19/06/2015

Sondagem : coligação PSD/CDS vence



foto:JN
Sondagem: Passos e Portas à frente de Costa pela primeira vez. De acordo com o Económico,  a sondagem da Universidade Católica se as eleições fossem hoje a maioria ganhava as eleições legislativas.

António Costa na liderança, o PS é agora ultrapassado pelo PSD/CDS nas intenções de voto, ainda que por apenas um ponto percentual, o que representa um empate técnico.
A sondagem da Universidade católica publicada pelo DN e JN avança que a actual coligação conseguiria, neste momento, 38% dos votos, enquanto os socialistas se ficariam pelos 37%. O PCP mantém-se nos 10%, enquanto o Bloco de Esquerda duplica o seu resultado para 8%. Os restantes partidos não conseguem resultados relevantes.

Quem diria? António Costa assumiu a liderança do PS alegando que o PS de António José Seguro não descolava nas sondagens e que nas eleições autárquicas assim como nas europeias não teve uma votação convincente .

António José Seguro lá em casa deve pensar , «com quem ferros mata com ferros morre». Faltam quatro meses para as eleições legislativas. Sondagens valem o que valem, mas é um indicativo, por outro lado, é a primeira vez que a coligação PSD/CDS ultrapassa o PS.

Agora não há tempo para um congresso extraordinário e apear António Costa do poder. Todavia Álvaro Beleza e os seus apaniguados estão atentos e não esquecem , o que fizeram ao seu líder natural António José Seguro.

Muita gente da entourage de António Costa sonhavam ser ministros de um governo PS, mas  podem acabar porteiros da residência em S. Bento.

A ideia que tenho é que os portugueses estão zangados com a forma de governar de Pedro Passos Coelho, mas não confiam no PS tendo em conta o que aconteceu nas contas públicas.

Por outro lado, António Costa conseguiu de forma superior tratar do dossier José Sócrates , dizendo sempre que é a favor da separação de poderes: político e judicial.

Todavia , os portugueses não se esquecem que António Costa sempre foi próximo de José Sócrates e tem gente muito próxima de José Sócrates. Por fim, a possível libertação de José Sócrates em Setembro no pico efervescente da campanha eleitoral farão o resto. A coligação pode mesmo vencer contra todos os prognósticos.

JJ

4 comentários:

  1. Excelente análise!!
    E até com alguma ironia ( que sempre aprecio), "sonhavam ser ministros de um governo PS, e podem acabar porteiros da residência, em S Bento"
    E eu acrescento: e é isso mesmo que merecem, e mesmo assim..., não sei se teriam competência para tal!

    Há muito, mas muito tempo..., que não perco tempo a ouvir os debates na AR. Mas, ás vezes, somos "obrigados" a ver, por não podermos evitar que outros que estão por perto o quererem.
    Hoje, assim aconteceu.
    Aconteceu e gostei de ouvir.
    Por causa do passado recente do PS, e que todos sabemos o que deixaram; Com as "promessas" e intervenções simplesmente ridículas que todos os dias Costa vai tendo; e com a ajuda nojenta do Ferro Rodrigues,..., ajudaram a que o PM, hoje..., tivesse uma actuação brilhante no Parlamento!
    Eles foram os principais promotores essa actuação, e mereceram ouvir o que ouviram.

    Hercília Oliveira

    ResponderEliminar
  2. Do facebook
    .................

    Elísio Pinto Os Portugueses na hora da Verdade, preferem o certo pelo incerto! Não podemos desbaratar o que já foi feito!
    Gosto · Responder · 2 h

    Jorge Miguel Pacheco Notável o enfase que se dá a uma sondagem só porque a Direita vai à frente umas décimas com 26% de indecisos, e as sondagens da semana passada não contam!? Sondagens são sondagens tanto esta como as outras. Quanto ao PS e à troca de líder deixe-me que ...Ver mais
    Gosto · Responder · 1 h

    Albino Almeida Não vence nada, como o PS não tinha 45% em Outubro de 2014, Prezado Amigo! Cito o responsável da sondagem do CESOP, João António, na notícia: "Com estas estimativas é muito complicado dizer se PSD-CDS, ou o PS estão à frente", atenta a margem de erro d...Ver mais
    Gosto · Responder · 1 · 1 h

    Joaquim Jorge Meu caro eu dou a ênfase que quiser e o senhor nada tem que ver com isso. Depois é a primeira vez que a coligação está à frente . Para mim , é algo que me chama à atenção. Por fim o meu caro Jorge Manuel Pacheco é do PS a seu comentário vale o que vale. Eu não tenho partido. E desvalorizar esta sondagem porque não é do Expresso, nunca tinha ouvido tal...
    Gosto · Responder · 54 min · Editado
    Ver mais 1 resposta

    Joaquim Jorge Meu amigo eu sei ler sondagens , o problema é que não tenho a tua opinião e interpretação. Um bom dia...
    Gosto · 47 min

    Joaquim Jorge Albino Almeida por vezes confundes tudo. Não fiques nervoso com esta sondagem. Este FB tem como nome Joaquim Jorge não é o Clube dos Pensadores. É a minha opinião à qual tenho todo o direito de exprimir .O Fórum de liberdade a que te referes tem um blo...Ver mais
    Gosto · 37 min · Editado

    Albino Almeida Tu, às vezes, transmites a ideia de saber mais que os outros! É tão negativa a falta de auto estima, como o excesso dela! Independentemente de saber ler, melhor ou pior, estes estudos de opinião, todos podemos comentá-las! Foi só o que eu fiz, em relação às declarações do responsável do CESOP e à ficha técnica! Tão só...
    Gosto · 40 min

    Joaquim Jorge É a tua opinião que eu respeito. Nunca tive a mania de saber mais do que os outros. o que sei e opino vale o que vale. Todavia a minha opinião raramente coincide com a tua. Tenho pena...
    Gosto · 36 min

    Albino Almeida Não escrevi no Blogue, porque a tua opinião me foi notificada assim... Nem reparei! Mas, que diabo, a diferença é assim tão grande, para quem é a figura pública que anima o Clube dos Pensadores, como Tu, que és a cara do Clube?
    Gosto · 36 min

    Joaquim Jorge Quando quiseres escrever um artigo de opinião para o blogue, estás perfeitamente à vontade. Aliás se bem me recordo já escreveste um ou dois sobre educação. Cumptos
    Gosto · 35 min

    Albino Almeida Com toda a honra! Este estudo de opinião não tem a suficiente importância para uma reflexão mais adequada a um espaço como o do Blogue!
    Gosto · 32 min

    Joaquim Jorge Sem problema , não falta quem lá escreva : Mário Russo professor universitário ; Miguel Mota professor catedrático aposentado, Joaquim Jorge fundador do Clube dos Pensadores , etc.
    Gosto · 29 min

    ResponderEliminar
  3. Agora sou eu que começo a ficar preocupado. Não é que eu queira à viva força que o PS (Português) seja ou não maioritário, o que me preocupa é que o Povo (a ter em conta a honestidade desta sondagem) não consegue discernir o suficiente para optar por uma Alternativa à política seguida pelos senhores das ditas Instituições, das quais recebem chorudas benesses.
    Mas o Ze´Povinho parece que já se está a assustar com o que se passa na Grécia. A Alta Finança Internacional está a querer encostar à parede o Syrisa e, com ele, todas as opções alternativas à exploração do Povo em Impostos, diminuiçáo das pensões, etc Tem qie haver uma Alternativa válida a esta política de terra queimada em nome da Riqueza dos Poderosos!

    António Nunes

    ResponderEliminar
  4. FB

    ---------
    Ludgero Babo Carvalho não é o fim dr.Joaquim Jorge. em Inglaterra há dias o partido do governo..ganhou com maioria absuta ..as sondagens todas apontavam se não para o colapeso para uma derrota significativa .porque não aqui os partidos do governo não podem ser relegados para a oposição .mesmo que não sejam dizimados eleitoralmente .eu acredito que sim sabe porque porque o o nos da prova lá funciou...o governo é justo e serio na medida do possível aqui é corrupto na mesma medida .Joaquim jorge é a ultima. vez que lhe respondo por inscrito .pois. acho que o conheço o soficiente e o sr. a .mim..para ..que eu pense e o sr.sabe disso que em Portugal o sr.é uma das pessoas mais qualificadas para análise de situações que não estam altura do comum. dos mortais .não foi brincadeira nem propaganda partidária quando o desafiei a candidatar_se..fica o convite para falarmos de politica a mesa..com o nosso amigo.dr.paulo rebelo.o sr.sabe que eu não tenho nem quero ter partido depois do .PPD.o qual ajudei a fundar. só escrevo algo para ajudar o...dr.marinho e pinto porque temos amigos em comum. e acompanho os seus discursos e julgo de todos os perfilados para primeiro ministro ..é o ..melhor é serio.__abraço... ludgerobabo.
    Gosto · 16 h

    Joaquim Jorge Grande abraço. Somos sim amigos há muito tempo . E como sabe tenho gosto nisso. Obrigado pelas suas amáveis palavras

    ResponderEliminar