20/08/2014

Estado do tempo até 31 de Agosto 2014 - Sereno e calmo continuará o Verão a passar até à Lua Nova passar...




 Tudo é vento, se não há rei nem prior no convento"
Na próxima fase Lua Nova (25) teremos a continuação dos altos e baixos, ora mais fresco a Norte e junto ao Litoral e mais quente e afável no Interior e Sul, ora mais quente e ventoso.
Assim, a partir de hoje e até ao dia 23, regresso da frescura mais a Norte e no Litoral, assim como os nevoeiros Matinais e que poderão ser persistentes no Litoral Oeste As temperaturas sofrerão uma pequena descida e o vento de Norte poderá fazer-se sentir.
Dia 23 até dia 27, o regresso dos bons dias de Sol e um aumento ligeiro das temperaturas, no entanto alguma nebulosidade baixa poderá afectar o litoral a Norte do Mondego fazendo lembrar as "orvalhadas de S. João", ao passo que nas regiões do interior e a Sul serão as grandes beneficiadas, se assim podemos dizer. Após o dia 27 espero que uma depressão a Noroeste afecte o estado do tempo, mais a Norte do território nos últimos dias de Agosto, antes de vir um Verão tardio em Setembro...
De salientar as oscilações de temperatura e elevada humidade no litoral Oeste, onde poderá ocorrer a formação de nevoeiros e por vezes chuviscos no Minho e Douro litoral num dia ou outro. Outra situação é o grande contraste entre Litoral e Interior, onde nesta última a ausência de nebulosidade será uma constante, excepto num ou outro raro dia, ou no final do mês.
Resumindo, mais do mesmo com altos e baixos nas temperaturas e alguma variabilidade atmosférica no Litoral Oeste mas nada de significativo, ao passo que no interior teremos a pasmaceira do bom tempo e sem que entusiasme um fanático do tempo. Todavia teremos de ver que será ideal para trabalhar ao ar livre.

Mário Marques
Planoclima 2014 (também no Facebook)