23/05/2014

Resenha do II Congresso Internacional de Resíduos de África, em Angola



Terminou o II Congresso sobre Gestão Sustentável de Resíduos em África, que decorreu de 22 a 24 de Abril no Centro de Convenções de Talatona (CCTA), em Luanda, Angola, numa organização da Associação Portuguesa de Engenharia Sanitária e Ambiental (APESB) conjuntamente com a International Solid Waste Association (ISWA) e o Ministério do Ambiente de Angola.
O evento contou com 688 delegados inscritos de 22 países, traduzindo-se num grande sucesso;
Realizadas 17 sessões técnicas moderadas por 8 Ministros e 6 Secretários de Estado do Governo de Angola, pelo Ministro do Ambiente do Congo Brazzaville, do Secretário do Ambiente de S. Tomé e Príncipe e pela ex- Ministra do Ambiente de Portugal;
Esteve patente uma exposição técnica no Lobby do Centro de Convenções pelos sponsors do Congresso.
Uma magnífica exposição de arte de artesãos e artistas angolanos, incluindo obras de arte com materiais recicláveis esteve patente no Lobby do CCTA;
Os almoços do congresso realizaram-se numa tenda gigante adjacente ao CCTA com animação musical de grupos de músicos angolanos e passagem de modelos de estilistas angolanos exibindo modelos vestidos com roupas confecionadas com materiais recicláveis;
Um grupo de participantes estrangeiros teve um programa social após o Congresso, tendo visitado o novo campus da Universidade Agostinho Neto (UAN) e com reunião com o Reitor para aprofundamento de intercâmbio com os participantes de vários países, maioria investigadores e professores universitários; visita à nova centralidade do Kilamba (cidade para 140 mil hab) com receção pelo Presidente da centralidade e jantar oferecido pela Ministra do Ambiente de Angola;
No dia seguinte realizou-se uma visita ao Parque Natural da Kissama e ao seu novo herbário onde se iniciou o desenvolvimento de estudos sobre a biodiversidade. Visita ao campo de golfe dos Mangais, na margem do rio Quanza com almoço no Restaurante do campo às margens do Rio numa paisagem absolutamente deslumbrante.
Considero o evento um grande sucesso da APESB, da ISWA e do Ministério do Ambiente. Tenho de referir a importância da Dra. Fátima Jardim, Ministra do Ambiente de Angola, Bióloga e grande impulsionadora das áreas do ambiente e da biodiversidade a quem publicamente quero agradecer o empenho e dedicação na concretização deste evento.
Um evento desta natureza só é possível graças ao trabalho de uma vasta equipa com quem tive o prazer de trabalhar e agradeço. Aos patrocinadores, aos meus colegas da Organização (de Portugal e de Angola), só tenho uma palavra de agradecimento muito grande a endereçar.
Uma palavra de profundo reconhecimento ao povo Angolano que a todos nos recebeu com muito carinho e atenção.
Mário Russo
Presidente da Comissão Organizadora

1 comentário:

  1. Que bom Mário Russo! É preciso haver muitas organizações que se dediquem a tratar estes problemas, pois o Mundo precisa e merece.
    Há muitas outras formas de obter os mesmos resultados, sem que se danifique tanto o Planeta onde vivemos. Na maioria dos casos é só uma questão de boa vontade e não serem os homens tão gananciosos com os lucros fáceis e rápidos.

    Hercília Oliveira

    ResponderEliminar