10/11/2014

Clube dos Pensadores recebe Ana Drago e Daniel Oliveira


HOJE

Joaquim Jorge, fundador do Clube dos Pensadores (CdP) convidou Ana Drago e Daniel Oliveira  para estarem presentes, dia 10 de Novembro, pelas 21:30, no Hotel Holiday Inn em Gaia.

Ana Drago é socióloga, foi deputada na Assembleia da República e dirigente do BE, mas recentemente demitiu-se do BE e renunciou ao lugar de deputada da Assembleia Municipal de Lisboa, alegando divergências com o BE.
Daniel Oliveira jornalista e fundador do BE, é colunista dos jornais Expresso e Record, e participa no programa da SIC Notícias O Eixo do Mal . Abandonou o BE em 2013 por discordar das últimas opções políticas do BE. 

A Fórum Manifesto é uma corrente fundada por Miguel Portas, que se desvinculou recentemente do BE, a qual integra  Ana Drago e Daniel Oliveira e querem fazer parte de uma solução e admitem convergências com os partidos de esquerda disponíveis. 

Deste modo  a Fórum Manifesto vai em coligação com o partido Livre às próximas eleições legislativas . O partido Livre que integra Rui Tavares teve nas últimas  eleições  europeias 70 mil votos o que permite acalentar a esperança de um bom resultado em próximo acto eleitoral.

No PS com a mudança de liderança para António Costa é importante que defina a sua política de alianças : recentemente esteve no congresso do Livre e é uma sinal mas não passa disso. Por outro lado, a forma cautelosa e sem hostilizar Marinho e Pinto que formou o PDR ( Partido Democrático Republicano) pode querer dizer alguma coisa no futuro. Tudo depende do score eleitoral nas próximas eleições legislativas do Livre e do PDR.

Dificilmente o PS em próximas eleições legislativas, se vencer, terá maioria absoluta.Assim terá que pensar em fazer alianças com outras forças políticas para ter um governo com maioria parlamentar. O BE e o PCP já rejeitaram uma possível aliança pós – eleitoral . Uma das questões que se vai colocar é saber o modo como o PS vai estabelecer essa política de alianças que pode ser de incidência parlamentar ou de natureza governativa.

Como António Costa é perito em acordos e entendimentos , assim aconteceu na CM Lisboa com Helena Roseta e Sá Fernandes pode-se antever algo semelhante para um futuro governo de Portugal.

Será interessante ver como reage o PSD e o CDS a esta eventualidade pois ainda não definiram se vão coligados ou em listas separadas às próximas eleições. Será definido no primeiro trimestre do próximo ano um eventual acordo e o candidato a Presidente da República.

O CdP continua  os debates deste ano, que se iniciaram  com Teixeira dos Santos, ex-ministro das Finanças do governo de  José Sócrates, em seguida, Carlos Barbosa, presidente do ACP, Arménio Carlos, líder da CGTP, António Capucho, ex- PSD,  Henrique Neto, empresário e ex-deputado do PS e Marcelo Rebelo de Sousa ex-líder do PSD e Ribeiro e Castro ex-líder do CDS.

Clube dos Pensadores