Miguel Relvas, ontem na RTP demonstrou que é o Ministro mais político deste governo , pois ouve as vozes dos cidadãos e das gentes da Comunicação Social. Não tem problemas em perceber os sinais e inflectir as decisões politicas.
Ao não avançar com a privatização da RTP fez bem. Deve haver uma televisão pública com gastos controlados.A privatização iria criar mais um problema com os outros operadores de televisão : SIC e TVI . Deste modo a publicidade não terá de ser ainda mais distribuída e já é tão pouca em tempo de crise.
Mas frisou e realçou que a RTP deve ser reestruturada, ser uma empresa viável com o valor pago pelos portugueses , a chamada taxa de audiovisual ( 2,39€)que vem na conta da EDP , Não podendo em tempo de crise os portugueses suportarem via orçamento transferências de avultadas verbas.Actualmente os portugueses pagam duas vezes : taxa e o prejuízo da empresa.
Preocupa-me o despedimento de pessoal , mas espero que sejam devidamente indemnizados e possam dar seguimento às suas vidas de uma forma digna.
A RTP tem que viver com receitas próprias e a taxa Audiovisual . Não podem andar a comprar direitos de futebol , a pagar fortunas a apresentadores de programa e a esbanjar dinheiro.
A RTP deve viver com o que tem , com imaginação e sobriedade , fazendo serviço público,dando voz a todos, não só a alguns e sempre os mesmos.
Serviço público deve ser independente, isento e em função do bem-comum. Sem alarido e espavento com todos e não só para alguns.