A austeridade no limite e as reformas implementadas não estão a resultar ,a crise continua aí instalada e para perdurar no tempo.Escrevi este domingo um artigo publicado no DN , "0utra saída para a crise" , em que assinalo que as coisas têm que ser feitas de outra maneira.
O défice vai ficar perto dos 5,8%, e não, nos 4,5% como estipulado. A receita fiscal baixou pois o consumo desceu drasticamente , e por isso, como importamos muito menos ,a balança de transacções correntes melhorou e o défice externo está a caminho do equilíbrio. Nesse aspecto é bom , importar menos.
Se continuarmos por este caminho na política « sim senhor troika», o fim não é para já , mas está perto. Surpreendente a capacidade de resistência de um povo de brandos costumes , que tudo aceita ou quase tudo!
O que eu considero notável ! Talvez por ignorância e estupidez ou por cruzar os braços e achar que não vale a pena contestar . O que eu sei é que este programa de austeridade não está a resultar. Deste modo ,ou vem aí mais austeridade ou flexibilização. Vamos aguardar a decisão da troika...
JJ