08/09/2012

ERROS CRASSOS

Pedro Passos Coelho , ontem na sua mensagem ao país cometeu vários erros crassos.

1 - Nunca se faz uma intervenção desta natureza , antes de uma jogo de futebol, ainda mais da selecção nacional. A ideia que perpassa é que se pretende que passe despercebida e que o menor número de pessoas esteja atenta.
2 - A sua explicação é confusa e não esclarecedora. Seria mais eficaz ter feito de outro modo : os funcionários públicos mantém o corte nos subsídios de férias e de natal e os funcionários privados têm o corte de um subsídio.
3 - Tendo em conta o peso da austeridade , nunca se vem anunciar mais medidas sobre as pessoas sem apresentar medidas no corte da despesa do estado : fundações, parcerias público-privadas,etc.
4- A perda da noção da realidade. A desculpa que herdou uma situação dramática , não justifica , antes pelo contrário , dá-lhe margem de manobra para alcançar o défice (3%) de uma maneira mais suave.
5- Esta teimosia de cumprir o que a troika nos diz , sem contestar ou pedir outra forma de o fazer,vai fazer com que seja apeado do poder mais depressa do que pensamos.... A sua base social de apoio ao Governo está a ficar reduzida e desgastada . A erosão é enorme por culpa própria.
6- Pedro Passos Coelho não pode afirmar com toda a certeza que estas novas medidas não sejam inconstitucionais e venham a ser chumbadas,de novo,no TC.

JJ