20/02/2015

Crónica de Genebra




Nelson Magalhães Fernandes

1. A Cigarra e a Formiga … !
2. O Sr. Primeiro Ministro de Portugal … !
3. E se a Democracia fosse mais que um « Deus Mitológico » … !

I
Chegava o meio do Inverno e as Formiguinhas, começaram a questionar-se do que poderia ter acontecido à Cigarra, visto que mal grado a rudeza do mesmo, ainda não tinha vindo bater à porta a pedinchar uma simples migalha.
Provavelmente morreu de fome e frio, murmuraram … !
Eis que, volvidos dias, ouvem no exterior, o ronronar rouco de uma poderosa cilindrada e saindo à porta da toca, para ver do que se tratava deparam com a Cigarra ao volante de um imenso Mercedes … !
Mas Cigarra que te aconteceu … ? Pensávamos que tinhas morrido … ?
Nada disso Queridas … Fui cantar para uma discoteca … !!!

II
Enquanto esperava na recepção do Hotel, pelo grupo com quem ia trabalhar, deitei mão a dois Jornais para ver os títulos e na página dois do Financial Times vinha a Fotografia de V.Ex.ª Sr. Primeiro Ministro acompanhado com a Chanceler Angela Merkel.
Eu que até sou um português adepto da austeridade e de apertar o cinto porque isso é alias o que mais tenho feito na minha vida, NÃO gostei do que LI.
Que Político pensa Vossa Excelência que é : Um Super homem … ?
Se os Países ricos são solidários uns com os outros, porque razão os Países pobres não o possam ser também … ?
Quem sabe se todos reunidos, não encontrariam soluções, que individualmente, não encontrarão nunca … !
Excelência Senhor Primeiro Ministro e meia dúzia doutros, Seus predecessores, sabe ou sabem eles, qual é a diferença entre um Portugal e uma Grécia recentes … ?
Tanto um como outro, são ricos em « MAMÕES » (entenda-se aqueles que nem deixam aquecer o lugar, aos €urozitos quando eles vão do BCE para baixo).
O que Portugal têm e a Grécia não, são DEZ MILHÕES de cidadãos espalhados (emigrados) pelos quatro cantos do Mundo, a enviar mensalmente para a terrinha uma média superior a UM €URO por cabeça.
Excelência Senhor Primeiro Ministro tenha a hombridade de dizer aos Portugueses que aí residem, que é com as remessas dos EMIGRANTES, que Portugal esta a pagar a Dívida.
Não fosse a MANE dos Emigrantes e os Portugueses que ainda tem a HONRA E CORAGEM de continuar a viver em Portugal e a lutar cada dia que passa … ! a estas horas estariam pior que os Gregos. Nem em esquerda nem em direita votavam. Já teriam morrido de fome, como aconteceu a muitos Gregos. Se a Europa é democrática, há que respeitar o voto dos POVOS.
Afinal de contas, os Gregos chegaram ao Estuário do Tejo, antes do meu Lusitano Vizinho Viriato … !
Ulisses --- Ulissaponna --- Lisbonna --- Lisboa … (ou enganaram-me ?)
Vergonha é roubar, Excelência Senhor Primeiro-Ministro … !
Parece-me não ser disso que acusam os Gregos.
Afinal de contas a primeira sigla da Europa é que era a boa, CEE. O resto é Bluff.

III
Não ouso ocupar mais este « Maravilhoso Espaço do CdP » com as minhas divagações : Deixo-vos pois, outras leituras sobre a matéria … !
Na minha ultima Crónica dissertei sobre a minha visão da Democracia e confesso-vos que me questiono quando escrevo se o que digo, o sonho, ou se há outros a sentir o mesmo.
Assim, ainda ontem em Zurich depois de ler o F.Times deitei mão ao outro Jornal, ao  New York Times de 19.02.15
Primeiro Titulo do Cabeçalho. Opinião de : « Thomas L. Friedman » (Democracy In Retreat All Around The Globe).
Vem depois, na página 7 do mesmo jornal, INYT um interessante texto, sobre a decadência da Democracia. O Jornalista Sr. Friedman baseia o seu texto no estudo de um Especialista em Democracia da Universidade de Stanford Mr. Larry Diamond, num ensaio Intitulado (Facing up to Democratic Recession) e publicado no « Jornal Of Democracy ».
Se algum dos meus queridos leitores desejar ler o texto e tenha dificuldade em encontrá-lo eu fotocopio e enviarei para o  CdP.

Definições 
Ditadura : Sistema Politico em que um só Homem decide : O Ditador.
Democracia : Sistema Político em que muitos homens decidem : Os Ditadores.
Entre um e muitos, venha o Diabo e escolha.
Pela minha parte, sou adepto do mais Antigo e de maior sucesso sistema Político Governativo até à actualidade, ou seja a MONARQUIA.

Sem comentários:

Enviar um comentário