10/09/2014

C.I.V.A. ( Centro de Investigação da Vida Alheia)




1 -Lourenço Pinto, um distinto advogado que sabe muito de futebol. É presidente da Associação de Futebol do Porto (AFP), a associação mais representativa do futebol no panorama nacional. Há tempos numa conversa com Joaquim Jorge mostrou uma clarividência sobre o futebol excepcional. Falou-lhe do preocupante caminho das escolas de futebol de jovens, em que esse investimento em vez de reverter para os clubes tal não acontece. Esse é um problema premente que os clubes devem apostar na formação dos seus jogadores e ter escolas próprias.
2- A sua entrevista ao Jornal Audiência para além de muito bem conduzida, salienta um conhecimento profundo dos meandros do futebol e uma leitura do estado do futebol actual. Apesar de ser um fervoroso adepto do F.C. Porto. Para quando a aposta de um clube de futebol em Gaia na 1.ª divisão?
3- Em Gaia, depois de escrever o meu habitual CIVA, um cidadão de Gaia, Alberto Paiva chamou-me à atenção que há ainda muitas estradas secundárias com buracos mostrando inclusive fotos. Compreendo , mas o que escrevi verifiquei in loco, é que há da parte da CM Gaia um esforço e querer resolver esse e outros assuntos pendentes. Não se consegue fazer tudo de uma vez.
4 - Consta-se que a candidatura independente de Guilherme Aguiar está-se a colocar no terreno para concretizar no próximo acto eleitoral, com candidatos em todas as juntas de freguesia.
5 - Seria interessante ver essa candidatura independente voltar a concorrer. Em 2013 não concorreu às juntas de freguesia somente à Assembleia Municipal e ao Executivo. Se tal se concretizar, a possibilidade de ter ainda melhor resultado é provável. O PSD que se cuide.
6 - O PSD que se cuide e não durma à sombra da bananeira como se costuma dizer. Deve começar a pensar atempadamente num forte candidato. Todavia em Gaia, os pára-quedistas não resultam, veja-se o que se passou nas últimas eleições. Firmino Pereira que comece seriamente a pensar nisso.
7 - O PS, se Guilherme Aguiar for de novo candidato será com certeza o seu melhor aliado pois rouba votos ao PSD permitindo-lhe aspirar de novo a uma vitória.
8- Ainda falta muito tempo mas em política deve começar-se a pensar a médio e longo
 prazo, e não, a curto prazo.

9- Se o PS vencer as eleições legislativas em Setembro de 2015, o PS em Gaia não terá tanta folga para viver num limbo e estado de graça. O Governo Central será da sua cor política e não poderá fazer oposição ao Governo.
10- Tudo depende de quem vencer: António Costa ou António José Seguro. O PS em Gaia apoia António José Seguro, mas quanto a mim, não deveria ter apoiado nenhum dos candidatos, nem Seguro nem Costa. Dever-se-ia ter mantido equidistante.
11- Recordo-me em plena campanha eleitoral autárquica a vinda de inúmeras vezes de Seguro a Matosinhos com pompa e circunstância e a mera passagem por Gaia. Por outro lado recordo-me da presença de António Costa na apresentação de um livro do candidato Eduardo Vítor Rodrigues.
12-Em Gaia, o presidente da Assembleia Municipal, Albino Almeida apoia António Costa, ao contrário, de Eduardo Vítor Rodrigues que apoia António José Seguro. No final vamos ver como tudo vai ficar…
13- A próxima eleição no PS vai ter muita influência, quem apoia quem e no futuro de muitos socialistas.
14 - Em Matosinhos, Guilherme Pinto que recebeu este domingo passado António Costa num almoço-convívio. Sendo seu apoiante-simpatizante, pode voltar a ser militante do PS. Isso permitir-lhe-á seguir carreira política como deputado ou outro cargo qualquer no futuro, pois está impedido por lei de se candidatar à CM Matosinhos pela limitação de mandatos.
15- Narciso Miranda estará também à espreita para voltar a ser militante socialista se António José Seguro vencer. Narciso Miranda foi expulso porque concorreu como independente à CM Matosinhos mas não se desfiliou, como fez Guilherme Pinto. Um perdão pode estar num horizonte próximo.

16- No Porto, Rui Moreira inaugurou a Feira do Livro do Porto que queria , e está patente no Palácio de Cristal. Por outro lado vai ser encontrada solução para o Coliseu do Porto. Rui Moreira com o dedo de Manuel Pizarro quer abrir concurso público internacional para encontrar um privado que construa um novo bairro Rainha D. Leonor para os moradores actuais, cedendo-lhe parte do terreno para loteamento.

JJ

*artigo de opinião publicado no Jornal Audiência