30/06/2015

Crónica de Genebra




Nelson Magalhães Fernandes 
Aquando do envio da minha ultima crónica, o nosso Amigo Joaquim Jorge, chamou-me à atenção para a imensidão dos erros que eu dava...!
Não me precisou o nosso paciente Amigo, Joaquim Jorge, de que erros eu pecava; ortográficos, sintácticos, fonéticos, contextuais ou visionários ...! Isso fica para mim e para ele. Ele vai explicar-me...!
Curiosamente, esta manhã do 29.06.15 (faz hoje 26 anos que deixei PORTUGAL para emigrar, para aqui, a Suiça), a Comunicação International comentava sofregamente o Título da analise, da Situação GREGA, daquele que até a pouco tempo foi o HOMEM mais poderoso do Mundo. DOMINIQUE STRAUS KHAN.
“ Aprendre avec les erreurs”  Aprender com os erros.
Assim, apresentou num texto, aquele que já seria o seu projecto para a Grécia, enquanto era Presidente do FMI e o qual seria agora a solução;
Assim: de momento não se envia, mais dinheiro para a Grécia, mas também não se lhe vai exigir que pague sem ter com quê.
Vão dar-se-lhe uns anos para que recupere e depois comece a pagar.
E os credores esquecem os juros. POR ACASO OS MEUS LEITORES SABEM QUE O QUE, OS GALIFÕES ESTÃO A PEDIR À GRÉCIA, MAIS DE METADE CORRESPONDE A JUROS ....???
E SABEM OS MEUS QUERIDOS LEITORES QUEM FOI O CONTABILISTA QUE FALSIFICOU AS CONTAS, PARA QUE A GRÉCIA E PORTUGAL ENTRASSEM NO PELOTÃO DA FRENTE...??? (em pelota)...!!!
DESSE NINGUÉM FALA. E ELE MANTÉM-SE EM COPAS. PARECE QUE TÊM INSÓNIAS E A CONSCIÊNCIA PESADA,MAS SILÊNCIO.
Eu também não vou citar aqui o nome dele, se não, ainda vão pensadores e CLUBE e tudo à vida.
Boa pesquisa Caros Leitores. Se souberem, digam.
Genebra 29.06.15
“ Valha-nos S. Pedro”.
Nelson Magalhães Fernandes.

P.S. Caro Joaquim JORGE desculpe, mas ainda não arranjei dinheiro para comprar um corrector ortográfico. Deixe passar os meus textos, mesmo com erros. Saiba (e o Sr. Sabe) que essas máquinas com matricula Suiça que agora, aí começam a desaguar, encobrem muita fominha e miséria. Mas isso é outro ERRO , de análise este...!

Contudo não deixe nunca de eliminar o texto se entender que eu estou a ofender alguém.

2 comentários:

  1. Amigo Nelson tenho grande estima e simpatia por si. Muitas vezes não tenho tempo de corrigir erros de português. Mas não tem culpa. Já vive há tantos anos na Suíça . Neste espaço não pode nem deve ter erros. No seu computador vá ao google e saque um programa de correcção de ortografia de português gratuito.

    Se eu escrevesse em francês daria com certeza muitos mais erros que o Senhor

    Abraço,
    JJ

    ResponderEliminar
  2. Ha dias, tambem eu vi num progama da manha, da RTP um "chef" cheio de tiques, a demonstrar como se faz Bacalhau podre. O que me ficou, foi a recomendacao de que, nao se devem colocar azeitonas com caroco neste prato, porque "e' feio" retirar os carocos da boca, a' mesa. Coitadas das deliciosas azeitonas, com caroco.
    Outra recomendacao, foi que o tacho, nunca vai pra mesa! Num canal de TV Publico, como se atreve este pedante, a dar licoes de etiqueta, completamente descabidas?
    Quem quer ser "tia", inscreve-se num clube, delas, as tias.

    ResponderEliminar