04/12/2014

Carta da prisão de José Sócrates



CARTA DA PRISÃO

José Sócrates critica "cobardia de políticos" e indiferença das pessoas


José Sócrates critica "cobardia de políticos" e indiferença das pessoas

Escreve Sócrates: "O sistema vive da cobardia dos políticos, da cumplicidade de alguns jornalistas, do cinismo dos professores de Direito e do desprezo que as pessoas decentes têm por tudo isto"

O ex-primeiro-ministro escreve, a partir da cadeia, sobre a prisão preventiva e o segredo de justiça. E não poupa críticas a ninguém.
"Prende-se principalmente para despersonalizar. Não, já não és um cidadão face às instituições, és um "recluso" que enfrenta as "autoridades": a tua palavra já não vale o mesmo que a nossa. Mais do que tudo - prende-se para calar", lê-se na carta de Sócrates.
No dia em que a carta manuscrita de José Sócrates chegou ao DN, o Supremo Tribunal de Justiça recusou o pedido de habeas corpus entregue na semana passada, revelando no acórdão que o antigo governante também está indiciado por corrupção ativa, sendo suspeito de ter oferecido vantagens financeiras, ou outras, a determinadas pessoas já depois de ter exercido o cargo de primeiro-ministro.
O acórdão do Supremo remete para documentos relevantes, entre os quais o mandado de detenção contra Sócrates e o despacho do juiz de instrução sobre medidas de coação. Em ambos os documentos é referido que o ex-primeiro-ministro está indiciado pelos crimes de fraude fiscal qualificada, branqueamento de capitais, corrupção passiva para ato ilícito, corrupção passiva para ato lícito e corrupção ativa.
Para o Ministério Público, existem indícios de que Sócrates terá oferecido vantagens a troco de ajuda no alegado esquema de evasão fiscal e branqueamento de capitais e que o terá feito depois de ter deixado de ser primeiro-ministro, após 2011.

retirado do DN ipsis verbis 

11 comentários:

  1. Se dúvidas houvessem, e eu nunca as tive..., este país esteve nas mãos de um PSICOPATA!
    E, se na psicopatia existem graus de classificação da gravidade da doença. Sócrates sofre do grau mais elevado...!

    Agora, culpa tudo e todos, e até a ele mesmo ( cobardia dos políticos...).
    Acho, que o devem deixar a escrever cartas diariamente, pois quanto mais fala, mais se enterra!
    Entretanto..., AGUENTA SÓCRATES, que eu e muitos outros milhares de portugueses, tiveram que aguentar contigo durante anos.!

    Hercília Oliveira

    ResponderEliminar
  2. AH.., já me esquecia...! Eu não faço parte dos indiferentes...! Eu pertenço ao grande grupo de pessoas que estão solidárias com a justiça e o juíz que teve a coragem de o meter onde ele está e que já lá devia estar há muito!
    Na cabecinha deste psicopata, julgava que ia ter manifestações de apoio e solidariedade!?
    É mesmo doente....

    ResponderEliminar

  3. Não procures esconder nada; o tempo vê, escuta e revela tudo.
    Sófocles

    ResponderEliminar
  4. Eu sou demais, inteligente e cheio de sabedoria. O Socrates e' tudo o que representa a corrupcao em Portugal e com ele preso, a linha ascendente de recuperacao de Pais, vai comecar. Eu ja' sabia! Eu vejo tudo!

    ResponderEliminar
  5. Apoio incondicionalmente o comentario anterior do Carlos Almeida. Ele diz coisas com sentido e nao ha' forma de o contestar...parabens!

    ResponderEliminar
  6. Ah estou contente que alguem concorda com a minha perspicacia e ideias avancadas. Obrigado Carlos Almeida. Abaixo Socrates. Viva o resto!

    ResponderEliminar
  7. A bancada xuxialista, é a que tem mais e melhores automóveis...!
    Pois..., e que como dizia o Assis: "não vão querer agora que andemos de Clio!?"
    Eu por mim..., se eles andassem puxando carroça. não faziam nada de mais.

    Hercília Oliveira

    ResponderEliminar
  8. Acho que não é justo colocar coletivamente os socialistas como bandalhos. Não é sequer sério fazer-se uma generalização desse tipo. Sócrates é o que é e não contaminou todos os socialistas. Ou acham que só Há Sócrates no PS e que todos os socialistas por um ADN qq são todos iguais? Será que no PSD todos são Oliveira e Costa e Dias Loureiro? Se for estamos conversados.

    Sócrates exagera nas respostas à justiça, usando a sobranceria e arrogância que se lhe conhece, na mesma medida que a Justiça fez circo com a sua prisão e o resto.

    Até um condenado merece respeito ou estamos a caminhar para o cadafalso das ditaduras cruéis africanas e asiáticas e não passaremos de selvagens.

    Mário Russo

    ResponderEliminar
  9. Mário Russo tu lês muitas noticias e depois falas pela boca deles. Tenho-te como um homem sensato, livre e não manobrável.

    Ninguém fez circo nenhum . Se fossemos a falar de circo , nesse caso, é uma constante da imprensa. O Clube foi mais falado pelo "caso Relvas" do que faz por bem ou pela positiva.

    Como cidadão que procuro estar esclarecido e atento entendi a prisão de Sócrates como alguém que andava a ser vigiado há bastante tempo provavelmente desde que saiu do Governo com indícios de corrupção.

    Como haveria o perigo de interferir no processo ou destruição de provas , assim como , recentemente perigo de fuga ( bilhetes para o Brasil). Sócrates ficou preso preventivamente . Se for condenado ( não sabemos) , esse tempo conta no tempo de pena.

    A questão é a seguinte : Há gente que não suporta o homem e regozija com a sua prisão. Há outra que acha que ele é um inocente e tem direito á presunçaâo de inocência até ser condenado. Há outra na qual me incluo que aguardo a actuação da justiça serenamente e com muita atenção.

    A justiça deveria mudar num sentido se um arguido tem direito à liberdade de se expressar ea defender-se , também um juiz ou o tribunal deveria ter direito a expressar-se e a defender-se.

    Chegou-me ver todo aquela telenovela de Isaltino Morais falar para as televisões à saída do tribunal a dizer constamtemente cobras e lagartos do juiz que tinha o processo , etc e acabou condenado e na cadeia...

    ResponderEliminar
  10. Caro JJ, o teu artigo está claro e eu concordo com ele e com toda a série que tens escrito com muita propriedade. O que eu respondi foi à Hercília, foi no comentário dela.

    Não acrescento nada ao que escreveste e tens escrito e assino por baixo. Tem sido muito esclarecedores e muito equilibrados.
    Abraço
    Mário Russo

    ResponderEliminar
  11. Caro Mário Russo
    .
    Muitas, mas muitas outras vezes, eu falei e critiquei outros personagens de outros partidos.
    Mas agora, é de socialistas que se trata; e os socialistas sempre foram poupados, sabendo nós que eles eram o que também são. Parecia até..., que só havia bandidos nos outros partidos e que os socialistas eram uns santos!
    Portanto, agora são os socialistas que estão prestando contas e é deles que se fala. E, como sabe, não sou só eu, é todo o país! E começou logo pelo mais mafioso, que sempre achou estar acima de tudo e de todos.

    Hercília Oliveira

    ResponderEliminar