02/02/2014

A PRAXE NÃO TEM CULPA

Hercília Oliveira
Desde há séculos que a praxe existe, e nunca foi tão debatida a sua existência.
E isto acontece por causa dos trágicos acontecimentos em que seis jovens perderam a vida.
Há já muito tempo que de vez em quando surgem notícias de alguns casos em que o desfecho é lamentável, e dizem que são muitos mais os casos graves que acontecem mas que ficam no anonimato.
Quanto a mim, a praxe não é a culpada de tudo aquilo de que a acusam, o problema está na forma em que de há anos para cá alguns a têm usado.
A praxe tem sido mal usada por alguns que pertencem ao grupo dos" chicos espertos" que esta sociedade criou, onde há jovens educados sem regras nem limites e usam a violência, a subjugação e a humilhação, tentando com isso mostrar uma superioridade que na verdade não têm.
Com os exemplos dos novos valores que a sociedade tem inventado em que os que passam por cima de tudo e de todos, em que são notícia ganhando fama e por vezes até êxito, e são bem sucedidos sem que na maior parte dos casos sofram as consequências desses seus actos , só pode dar nestes tristes acontecimentos e outros de que diariamente chegam ao nosso conhecimento.
Muitos pais, são também os culpados do comportamento descontrolado que estes jovens têm.
Há pais, que se têm limitado a criar e alimentar as suas crias. E agravam a sua forma de educar quando proporcionam aos seus filhos tudo que eles lhes exigem e nunca lhes impondo regras ou limites .
Estes jovens, são no fundo, vítimas desta sociedade onde vale tudo. Depois todos têm culpa, menos os que realmente mais culpa têm.
Chego a ter pena destes jovens..., muita pena.