O General Garcia dos Santos , próximo de Ramalho Eanes ,acusa Cavaco Silva por ser o responsável pelo adensar da situação . Acrescentou :"Se me perguntar qual é o responsável por isto tudo, digo-lhe com toda a clareza: é o senhor Presidente da República.
Cavaco Silva é um dos maiores responsáveis como está o país. Mas atenção não é o único.
Todavia quando foi primeiro-ministro foi o causador da criação do monstro na despesa na função pública , recordo-me na altura que os funcionários públicos tiveram o maior aumento de sempre . Mais tarde , as pessoas zangaram-se com ele pela forma como saiu do governo e condicionou a sua sucessão no PSD , com o célebre tabu (do que iria fazer a seguir).
Agora Presidente da República com o governo de José Sócrates deixou a situação chegar ao limite do inaceitável. Deveria ter demitido José Sócrates ou fazer-lhe ver das suas razões e pontos de vista. Nada fez !
De novo com Pedro Passos Coelho nada vai fazer , apesar de umas ténues investidas.
Cavaco Silva não toma posição para resolver o problema do país, deixa andar , deixa correr . Essa não é a forma correcta de resolver este imbróglio.
Se o governo limitar-se a fazer uma cosmética na TSU e nas medidas de austeridade não vai lá. Os sinais de contestação e desagrado são muito grandes e quebrou-se a confiança . As pessoas estão fartas de tanto pouparem e abdicarem sem ver um fim à vista .
As pessoas não querem «viver numa casa sem janelas». Preferem viver numa casa pior mas aberta e com janelas, isto é , esperança no futuro e poder sonhar.
O Presidente não tem competência para governar mas tem competência para demitir o governo e nomear um primeiro-ministro. Cavaco Silva deve pôr os partidos políticos, as forças políticas em geral, a entender-se para que resolvam os problemas do país e se deixem de questiúnculas.
E, fazer uma coisa muito importante :dizer ao primeiro-ministro que solicite a sua presença no Conselho de Ministros ( artigo 133º da Constituição).
Todos temos que dar as mãos e ajudar. Não é com hesitações , silêncios e refúgios.Agir e depressa. Mas infelizmente não temos presidente para isso, para mal dos nossos pecados.
JJ
facebook