01/07/2013

Governo à deriva

Vítor Gaspar sai do governo . Esta foi a segunda saída de um Ministro do Governo de Pedro Passos Coelho, depois da demissão de Miguel Relvas do cargo de Ministro- Adjunto e dos Assuntos Parlamentares, em Abril deste ano.

Com a exoneração de Vítor Gaspar, caem automaticamente os restantes secretários de Estado do Ministério das Finanças: Luís Morais Sarmento, secretário de Estado do Orçamento, Manuel Rodrigues, secretário de Estado das Finanças, Paulo Núncio, dos Assuntos Fiscais, e Hélder Rosalino, da Administração Pública.

No fundo cai a politica de austeridade deste governo e Paulo Portas ascende a número dois deste Governo.

Este governo está à deriva e em agonia. As eleições autárquicas de Setembro serão o assalto final ,ao princípio do seu fim.

Sempre pensei ,como Marcelo Rebelo de Sousa, que este governo se ia aguentar desse para onde desse até à troika se ir embora, Junho de 2014.

Porém agora já não penso assim. Não vamos ter este governo até ao final do ano. Este governo enferma do habitual na politica portuguesa, deixa-se apodrecer a maçã , e ela cai de podre, não se corta o mal pela raiz.

Não temos Presidente , nem governo para tomar uma posição firme e sensata . Um demitir o governo , outro demitir-se .

Vem agora, Maria Luís Albuquerque, até há pouco secretária de Estado do Tesouro, ligada às SWAPS , continuando Pedro Passos Coelho , o erro na continuidade e nas broncas.

Este governo está num pântano , num lodaçal, com vida dissoluta. Ainda poderia sair com um mínimo de dignidade, porém vai ficar até às últimas mostrando um apego ao poder, fechado no seu castelo não ouvindo o apelo do povo ao seu redor.

Aliás já não ouvia quando se deslocava a qualquer local do país...

JJ

Carta de demissão de Vítor Gaspar ( SOL)