14/05/2015

CIVA (Centro de Investigação da Vida Alheia)





1 - Ainda não consegui perceber muito bem qual o caminho deste presidente de câmara em Gaia, Eduardo Vítor Rodrigues? Durante a campanha eleitoral manteve uma posição ponderada em relação ao anterior executivo, mas depois passado algum tempo assestou baterias contra Luís Filipe Menezes, em relação a quase tudo.
2 - Ataca constantemente o PSD e esquece-se que tem no seu executivo uma vereadora do PSD do anterior executivo. Fala em gastos do anterior executivo e tem no seu executivo 9 vereadores (5 do PS + 1 do PSD + 3 Juntos por Gaia). Bastava ter mais um para ter maioria. Menezes chegou a ter 8 vereadores mas todos eleitos pelo PSD.
3 - Em relação às dívidas da CM Gaia, parece crer que é algo circunscrito ao PSD e esquece-se que o PS foi oposição e esteve presente em todas as decisões da vida política em Gaia.
4 - Eduardo Vítor Rodrigues na área social tem procurado dar uma imagem de preocupação com o social, assim como, na educação. Mas, por outro lado, anuncia investimento para um pavilhão de congressos. Uma obra megalómana e descabida tendo em conta o que diz das contas públicas depauperadas.
5 - A presidência aberta é uma boa ideia, desde que seja igual para todas as freguesias, quer sejam do PS ou do PSD, quer sejam do litoral ou do interior. Vamos ver os resultados.
6 - Nunca vi este presidente que fala constantemente na moralização da política e postura pública referir-se à freguesia de Mafamude que tem um presidente de Junta ausente, que é deputado e presidente da equipa de futebol de Oliveira do Douro. Se eu fosse presidente da CM Gaia não aceitaria tal. Por outro lado, permitiu a um vereador que concorresse ao quadro de pessoal na CM Gaia (apesar de ter desistido quando estalou a bronca).
7 - Antes das eleições, em vários discursos e conversas informais, sempre disse que iria separar a política do futebol. Porém está constantemente no camarote no estádio dos Dragões. Bem faz, Rui Moreira que vai para o seu lugar cativo comprado pelo seu bolso nos Dragões e evita misturar as coisas (política e futebol).
8 - Por tudo isto, a linha seguida por este presidente é em ziguezague ao sabor do vento. Já teve mais do que tempo para arrumar a casa e perceber-se o que quer e para onde vai. Em vez de seguir sem direcção a descaso.
9 - O seu maior pecado é ter conseguido de uma forma tão rápida, tirar Gaia do mapa. Estar constantemente numa posição de subalternidade em relação ao Porto. Luís Filipe Menezes diz que quem está actualmente na CM Gaia é da 5.ª divisão. Eu não diria tanto, mas reconheço o quanto custou guindar Gaia ao plano nacional e, agora mais parece, uma pequena cidade governada como se fosse uma junta de freguesia.
10 - Apercebo-me que o nome Luís Filipe Menezes faz tremer este executivo e acalentar esperanças a muitos gaienses.
11 - O maior mal desta CM Gaia é já ter começado a fazer política para tentar ser reeleita em 2017, em vez de fazer o que deve fazer e o que se propôs na campanha eleitoral.
12 - A oposição em Gaia está coarctada . O PCP não se vê, o BE parece que não existe. O CDS desconheço se está em Gaia. O PSD faz um esforço enorme para existir. Juntos por Gaia de Guilherme Aguiar não sei por onde andam, apesar de estarem no executivo. Não me acredito que estejam sempre de acordo com as políticas do PS em Gaia.
13- Lamento profundamente este pântano político e letargia da oposição que só aparece próximo de eleições. O PSD se construir uma plataforma de apoio, com gente credível de Gaia, para além do PSD, pode começar a sonhar. Ao invés o PS pode começar a ter insónias.
14- Tenho pena que Eduardo Vítor Rodrigues tenha seguido esta linha de acção, em que rapidamente se esqueceu do que disse em campanha eleitoral e a forma como decide. Está mal aconselhado? Quem o rodeia não tem espessura intelectual para o que faz? Sempre pensei que seria um incorporador e não um distanciador. Sempre pensei que gostaria de ter os melhores, e não, os que dizem ámen. Sempre pensei que Gaia poderia manter a bitola anterior de outro modo. Lamento profundamente, enganei-me redondamente. O poder tem destas coisas, é inebriante.
15- Gaia é o terceiro município com mais população do país tem 302.295 de residentes. Só superado por Sintra-377. 835 e por Lisboa-547. 733. O Porto está em quarto com 237.591. Ao nível de extensão territorial: Gaia - 168.64 Km2; Lisboa - 84, 8Km2; Porto- 41,42Km2 ; Sintra 319,2Km2. Gaia está em segundo. Gaia como costume dizer é a cidade "segunda e meia" de Portugal. É a segunda em extensão, na relação com as maiores cidades e com maior peso nacional e a terceira maior cidade ao nível de população.
16- Gaia não é uma cidade qualquer, merece ter os melhores e ser governada pelos melhores.
JJ
*artigo de opinião publicado no jornal Audiência