13/01/2014
Ronaldo: venceu e mereceu
Ronaldo : dia R
Hoje é entregue a Bola de Ouro, para o melhor jogador de futebol.
A atribuição da Bola de Ouro está assombrada pelas declarações sem nexo de Joseph Blatter. Um presidente da FIFA não pode tomar partido por jogadores e federações de futebol.
Além da gaffe foi um pecado lastimável e fugiu-lhe a boca para a verdade. Multiplicou-se em desculpas e rectificações mas já não apaga a má imagem que deu e a sua preferência por Messi
Parte do que disse não tem desculpa possível nem é passível de perdão. Um presidente da FIFA não pode afirmar publicamente que acha que a Bola de Ouro deve ser entregue a Messi,e não, a Ronaldo.
Esta cena, na altura, afirmei que poderia dar uma nova Bola de Ouro a Cristiano Ronaldo, se Messi vencer de novo , já tem 4, dir-se-á que estava tudo feito... Pode escrever-se direito por linhas tortas.
No seguimento do meu pensamento a FIFA ampliou o prazo para a votação da Bola de Ouro, para ter em conta os jogos do play-off para o apuramento do Mundial. Como sabemos Ronaldo fez uma exibição portentosa contra a Suécia. Foram apurados para a final da Bola de Ouro três jogadores: Leo Messi; Cristiano Ronaldo; Frank Ribéry.
Depois da entrega dos prémios será dada a conhecer a votação, tanto dos votos como da abstenção.Messi já venceu 4 Bolas de Ouro e Ronaldo somente uma. Um exagero e uma diferença que não existe, antes pelo contrário.
Cada país filiado na FIFA tem direito a três votos: do seleccionador, do capitão e de um jornalista especializado.
A mim, o que me dá dó, é haver tantos portugueses que preferem Messi a Ronaldo. Ronaldo já deveria ter recebido várias Bolas de Ouro e só tem uma: remata com os dois pés, uma velocidade estonteante, uma elevação fantástica que lhe permite marcar imensos golos de cabeça , marca livres , e por fim, impôs-se em várias equipas ( Manchester , Real Madrid, Sporting).
Vamos ver o que acontece logo…
JJ