09/04/2015

CIVA (Centro de Investigação da Vida Alheia)




1 - O Lar Santa Isabel em Gaia que tem por finalidade cuidar de idosos e olhar pelas suas condições de vida, está transformado em vaidades e protagonismo de uns poucos.
2 - Durante 9 anos o Lar Santa Isabel teve a presidi-lo Fernando Vieira ex-presidente da Junta de Mafamude. Desde Dezembro de 2013 está à frente dos seus destinos Jorge Oliveira
3 - As suas Assembleias nem sempre decorrem com elevação democrática e existe um complot para utilizar a Instituição e não para a servir.
4 - Um qualquer lar de idosos, como o Lar Santa Isabel existe para cuidar de idosos, dar-lhes uma vida digna e alguma qualidade de vida. Não existe para outros fins.
5 - As pessoas ainda não se aperceberam que qualquer Instituição é das pessoas e existe para resolver os problemas das pessoas. Um Instituição não existe para refúgio de derrotados ou trampolim político.
6 - Acho piada quando tenho um convidado no Clube dos Pensadores, determinadas pessoas acercam-se de mim para me dizerem que o conhecem e são próximas dessa pessoa. Assim aconteceu com a presença de António Costa. Eu já percebi porque o fazem. Primeiro, para eu não pensar que sou importante por ter uma figura deste protagonismo, segundo não toleram e não aceitam que realmente António Costa tenha estado no Clube pelo que ele representa e por Joaquim Jorge.
7- Albino Almeida há tempos solicitou um encontro com Joaquim Jorge (estou a divulgar publicamente porque foi-me dito que era institucional e não particular, de outro modo não o faria). Pela troca  de ideias e diálogo construtivo, mostra atenção, preocupação e capacidade de leitura do que é importante para Gaia.  Como diz o provérbio , « da discussão nasce a luz». Eu lembrei-me de outro provérbio , « a falar é que a gente se entende». O Clube em Gaia tem o seu espaço conquistado há alguns anos, sem hostilizar ninguém. Não gasta um tostão ao erário público e eleva bem alto o nome de Gaia. É da mais elementar justiça, ser respeitado e não ignorado por quem está no poder. Albino Almeida mostra lucidez e percepção.
8 - Se o actual poder em Gaia hostilizar o Clube dos Pensadores com atitudes e comportamentos deselegantes. O Clube ponderará essa situação e não lhe faltam cidades para realizar os seus debates e ser acolhido de braços abertos. Os presidentes de câmara passam e o Clube fica, por outro lado, o Clube não foi, não é, nem será dependente de qualquer poder.
O Clube dos Pensadores tem recebido inúmeros convites para fazer debates noutras cidades.
9- Este executivo camarário, de forma dissimulada deixa transparecer alguma incomodidade, um nervoso miudinho pelo Clube conseguir com muito esforço, muito trabalho, mas porque não dizê-lo com muita qualidade, trazer vultos da política nacional. Mas esperem para ver, ainda agora começou… É feio ter ciúmes e inveja, de algo, feito pela cidadania e participação cívica. Enfim!
10 - Luís Filipe Menezes sempre respeitou o Clube dos Pensadores, a sua independência e a sua autonomia. Eduardo Vítor Rodrigues, aqui e acolá tem demonstrado atitudes menos elegantes para com o Clube. Não entendo o porquê dessa situação? Firmino Pereira tem tido palavras de apreço e simpatia pelo que representa o Clube dos Pensadores em Gaia.
11 - Alberto Paiva, um social-democrata a ter em conta em próximas eleições do PSD. O PSD em Gaia precisa de gente com novas ideias e sem os vícios do passado.

JJ
*artigo de opinião publicado no jornal Audiência 

2 comentários:

  1. Alguns comentários do FB

    Mileta Menezes Joaquim Jorge, sabe porque tudo isso??? Porque uma grande parte dos portugueses têm necessidade de parecer o que não são e de se fazerem importantes. Têm necessidade de se sentirem “ jet set”, então precisam de entrar nos horizontes que envolvem a...Ver mais
    14 h · Não gosto · 3

    Júlia Ferreira Ferreira Como sempre estou de acordo com o meu amigo,não mude a sua forma de estar com a sociedade.
    14 h · Gosto · 1

    Joaquim Jorge Obrigado à Mileta que faz excelentes análises complementares. À Júlia agradeço muito que me leia e me siga. Abraços.
    14 h · Editado · Gosto · 3

    Pedra Azul Parabéns ao Clube dos Pensadores que, completamente isento, comenta o que está mal e o que está bem. E com essa simplicidade ganhou o Estatuto que hoje tem e que muito dificilmente lhe será retirado por aqueles que, na ânsia de protagonismo ,sabem apenas fazer figuras ridículas.
    12 h · Não gosto · 2

    Francisco Azevedo Brandao OS CÂES LADRAM MAS A CARAVANA PASSA. ABRAÇO.
    11 h · Não gosto · 1

    Joaquim Jorge http://clubedospensadores.blogspot.pt/.../civa-centro-de...

    CLUBE DOS PENSADORES: CIVA (Centro de Investigação da Vida Alheia)
    Clube dos Pensadores, o lugar onde o cidadão tem voz
    CLUBEDOSPENSADORES.BLOGSPOT.COM
    2 h · Gosto · Eliminar pré-visualização

    Antonio Joaquim Duarte Silva Meu amigo siga em frente com o seu projecto...(porque vozes de burro não chegam ao céu)
    1 h · Gosto

    Paula Moreira Queria apenas deixar aqui duas notas. Sabem o que era o Lar de Santa Isabel nos anos 70? Eu sei! Quanto a transferir o Clube dos pensadores para outra cidade, peço apenas ao Joaquim Jorge para pensar com carinho nos gaienses, não acha que temos já perdido muito?
    1 h · Gosto

    Cristina Ferreira Eduardo Vitor Rodrigues é um excelente Presidente de Câmara e sem vícios de passado. Não haverá aqui algum mal entendido?
    19 min · Gosto

    Antonio Pereira Era a casa dos pobres.....
    13 min · Gosto

    Paula Moreira Era sim António Pereira, muitas vezes a minha mãe saiu de casa para ir para lá, ajudar quem precisava e nessa altura ninguém queria saber
    1 min · Gosto

    Luis Filipe Menezes Meu Caro Amigo
    Simpatize-se mais ou menos com os convidados os com os formatos das sessões, o Senhor construiu o único espaço perene e de Primeira Divisão de debate público em Portugal.
    Portanto deixe lá de se cingir à ideia de que está a fazer algo por Gaia, já que é único o que teima em fazer pelo País.
    Parabéns e agora não é altura de parar.
    Abraço Amigo
    Luis Filipe Menezes

    ResponderEliminar
  2. Na verdade! Gaia desenvolveu bastante mas, muitas pessoas que adquirem poder, ainda vivem em aldeias, em termos de mentalidade...

    ResponderEliminar