27/02/2013

Pedro Passos Coelho vs. António José Seguro







Pedro Passos Coelho vai pedir à troika mais um ano para ajustar o défice, sem precisar de mais dinheiro e mais tempo. O pedido de mais um ano para chegar a um défice inferior a  3% . Beneficiar de metas orçamentais menos ambiciosas que nos permitam reduzir a carga de austeridade necessária sem ter que pedir um reforço dos empréstimos da troika , nem ser necessário prolongar o tempo em que o programa de ajustamento está em vigor.
PPC pretende que mais um ano para cumprir o défice não implica mais um ano de troika.

PPC acha que o consegue fazer se tiver acesso aos mercados com ajuda do BCE e do MEEF ( Mecanismo Europeu de Estabilidade Financeira).

Por outro lado , António José Seguro ( AJS) exige que PPC peça desculpas aos portugueses pelo falhanço das suas previsões e dá a receita para lidar com a troika : exigir mais tempo para a consolidação orçamental ; menos juros, mais tempo para pagar o empréstimo; deferimento de pagamento de juros.

AJS acha que se consegue fazer captando  mais investimento estrangeiro e fomentar as exportações e fazer um programa de aumento de produção interna para substituir as importações.

Os portugueses olham para isto tudo e o que querem é que parem com a austeridade e se tenha o sentido da realidade. A austeridade , não é só por si,  a resolução de todos os nossos problemas.

JJ