Não sou daqueles que adjuro que quem exerce cargos públicos e está na política são um bando de corruptos e estão lá para se governar. Acho esse raciocínio perigoso e esta práxis tem muito de nobre, desde que seja feita por bem.
1- Tem que se fazer política como algo edificante.
2 - Temos que acabar com este cenário de irresponsabilidade e incompetência : tramas de corrupção ; financiamento ilícito de partidos; enriquecimento ilícito ; etc.
3 - Ninguém está acima da lei e punir exemplarmente todos os abusos de poder.
4 - A sociedade não pode tolerar que os políticos se aproveitem sem escrúpulos de determinados privilégios , em quem o povo confiou o seu destino.
5 - A politica tem que ser uma actividade altruísta , generosa e destinada a servir os que menos têm e mais precisam.
6- A política tem que ser gerida acima de tudo , com verdade, sem manipulação, sem desvios, e ocultação.
7 - As pessoas estão mais exigentes, não toleram mentiras , exigem que lhes falem verdade e utilizem devidamente os dinheiros públicos.
8- As maiorias absolutas, já não podem ser como passar um cheque em branco.
9- A sociedade de hoje manifesta uma visão plural, de determinados assuntos que passa transversalmente os partidos. Um mesmo cidadão pode estar de acordo com o que diz o PCP e por vezes estar de acordo com o CDS. Isso é controverso mas não é incoerente.
10- Na renovação da política ; o primeiro objectivo é acabar com os privilégios e o uso injusto do poder.
11- A política não pode tratar como, idiotas, os cidadãos.
12- Se não formos exigentes com os políticos e as politicas que põem em prática , temos os políticos que mereceremos.
13- O sistema político está bloqueado temos que abrir o sistema político à participação de cidadãos verdadeiramente independentes ( a maioria são-no por que se zangaram com o seu partido), quer no poder local, quer no poder central ( Parlamento).
14- Os partidos tem que se regenerar ou por dentro ( o que não me acredito) ou por fora ( o que tem que se fazer com alguma pressão e ideias consistentes).
JJ