14/08/2013

Jornal Público : o fim dos comentários anónimos

Recebi um email da direcção executiva online  do Jornal Público , que me informa que os comentários anónimos deixam de ser permitidos no PÚBLICO, a partir desta terça-feira.
Tomaram esta decisão para melhorar a qualidade do debate nas suas  caixas de comentários. O anonimato tem sido usado pelos leitores de forma corrente e não para exprimir opiniões em casos sensíveis, como o PÚBLICO sugeria até agora nos critérios de publicação.

Reformularam ainda os critérios de publicação para os tornar mais claros. Por fim, simpaticamente contam comigo para  ajudar a promover discussões saudáveis e construtivas.

Eu já tinha lido que ficava oneroso ter uma brigada de pessoas a moderar os comentários do Público. Também há já algum tempo o JN deixou de ter blogues abertos às pessoas por causa deste tipo de comentadores.

Agradeço o email e lembrei-me logo do que se passou neste blogue com comentários anónimos invadindo este espaço, ora com insultos, ora sem nome, ora com um pseudónimo. Já tinha tido amigos como Manuel Serrão que fechou o seu blogue para não aturar má criação, bocas e insultos sem jeito. Miguel Sousa Tavares confidenciou-me que abomina o anonimato, etc.
Para este Clube e este blogue era muito melhor não haver moderação de comentários , como aconteceu nos primeiros anos deste espaço, mas com o decorrer do tempo , o gadget  desta gente ( antes dois ou três , agora é somente um ), serve-se desta tecnologia para atirar a pedra e esconder a mão , com comentários ameaçantes, insultos , juízos de valor mais parecendo um tribunal popular com pena de morte.

A realidade da blogosfera está cheia de pequenas pessoas deste calibre que não têm mais que fazer que estar nas redes sociais ( num blogue é mais fácil manter o anonimato , no Facebook pode-se bloquear ) que funcionam como um estômago receptor de bílis e acidez  cheia de anónimos que pensam que fazem dano por fazer.Esta gente repugnante, que abunda por aí , existe porque é fácil ocultar-se na blogosfera, passando a vida sentados em determinado portal , tem uma vida de vândalos e são os pequenos valentões dos computadores. O seu fim é denegrir e atacar os outros porque não tem mais nada que fazer e a sua vida não tem sentido. São pobres de espírito , ideias e de vida.

Porém a tecnologia também tem uma coisa maravilhosa todos este tipo de comentários estão à mão da tecla delete e vão para o lixo.

JJ