15/10/2013

Paula Teixeira da Cruz, uma Ministra de Raça

Hercília Oliveira
Se da primeira vez que esteve no Clube me impressionou, desta vez  superou todas as minhas expectativas.

Mulher de aspecto franzino, mas de muita força, muita raça!

Sobretudo nos tempos que correm em que a qualidade política e de governantes está de rastos..., ter no governo e numa pasta da importância como a da justiça, uma mulher como Paula Teixeira da Cruz, é para mim, como cidadã desiludida da política, uma grande honra.

Se qualquer governo, em qualquer país do mundo, tivesse dois ou mais ministros com a qualidade desta Senhora, tenho a certeza que seriam países com uma sociedade bem mais justa.

Se Portugal tivesse mais mulheres a governar, da mesma raça que Paula Teixeira da Cruz, tenho a certeza que não estaríamos na situação que estamos.

A forma de estar durante o jantar que decorreu antes do debate, mostra bem o tipo de pessoa que é : simples, falando e respondendo a várias questões que lhe eram postas, deixando a quem não estava tão perto, a vontade de a escutar e melhor poder participar na interessante conversa. E tudo isto com uma grande simpatia.

Depois, o debate que foi sem qualquer tipo de "fuga", respondendo com a frontalidade que a caracteriza. Então a atitude de se levantar do seu lugar para dialogar com as pessoas que se  manifestaram na sala, não é qualquer político que a tem.

Mas Portugal tem também a pouca sorte com o tipo de imprensa que tem. Pois nunca vi publicado ou falado, que esta ministra não tem telemóvel pago para uso pessoal; não usa carro do Estado fora do tempo de trabalho; declarou quando entrou para o governo, todos os valores que tinha e continua declarando o que ganha na política.

Ora, nos tempos que correm..., isto é "peça rara"!

Mas isto a comunicação social nada publica. E é pena. Pois se publicando as trafulhices que os políticos fazem é um bom serviço prestado, também estariam prestando um bom serviço ao país dando a conhecer este tipo de situações.

Mas claro..., em tempo em que a sociedade está dominada pelo dinheiro, o que eles acham que não vende (as notícias agradáveis), não é notícia.

Enfim, uma noite agradável e em que foi proporcionado a quem esteve no Clube, uma grande oportunidade de usufruir dos seus direitos de cidadão.

Isto sim..., é que é realmente um exercício de democracia.

A Paula Teixeira da Cruz, o meu muito obrigada por ser a mulher e governante que é, e que este país tanto necessita.