25/01/2015

Dia da Grécia




Hoje a Grécia decidirá o seu futuro e de certa forma o futuro da Europa e das relações dos seus membros. A politica de austericídeo , obstinada e colérica mais os sucessivos erros do euro estarão hoje escrutinados. Alex Tsipras, líder do Syriza, está obrigado a cumprir as promessas com o seu eleitorado ( contra a austeridade e reestruturar a dívida). Vamos ver se vence com maioria ou precisa do apoio de outras forças políticas. Paradoxalmente se não vencer com maioria tem mais margem de manobra em relação ao que prometeu e depois  não pode cumprir.

Hoje é o dia da Grécia, do processo de construção europeia que pode estar em causa . Estarão também a ser escrutinados o tandem Merckel e Sarkozy que conceberam esta política . Hoje é o dia da verdade ou do fim...

JJ

2 comentários:

  1. Hoje, são só alegrias, e com direitos a elas, pois até obtiveram maioria absoluta!
    Mas daqui por alguns dias, é que vão ser elas...!
    Com tantas promessas feitas, e que precisam de muito dinheiro para serem cumpridas..., não sei o que irá acontecer...! Aguardemos.

    ResponderEliminar
  2. Se o sistema permitiu o esbanjamento das economias da Grecia (e de outros Paises), o sistema tambem tem que ser corrigido. Porque senao, os credores estando a ser cumplices com o problema, fazem tambem parte dele, uma vez que permitem que o esbanjamento e o roubo/corrupcao continuem, para la' irem buscar tudo que podem. Como se pode permitir meter bilioes de Euros em bancos que andam a especular com dinheiro dos outros( o BES rebentou e a troika andava ja' ha' 3 anos em Portugal) , quando as pessoas sao deixadas a morrer a' fome, sem cuidados de saude e medicamentos?
    Alguma coisa vai ter que mudar nesta Europa velha e podre

    ResponderEliminar