pessoas incómodas ao poder político e religioso. O fascismo , mais recente , em Portugal , já tem mais de 41 anos , o seu lema principal:  “Tudo para o Estado, nada contra o Estado, nada fora do Estado”.
Todavia quero informar os senhores da CM Gaia que esse tempo acabou e que vivo num estado de Direito e democrático consagrado na nossa Constituição em que me é  reconhecido o direito à identidade pessoal, ao desenvolvimento da personalidade, à capacidade civil, à cidadania, ao bom nome e reputação, à imagem, à palavra, à reserva da intimidade da vida privada e familiar e à protecção legal contra quaisquer formas de discriminação.
Tenho o direito de exprimir e divulgar livremente o meu pensamento pela palavra, pela imagem ou por qualquer outro meio, bem como o direito de informar, de me informar e de ser informado, sem impedimentos nem discriminações. O exercício destes direitos não pode ser impedido ou limitado por qualquer tipo ou forma de censura.
Por outro lado  , como cidadão tenho o direito de tomar parte na vida política e na direcção dos assuntos públicos do país, directamente ou por intermédio de representantes livremente eleitos. Pela minha parte, prefiro fazer cidadania e intervir na base da escrita, comentário e intervenção na imprensa. 
Por fim, e não menos importante do que ser eleito, tenho o direito de ser esclarecido objectivamente sobre actos do Estado e demais entidades públicas e de ser informado pelo Governo e outras autoridades acerca da gestão dos assuntos públicos.
A privação da cidadania e as restrições à capacidade civil só podem efectuar-se nos casos e termos previstos na lei, não podendo ter como fundamento motivos políticos.
A lei garante-me direito à dignidade pessoal e estabelece  garantias efectivas contra a obtenção e utilização abusivas, ou contrárias à dignidade humana, de informações relativas à minha pessoa.
Fazem parte dos mesmos direitos, liberdades e garantias , como trabalhador da função pública , a segurança no emprego , sendo proibidos os despedimentos sem justa causa ou por motivos políticos ou ideológicos.
Gostaria de alertar que as infracções cometidas no exercício destes direitos ficam submetidas aos princípios gerais de direito criminal ou do ilícito de mera ordenação social, sendo a sua apreciação respectivamente da competência dos tribunais judiciais ou de entidade administrativa independente, nos termos da lei. À minha pessoa é assegurado o direito a indemnização pelos danos sofridos.
O Estado e as demais entidades públicas são civilmente responsáveis, em forma solidária com os titulares dos seus órgãos, funcionários ou agentes, por acções ou omissões praticadas no exercício das suas funções e por causa desse exercício, de que resulte violação dos direitos, liberdades e garantias ou prejuízo para outrem.
Não me pediram, mas vou dar um conselho a quem conduz os destinos em Gaia. Façam o vosso trabalho e deixem-me em paz. É uma burrice e falta de visão hostilizar alguém que realiza em Gaia o Clube dos Pensadores , uma referência nacional trazendo os maiores vultos da sociedade portuguesa.
Luís Filipe Menezes tinha orgulho e sempre saudou a presença do Clube dos Pensadores em Gaia. O actual executivo, o seu presidente, a Assembleia Municipal parece que têm ciúmes do Clube dos Pensadores, do Joaquim Jorge, não querem aceitar nem dar o devido valor do seu protagonismo e relevância pela cidadania.
As pessoas que me informaram disseram-me que na CM Gaia usam uma frase típica de Gaia: «vamos fazer a folha a esse fulano (Joaquim Jorge), está sempre a criticar e a dizer mal. Vamos arrumar com ele».
Pois bem, vou dar um aviso solene, cuidado com quem se estão a meter. Perseguir, censurar e procurar arrumar alguém que não pensa como nós é inqualificável numa democracia e mostra o verdadeiro lado dessa gente - chué e pueril.
O pior é se em vez de cair a folha cai a árvore. Cada um que conclua como entender…
 JJ

25 comentários:

  1. FB

    Joaquim Queiros Joaauim Jorge: o que é que espera dos chamados políticos democratas? Para eles, se não és por nós és contra nós. Eu sofri bem isso na pele e...no bolso. Vivi e humanas horríveis de procurar esmagar quem não é dos nossos. É preciso ter muita força e muito dinheiro para resistir. trabalhei na informação no tempo da censura política, mas hoje tudo piorou, juntando--se à censura política a censura económica. Há Liberdade de Expressão, mas se falares muito aparece logo a perseguição e a repressão. E há, infelizmente, formas
    Não gosto · Responder · 1 · 17 min

    Joaquim Jorge Compreendo e como sabe sempre fui solidário consigo. Mas eu não estou à frente de um jornal nem sou dono de um jornal. Tenho felizmente muitos locais onde posso escrever mas o Jornal Audiência e o seu director Joaquim Ferreira Leite sempre foi correcto comigo . Acho que é como Senhor um democrata à séria.
    Gosto · Responder · 13 min

    ResponderEliminar
  2. FB

    Claudia Bernardo Só uma coisa a declarar, nada que me surpreenda e posso lhe garantir que se conseguir,Faz-lhe mesmo a folha, aconselho a ter já os instrumentos judiciais á mão para entrar em acção e lamento que a comunicação social não se interesse por isto, porque es...Ver mais
    Não gosto · Responder · 2 · 1 h

    Paulo Silva "Os cães ladram e a caravana passa" Você é maior do que isso ,tome cuidado que o homem é falso , com alguma sorte daqui a 2 anos estamos livres da sua arrogância e falta de visão e democracia e o clube e você vão continuar.
    Gosto · Responder · 1 · 44 min

    Vitor Vieira Essa "gente" não conhece o significado de democracia. Abraço Joaquim Jorge!
    E se permite : não dê importância a quem não merece...
    Não gosto · Responder · 2 · 33 min

    Claudia Bernardo A culpa é de todos os gaienses que votaram em alguém que nada sabiam, que nem sequer conheciam, e que é um simples professor de sociologia, que já foi presidente da junta de freguesia de Oliveira do douro, mas que nem sequer sabemos se aquilo foi bem o...Ver mais
    Não gosto · Responder · 1 · 29 min

    Manuela Calafate Mota O triste estado da Democracia portuguesa...bem haja a pessoas como o professor Joaquim Jorge pela sua acção em prol da liberdade de expressão, para que não nos "apaguem" de vez!!!
    Não gosto · Responder · 2 · 11 min

    Maria Joao Silva Tenho orgulho em te ter como amigo Joaquim Jorge exactamente por seres como és. Continua a escrever o que pensas! Incomoda muita gente? Paciência!!!

    ResponderEliminar
  3. Caro Professor: sou um assíduo leitor do Clube dos Pensadores, e admiro muito a forma como aborda os temas da sociedade actual.
    Mas o que essa gente está a fazer neste momento, faz-me lembrar aquele ditado: os cães ladram e a caravana passa.
    Os portugueses sabem de antemão, que quem faz da política profissão, não sabe jogar, senão com duas pedras na mão.
    Eu tenho que voltamos ao mundo da pirataria...
    Passe bem e um grande bem haja por ser um homem sem papas na língua.
    Inocêncio Matos

    ResponderEliminar
  4. emails enviados para o Clube

    1 - Joaquim Jorge, não esperava que fosse alguém do PS a dar razão às recentes afirmações Paulo Rangel de forma tão clara. Quem tenta limitar a liberdade de expressão desta forma, por maioria de razão tentará influenciar a justiça. Não é porque vivemos em democracia que alguns "democratas" aceitam a opinião dos outros e muito menos a "justiça igual para todos", que tanto preconizam.

    Um abraço

    Joaquim Moreira

    2 - Caro, Joaquim Jorge, só uma pessoa medíocre, canhestra e desprovida de cultura democrática, poderá criticá-lo. Eu, pessoalmente, solidarizo-me consigo, pois é um democrata, uma pessoa corajosa, independente(como é difícil sê-lo neste país...!) e competente naquilo que faz. Apenas um conselho: não dê ouvidos a políticos(?) menores desta praça, que, se calhar, apenas invejam a sua notoriedade....!
    Cordiais cumprimentos de
    Bento Lima

    3 - Caro Jota


    Acabei de ler o teu texto em que denuncias a falta de vergonha dos que se julgam os "senhores" de Gaia, com a tua habitual coragem e independência, tenho a certeza que vais resistir aos ataques que te fazem.


    Um abraço.


    Manuel António Ferreira

    ResponderEliminar
  5. Caro JJ

    O ditado os cães ladram e a caravana passa, é gente que não sabe estar, continue.

    Cumprimentos.

    Cândido Almeida

    ResponderEliminar
  6. FB

    Ver mais respostas

    Marcolino Chiungue O desrespeito a liberdade de expressão e pensamento é actualmente inadimissivél. Espero q este dilem seja resolvido da melhor maneira possível(justiça)
    Gosto · Responder · 2 h · Editado

    Carlos Cambey Galante Sempre os mesmos "democratas" gostam muito da democracia, desde que se pense como eles...!
    Gosto · Responder · 1 · 2 h

    Manuel Maia Infelizmente, nao e o unico perseguido em Gaia. Tenho um amigo pessoal que ja foi ameaçado por fazer chamadas de atençao.
    Gosto · Responder · 1 h

    Manuel Rodrigues Longe de tudo mas inteiramente a seu lado J.Jorge.
    Gosto · Responder · 1 h

    Tábuas Pit · Amigo/a de Sérgio Torres
    Por falar em gaia!! Seja o eleito qual for.. Faz muitos anos que em Gaia não se elege ninguém em condições ....
    Gosto · Responder · 1 h

    Miguel Santos Gostei e apoio também já tive um azedume com esse senhor Eduardo mas aí ele perdeu
    Gosto · Responder · 44 min

    Joaquim Jorge Eu não perdi nada Miguel. Até ganhei o seu apoio. Obg.
    Gosto · Responder · 24 min · Editado

    Isabel Coutinho Laaamentavel que tal possa estar a acontecer. Eduardo Vitor Rodrigues deve de imediato indagar quem está a deturpar a democracia da sua presidencia neste Municipio e já agora "fazer-lhes a folha a eles"! ...Ver mais
    Não gosto · Responder · 1 · 22 min

    Emília Queirós ainda vai ter de começar a publicar no JN...wink emoticon e coitado do Sr. Joaquim Leite...ainda vai sobrar para ele...e pensava eu que o lápiz azul (ou vermelho?) tinha deixado de existir...FORÇA JJ!!!
    Não gosto · Responder · 1 · 16 min

    Joaquim Jorge Sabe Emília gosto imenso de escrever no Audiência foi sempre um jornal próximo das pessoas e isso agrada-me. Ainda hoje saiu o meu artigo de opinião.
    Gosto · Responder · 14 min · Editado
    Ver mais respostas

    Miguel Santos Eu sei que o senhor nada perdeu nem nada virá a perder o problema desse senhor é que enche o peito de ar a falar e depois nos atos não existe qualquer ar, enfim é o que temos e não o que queremos. Um grande abraço.
    Não gosto · Responder · 1 · 13 min

    Daniel Braga é esta a bela democracia e liberdade de expressão que nos legaram. A quem livre e verdadeiramente diz o que pensa, ameaça-se, insulta-se, persegue-se! É isto que nos resta de 40 anos de democracia? É desta liberdade aprisionada que querem que sigamos...Ver mais
    Não gosto · Responder · 1 · 13 min · Editado

    Paulo Oliveira Grua Amigo Joaquim Jorge, estou estupefacto com o que li. No entanto, e conhecendo como o conheço, já mais se deixará intimidar e/ou pressionar por alguém que não tem maturidade suficiente para saber viver e conviver em democracia. A crítica..essa, boa ou má e sempre construtiva. O Joaquim Jorge, com esta postura acaba por dar uma grande lição de humildade e democracia. Abraço..
    Não gosto · Responder · 1 · 8 min · Editado

    Joaquim Jorge Obrigado conto consigo
    Gosto · Responder · 2 min

    Manuel Casimiro Anunciação Paiva JJ não se deixe intimidar por esses falsos democratas travestidos de fascistas que ainda usam expressões do tipo do " fazer a folha a alguém " só oara neter nedo e destabilizar emocionalnente quem por direito próprio emiteve muito bem terro
    Não gosto · Responder · 1 · 3 min

    Fernando Sousa Meu caro amigo espero que tudo se resolva com Democracia, se não for com democracia não demora muito tempo a estarmos de novo num fascismo, numa repressão, O JJ, tem capacidade autográfica que é uma arma na mão de um cidadão contra os menos democráticos com inicio Salazarista.
    Não gosto · Responder · 1 · 3 min

    ResponderEliminar
  7. Car@s pensadores,
    Bom dia,
    Tenho vindo a seguir o vosso trabalho de reflexão e quem me conhece sabe que sou um acérrimo defensor da democratização das organizações cívicas, políticas e públicas. De igua modo, sempre que a minha ponderação o determina, também sou um desassossegador, seja por dentro ou por fora dos clubes, dos grupos, das instituições ou partidos,..., em que livremente me envolvo e onde sempre batalha pela democratização.
    Pelo que aqui constato, esta parece-me uma questão de birra entre dois cidadãos, sendo que vejo o Clube e a Autarquia como algo plural, não sendo a Autaquia propriedade particular de ninguém e tendo ainda órgãos próprios para fazer valer a acção e actuação democrática.
    Mas pensando e reflectindo sobre estes dois cidadãos, um na qualidade de coordenador do Clube de Pensadores e outro na qualidade de Presidente do Município de Gaia, creio que , nesta qualidade os considero como bons democratas. A ser assim, nada que um bom salpicão de Baião com uma boa broa de Avintes, um peixinho da Afurada e um bom vinho do Porto não resolvam.
    Quero com isto dizer que as questões pessoais resolvem-se entre os homens e não entre as instituições.
    Um abraço pensado e reflectido

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo com a falta de diálogo, mas eu não gosto de salpicão ; )

      Eliminar
  8. Olá caro J.Jorge:

    Obrigado pela informação do recomeço das tuas actividades do Clube...
    Sinceramente vou ver se posso estar no dia 14. Mas depois depois diz-me o tema, certo?

    Passei os olhos pelos textos de quem (e bem) se indigna contra os que se sentem mal com a tua Liberdade de opinião...
    Se calhar, esses tais convivem...contigo, andam perto de ti. Se calhar...
    Coom efeito, somos um povo, mas muitas vezes somos antes um povozinho rico em inveja.
    Mas desistir... seria fortalecer-lhes as duas mediocridades --- a intelectual e a ...moral.

    Abraço do
    Francisco Martins

    ResponderEliminar
  9. FB
    ....

    Ver mais respostas

    Fernando Sousa Meu caro amigo espero que tudo se resolva com Democracia, se não for com democracia não demora muito tempo a estarmos de novo num fascismo, numa repressão, O JJ, tem capacidade autográfica que é uma arma na mão de um cidadão contra os menos democráticos com inicio Salazarista.
    Não gosto · Responder · 1 · 13 h

    Fernando Pinheiro Martins Caro amigo, vou fazer uma pergunta: desde o inicio que estava sempre presente no CP e um dia até fui a um jantar, porque foi que o meu amigo e camarada nunca me deixou participar? Ficava sempre para a próxima!
    Gosto · Responder · 13 h

    Alexandre Guimarães Dos Santos Simplesmente isto
    Foto de Alexandre Guimarães Dos Santos.
    Não gosto · Responder · 5 · 13 h

    Carvalho Brochado Meu caro Joaquim Jorge, na minha terra, dizia-se : vou-te fazer a cama. Não te preocupes com o resto. São muito pequenos e cheios de complexos...mas são o tipo de gente, que nada fizeram pela terra que os viu parir. E ficam incomodados , quando outro...Ver mais
    Não gosto · Responder · 2 · 13 h

    Vitor Martins Não podendo estar mais de acordo com o amigo Joaquim Jorge visto que eu próprio estou a sofrer na pele as represálias do presidente da câmara de gaia sobre a não resposta à mais de 10 meses num projeto de construção de habitação própria.
    Por tal digo, o fascismo, a soberba, a avareza ainda moram na cabeça de algumas pessoas e pena é que andem pela política.
    Força JJ porque há Gaienses atentos.
    Não gosto · Responder · 1 · 12 h

    Pedra Azul Sem o saber essas pessoas estão a dar-lhe a importância que realmente tem Doutor Joaquim Jorge. Força!
    Não gosto · Responder · 2 · 12 h

    Joaquim Jorge Eu quero ser eu , não quero ser importante.
    Gosto · Responder · 2 · 12 h
    Ver mais respostas

    Narciso Miranda Nada disto me surpreende. É lamentável, mas é assim que uma determinada classe de políticos atua. Pior que estes gestos repugnantes é que os pratica pensa que está a atuar bem pq acham que são donos da verdade. Até se adivinha com foi o "artista" que f...Ver mais
    Não gosto · Responder · 8 · 12 h

    Joaquim Gomes da Silva Inteiramente solidário com Joaquim Jorge! Não se admite que após 41 anos de "democracia" aínda haja quem não aceita a critica, nem tão-pouco a liberdade de livre expressão e opinião, mas o poder é efémero, mais tarde ou mais cedo as más acções e quem as pratica terá as consequências.
    Sei que o meu amigo tem poder de encaixe suficiente para ultrapassar esta desagradável perseguição.
    Não gosto · Responder · 2 · 12 h

    Aniceto Pires Pior que o sistema fascista é o sistema fascizante que parece ter-se implantado e a falta de coragem em denunciar parece ter-se acobardado aos incompetentes que manipulam os subsistemas de organizações fraudulentas que destroem a verdade e a razão.
    Gosto · Responder · 12 h

    Miguel José Beirão Alguém me disse... "Se eles berram é porque querem, têm água e palha." Deixe-os berrar.... Um abraço
    Não gosto · Responder · 2 · 12 h

    Vitor Manuel Marques Meu caro acabou de citar e bem a Constituição da República Portuguesa. Um conselho meu, nunca se canse de a citar, defender e cumprir. Pois ela é a constituição mais democrática do mundo. Querem alterá-la para ser mais fácil continuarem com o seu/deles incumprimento. Um abraço / bem haja
    Não gosto · Responder · 2 · 12 h

    Orquidea Louro Desde o berço que tive lições de democracia e que até hoje as soube preservar...
    Gosto · Responder · 12 h

    Maria Lidia Viterbo Cruz Lamentável, mas não és homem para te deixares intimida. Continua a exercer os teus direitos como cidadão como sabes tão bem fazer. Beijinho e muita força.o
    Gosto · Responder · 1 · 11 h

    Mileta Menezes É a liberdade de expressão que torna real a democracia . Quem governa à margem dela jamais percebe porque governa.
    Gosto · Responder · 11 h

    ResponderEliminar
  10. FB
    ......

    Vitor Rodrigues Depois de ter lido todos estes comentários, caro senhor, só lhe digo que os abutres abundam neste país tão maravilhoso. Sempre em frente, com o apoio desta gente amiga. Abraço
    Não gosto · Responder · 1 · 11 h · Editado

    Fernando Mascarenhas Loureiro A verdade, na maioria das vezes, contenta alguns e incomoda muitos. No entanto é própria dos Homens e omissa nos homens. O direito a proclamá-la, em inteira liberdade, a que normalmente se chama liberdade de expressão, apesar de consignado na Const...Ver mais
    Não gosto · Responder · 1 · 8 h · Editado

    Ricardo Darkvipers Apos ter feito uma pequena reflexao sobre o assunto apenas posso dizer que sou um individuo no minimo bastante sortudo... pois Consigo sentir e respirar o ar poluido anti democratico Salazarista e Fascista... tendo nascido muito apos a revolução dos cravos...é de facto impressionante ver as reacoes das mentalidades brilhantes dos nossos politicos serem tao mesquinhas, incomodadas pela voz de uma pessoa como o JJ...
    Não gosto · Responder · 1 · 9 h

    Ricardo Darkvipers Sigaa JJ..com a sua obra e apoio a cidadania o dom da palavra esta consigo...abraço
    Não gosto · Responder · 1 · 9 h

    Ludgero Babo Carvalho gosto de ler os artigos de opinião de vários .um deles é o dr.joaquim Jorge de quem sou amigo há muitos anos ele lecionava no colégio riba Douro e eu tinha uma empresa do ramo automóvel em frente .daí um dia o dr Joaquim Jorge fez_me uma visita com um...Ver mais
    Não gosto · Responder · 1 · 7 h

    João Magalhães Por muito que às vezes não concorde minimamente com o que diz, estarei cá sempre para ajudá-lo a defender o direito de o dizer, a liberdade de expressão é um valor inviolável.
    Não gosto · Responder · 1 · 5 h

    Ludgero Babo Carvalho isto para dizer dr.Joaquim Jorge os seus detratores tem inveja da sua inteligência da sua vertecalidade bem expressã aqui na denuncia mostrando que o seu trabalho é a única coisa que o move .mas mostrando também que é um homem com coluna vertebral que...Ver mais
    Não gosto · Responder · 1 · 5 h

    Ludgero Babo Carvalho esta divisão do comentario deve_se ao facto de ter pedido uma maior parte.está aplicação só atrapalha.
    Não gosto · Responder · 1 · 5 h

    José Martins Soares J.j. " mais vale quebrar que torcer " conta comigo para o que precisares , não deixes que te cortem o pensamento conheces alguém que essa e a sua maneira de estar na vida ! Um abraço
    Não gosto · Responder · 1 · 1 h

    ResponderEliminar
  11. ...por motivos familiares, não poderei estar no debate do dia 14. Tenho pena de não assistir à conversa. Tenho mesmo pena.
    Quanto á pseudo ameaça de que foi alvo, por favor ignore.
    Vale muito mais só, do que essa gentalha junta, SIGA O SEU CAMINHO, continue a ser quem é.
    Um abraço de apoio e solidariedade.
    Dias dos Santos

    ResponderEliminar
  12. Li o seu artigo e gostei muito.
    Só lhe peço para que continue e por muitos anos. Que a sua força anime
    outras pessoas, e inspire outras cabeças.

    Um abraço

    Mário Jorge Correia Guimarães

    ResponderEliminar
  13. Claro que nao e' agradavel, nem democratico, existirem essas pressoes. Mas, aceitando apologias a' ditadura nesse pais, em constantes artigos publicados nesse espaco, abre o caminho a' tentacao aos teus inimigos, de usar metodos de censura e repressao, proprios dessa tao aclamada ditadura. Num regime democratico, a ditadura e' ilegal. Por isso, nao tem nada de democratico, ouvir elogios a este tipo de regime, a' xenofobia, racismo, ou que quer que seja, proibido por lei, de um Estado de direito. Ja' agora, o Socrates esta' preso preventivamente, sem acusacao formada. Se e' culpado, que la' fique muitos anos e que se lhe juntem muitos outros colegas de profissao. Mas, se nao ha' acusacao formada, nao se estara' aqui a abrir a porta para prisoes arbitrarias? Nao te ves alvo de uma injustica deste tipo JJ?

    ResponderEliminar
  14. Estás bem longe daqui e por vezes não consegues estar a par do que aqui sucede. Mas verdade seja dita tentas...
    Eu escrevo num jornal local e por vezes critico a CM Gaia para o bem de Gaia sem ataques pessoais. Achas bem tentarem que deixe de escrever? Que tentei saber coisas da minha situação profissional como docente? Não é normal e tem como atitude criar medo, intimidar, etc.

    Meu amigo quanto aos artigos publicados neste espaço acho que exageras. também recebo muitas mensagens da tua falta de tento na língua e de usares este espaço para falares com a Europa.

    Este espaço foi criado para dar azo à liberdade de expressão uns são de direita outros de esquerda. Uns mais tolerantes outros menos, etc.

    Realmente não sei o que é que tem que ver o que se escreve aqui com perseguição á minha pessoa

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom J, a ditadura tem dessas coisas e tu, parece que te das bem com pessoas que a defendem. Comungar, e' como estar a pedi-las.
      Nao e' habito assassinar jornalistas em Angola e Mocambique, quando estes sao incomodos? Ja' que Portugal nao pode ensinar muito em termos de direitos humanos, aos PALOPs, se calhar vamos aprender com eles, nao?
      Quanto aos termos que eu uso, eu sempre preferi falar directo e objectivo, do que cheio de etiqueta e vazio. Quanto a falar para a Europa, e' onde nos estamos, sabes? Nao e' pelo facto de a ignorar-mos, que deixamos de fazer parte dela.

      Eliminar
    2. O que acho como meu amigo de infância e amante da liberdade deverias no mínimo ter outra posição.

      Todavis outros que não tenho relação de proximidade foram esoectaculares no apoio.
      Tu não. Como homem livre vens questionar-me por quem escreve aqui.
      Enfim!

      Eliminar
    3. Sou um homem livre e amante da liberdade. Mas oponho-me veemente a quem e' inimigo desses principios sociais. Tais como xenofobia, racismo, ditaduras e outros sentimentos ilegais, imorais e redutores da especie humana..
      Claro que condeno essas pressoes de que dizes estar a ser alvo. E tambem acredito que vais ser superior a isso tudo. Muita forca e, embora nao seja a melhor altura para lembrar, nao percas o sentido de humor, tambem.
      Abraco

      Eliminar
    4. Já sabes que podes contar sempre com a minha amizade e este espaço para divulgares as tuas ideias. Nem sempre estamos de acordo mas isso é salutar e mostra o nosso passado irreverente.

      Abraço

      Eliminar
  15. Boa tarde querido amigo JJ. Esperava encontrá-lo em breve aqui na nossa terrinha Teresina e até
    o presente momento,não recebi nenhuma ligação, para um convite de boas vindas,regado a um bom
    vinho proveniente de Portugal. rsrsrsrsrs
    Que houve?Algum empecilho maior? Espero que na família,esteja tudo na Santa Paz.
    Um grande abraço,cheio de saudades.Aguardo notícias suas.
    Bjs.
    Alda

    ResponderEliminar
  16. A dita liberdade democrática, é uma ditadura mascarada...! Há muito que se sabe, ou melhor..., cedo deu para perceber; mas para muitos, se lhes disserem que estão comendo lagosta, e lhes servem marmota de rabo na boca..., acreditam ou tapam os olhos, e ficam convencidos que estão mesmo comendo lagosta...!
    Antes, segundo dizem, era o lápis azul; agora é o lápis vermelho.
    Só que eu não" acredito" que seja o PS fazendo este tipo de coisas...! O PS é um partido dito de esquerda, defensor das tais liberdades, muito democrático...(!!??) , e por isso, incapaz de fazer tais coisas...! Cá pra mim... é obra dos fascistas de direita, que são todos uns salafrários e ditadores...!!!
    Uma coisa é certa..., há males que vem por bem..., e quem quer calar ou "queimar" o Joaquim Jorge, vai acabar saindo" torrado".
    O Clube, é um espaço único na nossa sociedade, onde se exerce a verdadeira democracia. E o JJ, não é pessoa de se intimidar.
    Os que o querem calar, porque a sua voz os incomoda por não entrar e colaborar nos "interesses" deles. um dia destes passam ao esquecimento; e a história se alguma referência um dia lhes fizer, será no pior sentido.
    Quanto ao Clube, será sempre..., uma grande e boa referência que existiu na nossa sociedade, e .Isso ninguém lhe conseguirá tirar.

    Hercília Oliveira

    ResponderEliminar
  17. "O Clube sera' sempre, uma grande e boa referencia que 《existiu?》na nossa sociedade"
    Estasse a cansar?

    ResponderEliminar
  18. Quero expressar a minha solidariedade para com todos os que de uma forma ou de outra vêm-se impedidos de expressar a sua opinião. O Clube de Pensadores procura incentivar o debate politico, promovendo a cidadania, poromovendo ciclos de intervenção com pessoas de diversas sensibilidades. No Concelho de Sintra o Movimento Cívico Sintrenses com Marco de Almeida também promove exemplo idêntico, denominado de Sintra em Conferências, tendo já apresentados figuras de referencia como João Soares, Manuela F Leite, Marinho Pinto, Rui Rio, Pacheco Pereira, Rui Tavares, Paulo Morais, Joana Amaral, Rui Rio, achando estes ciclos de uma grande elevação num momento em que a Politica se encontra desacretizada. A minha solidariedade.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado. O vosso movimento existe a partir de 2013 . O Clube dos Pensadores desde 2006. Vamos procurando estar atentos e solidários.
      Boa sorte.

      Eliminar
  19. Caro Joaquim Jorge,

    Estou estupefacto com esse tipo de atitude. Em plena campanha para legislativas um Presidente de Câmara do PS fazer isso é de uma leviandade inqualificável para o seu partido. É falta de tato e filling político.
    Julgo que o melhor é deixar a caravana passar.

    MR

    ResponderEliminar