24/05/2014

[Previsão Planoclima] - FIM DO ENVIO DO ESTADO TEMPO



Caríssimos,
" Dinheiro mal ganho, água o deu, água o levou "
Já lá vão quase 15 anos que comecei a informar os portugueses de forma voluntária e empreendedora sem esperar nada em troca simplesmente porque gostava que tivessem o direito de serem bem informados. No entanto, há alturas na vida em que temos de optar e os objectivos traçados irão levar pelo caminho de começar a sustentar a família com aquilo que mais gosto e sei fazer, ou seja, colocar em prática conhecimentos de décadas em Riscos Naturais, Previsão Agro-meteorológica, Climatologia Aplicada, Ordenamento território, Planeamento  e Desenvolvimento regional, através do meu projecto pessoal denominado PLANOCLIMA.
Assim deixarei de enviar a previsão do estado de tempo, agro-meteorológica, sazonal e afins, salvo em situações cuja a severidade dos eventos poderá colocar em causa a segurança individual e/ou de propriedade.  Caso desejem requerer os meus serviços acima mencionados, poderão fazê-lo para o mail planoclima@gmail.com .
Foram muitas as previsões ( cerca de 950) com uma fiabilidade acima dos 80% a + 10 dias e na ordem dos 65% na Previsão Sazonal, pelo que muitos poderão comprovar as minhas palavras, não sendo necessário mais justificações.
Agradeço ainda, a todos aqueles que ao longo destes anos retribuíram com carinho e apreço o envio desta preciosa informação e que irá continuar afectar o nosso quotidiano cada vez mais num futuro mais próximo...
Só me resta dizer que lamento que neste país não VALORIZEM o conhecimento, a experiência e a multidisciplinaridade dos Geógrafos,(que neste caso que tirou o curso por Gosto)  como potenciadores de novas formas de gestão das decisões tácticas (dia-a-dia) e estratégicas (longo prazo) relacionadas com o nosso território, os demais riscos, vulnerabilidade, exposição, etc, com uma redução custos variáveis e fixos efectiva e aumento da produtividade em n sectores actividade... parece que não querem fazer melhor, a cada dia que passa e acomodam-se nas suas cadeiras de poder e decisão, seja em qualquer sector, salvo as poucas excepções e, essas empresas e instituições estão na linha da frente.
Lamento também que o conhecimento empírico esteja a desaparecer em todas as frentes, desde aspectos relacionados com o clima, agricultura e riscos naturais, até à gestão do território.
Estes possuem mais sabedoria que qualquer algoritmo matemático e é pena que a extinção desse conhecimento seja efectiva e desprezada na actual sociedade...sim porque o conhecimento de muitas artes e oficios neste país já se foram ao contrário dos nossos parceiros europeus que gostam de conhecer, preservar e suster aquilo que de melhor possuem nos seus países.
São mais de 7.000 os endereços inscritos no grupo google e continuaremos a crescer.
Bem-haja cheio de saúde.
Mário Marques
Planoclima 2014