17/06/2015

Jornal Audiência / Ferreira Leite



Muitos amigos têm-me ligado preocupados, em função do que escrevo na minha crónica CIVA, tendo em conta, que qualquer dia deixaria de escrever no jornal Audiência, cujo director e proprietário é Joaquim Ferreira Leite.
Eu respondo sempre da mesma maneira:  pauto-me por escrever com elevação, respeito que tenho pelo Jornal, pelo seu director,  pelo acordado, sem deixar de dizer o que penso em cada momento. A crónica CIVA diz mal da CM Gaia, mas também diz bem, crítica a oposição, etc. Sou livre, independente e não pertenço a nenhum grupo, partido, ou interesses.
Fui convidado por Joaquim Ferreira Leite para retomar a colaboração com artigos de opinião. Estou muito contente e escrevo com muito agrado. E, gostaria de dizer que Ferreira Leite nunca interferiu no que eu escrevo. Isso mostra a sua cultura democrática e isenção. Tenho criticado a CM Gaia mas sempre pelo bem de Gaia e não me move atitudes persecutórias ou de outra índole. Baseio-me em factos e investigação devidamente avalizada.
Outros amigos dizem-me: o director é amigo do presidente da CM Gaia, como sabes o jornal é subsidiado pela CM Gaia, mais dia menos dia, vais ser censurado.
Eu respondo: Ferreira Leite é um homem inteligente e sabe que o que escrevo tem eco, o Clube dos Pensadores em Gaia é um projecto afirmado e que tem audiência. Ferreira Leite já foi ou ainda é militante do PSD, sabe distinguir as coisas e não misturar amizade com o editorial do seu jornal. Por outro lado se isso acontecer um dia é grave, mas como os meus amigos sabem escrevo em várias publicações e não me faltará espaço para difundir as minhas ideias. E tenho o meu blogue e FB.
O direito a criticar tem como lugar correspondente o dever de suportar a crítica.
Uma coisa é certa nunca deixarei de dar a minha opinião , de forma educada e livre, sempre que se justifique e o director Ferreira Leite publique.
Augusto Branco diz, «as pessoas gostam do ideal de liberdade de expressão até o momento em que começam a ouvir aquilo que elas não gostariam que dissessem a respeito delas».
Aliás reconheço que o jornal Audiência é um projecto muito interessante e importante em Gaia. Em Gaia existem dois jornais com mais expressão: O Gaiense e o Audiência. Jornais distintos mas complementam-se..
Sou amigo de Ferreira Leite do tempo que o jornal Audiência começou a dar os primeiros passos e vou continuar a ser. Raramente falo com ele mas também não é preciso. O importante é o respeito mútuo, admiração mútua e a colaboração cordial. E, agradeço a publicação de tudo que se passa no Clube dos Pensadores.

JJ