Vou falar de Luís Filipe Menezes e declaro para que todos saibam , sem subterfúgios, o meu registo de interesses em relação à sua pessoa, que não passa de uma franca amizade , apreço pelo que fez em Gaia e a seu convite pessoal, para fazer parte da sua comissão de honra , da sua candidatura à CM Porto. Nunca lhe pedi nada, nem ele a mim.
Luís Filipe Menezes ( LFM) tem tido imensas adversidades no seu caminho para ocupar o edifício da Av. dos Aliados. Para além dos seus adversários nesta disputa, Rui Moreira que ocupa o seu espaço de eleitores , Manuel Pizarro , Pedro Carvalho e José Soeiro , etc. Tem o problema jurídico se pode ou não ser candidato.
Não chegando tudo isto tem o seu arqui-rival de sempre Rui Rio ,que sempre que pode, envia sinais que LFM não é o seu candidato e que gostaria de ver como seu sucessor outra pessoa. O apoio envergonhado a Rui Moreira e quando entende envia sinais questionando a gestão de LFM na CM Gaia , chegando ao ponto de pôr em causa a sua idoneidade.
LFM tem agora mais um rival , a vereadora de Rui Rio ,Matilde Alves que em comunicado fez um verdadeiro arsenal de oposição a LFM. Os outros candidatos não fariam melhor, nem tão bem.
Nesse comunicado segundo o jornal Público ,Matilde Alves, acusa Menezes :
" Fazer declarações hostis à gestão municipal levada a cabo nos últimos anos pelo executivo liderado pelo PSD (...) com fracos escrúpulos e até algum despudor.
“Repetitivo como um realejo, promete este mundo e o outro: promete pontes, túneis, reabilitações em tempo recorde, feiras populares, Óscares de Hollywood, eventos internacionais que há muito não existem, festivais de cinema galácticos, lojas do cidadãos em várias esquinas, patrocinadores de ralis, livros grátis para todos os estudantes, vacinas de borla, IMI ainda mais baixo do que o actual, ‘silo-arte’ em vez de silo-auto, suculentos prémios internacionais de arquitectura e… também de engenharia, um ‘senado municipal’ o dobro do estacionamento automóvel nas ruas do Porto, mais 50 mil moradores na cidade e até a fusão do Porto e Gaia, etc., etc., etc." ( ...)
(...)“apoiar um candidato destes seria para mim indigno, incoerente e até uma contradição com a visão que tenho da social-democracia”-, de prometer aos "moradores dos bairros a construção de mais habitação social, venda dos fogos a ‘preços simbólicos’, o registo dos descendentes como meio de perpetuar o direito à casa por via sucessória, a criação de um ‘observatório os bairros’ – mais um! – e, obras, muitas obras, por dentro e por fora de toda e qualquer casa”.(...)
Este ataque sem precedentes a LFM de Matilde Alves , se havia dúvidas estão dissipadas . Até agora Rui Rio ia-se contendo na sua postura, ao ser emitido este comunicado da sua vereadora é esclarecedor.
Luís Filipe Menezes tem mostrado um estoicismo deveras notável , no fundo, tem todos contra ele . O normal seria ter o PSD do Porto com ele , mas nem isso acontece . Só parte do PSD está por ele e o povo do Porto ( o mais importante).
É importante reflectir e dar uma resposta pensada e elaborada a todas estas questões levantadas. LFM depois de ontem ter tido um dia feliz com a apresentação da sua vereação numa lógica fora das vistas partidárias e do seu passado com Gaia . Hoje tem um dia infeliz com o conhecimento deste comunicado.
O desgaste é enorme e LFM não é o Hércules mas às vezes parece. Será importante ter uma task-force e a criação de um executivo sombra que responda cabalmente a todas estas questões e outras,sem tibiezas.
Estes ataques de guerrilha vindo de todos os lados e quando menos se espera fazem mossa e podem pôr em causa a sua candidatura e a vitória final.
A guerrilha tem destas coisas , não é feita em campo aberto , não se sabe de quem vem , daí, a dificuldade de lhe pôr cobro e de se dar uma resposta cabal e demolidora.
LFM tem todas as condições para vencer as eleições autárquicas para a CM Porto , assim ele o queira , todos estes ataques demonstram a sua força , não ignorando que alguns deles podem ter fundamento. Porém o maior inimigo de LFM é ele próprio...
JJ