18/10/2014

Câmara subterrânea



A maior câmara subterrânea do mundo (com FOTOS)


A maior câmara subterrânea do mundo (com FOTOS)

Chama-se Miao Room e fica localizada no subsolo de uma cadeia montanhosa no sul da China. Foi descoberta por uma equipa de geólogos europeus e chineses em 1989, mas só em 2013 é que a gruta foi mapeada, através de tecnologia laser e 3D. Para espanto dos cientistas, o mapeamento revelou que a gruta subterrânea tem um volume de 10.78 milhões de metros cúbicos.
A gruta fica no subsolo do sistema de caverna de Gebihe, no Parque Nacional de Ziyun Getu He Chuandong, uma região cuja paisagem é dominada por rocha mole erodida pela água.
Uma expedição financiada pela National Geographic Society permitiu que a gruta, cujo acesso é subaquático, fosse mapeada no último ano. Os resultados da expedição foram apresentados na última semana de Setembro numa conferência de espeleologia em Leeds, Inglaterra. A gruta pode ser explorada virtualmente no site da National Geographic.
Além do grande volume, a Miao Room, contém algumas das maiores estalagmites do mundo, que chegam a atingir os 45 metros. Estas formaram-se devido à gruta ter estado submersa durante 600 milhões de anos, o que permitiu acumular várias camadas de sedimentos.
Anteriormente o título de maior caverna do mundo era detido pela Gruta Sarawak, na Malásia, mas a Miao Room tem um volume 10% superior à câmara malaia.