15/09/2012

15 S

foto: JJ
Estive na manifestação  15 S, na Av. dos Aliados , não é que acredite que vai resolver alguma coisa ou mudar a atitude do governo . Mas tinha o dever moral de protestar e manifestar-me pacificamente contra este ataque sem precedentes aos meus bolsos e à minha vida . Vi amigos e conhecidos . Saliento o Paulo Morais ,o deputado do PS e candidato à CMP Manuel Pizarro , a minha amiga de infância e deputada do PS , Maria Luísa Salgueiro,  . Falei um pouco da situação politica e da cidade do Porto não esquecendo o seu futuro . Fiquei surpreendido com tanta gente tendo em conta o calor que fazia. Vi gente de todos os estratos sociais . Esta manifestação não teve cor, partido ou sindicato ,essencialmente dos cidadãos e da sociedade civil, apesar de terem aparecido gente dos partidos. Porventura o calor que fazia a organização passou-se para o meio da Avenida dos Aliados para as pessoas ficaram à sombra, em vez da frente do edifício da CMP. Foi pena estar mal organizada e a única palavra de ordem ter sido : «gatunos» , «gatunos» ,fazendo com que todos participassem. Não se ouvia de forma perceptível as pessoas que usaram da palavra.
  Mas no meio disto tudo dever-se-ia apresentar outros caminhos , outras alternativas e sugestões. Novas formas de protesto, de luta, etc. A sociedade civil é desorganizada mas é pura e sem segundas intenções.Mas valeu a pena , é um gesto , uma atitude mas não se pode  cruzar os braços. Salientar o civismo e a forma ordeira como toda a gente se manifestou. É pena o governo fazer ouvidos de marcador, mas ou muda ou está feito...

JJ