15/07/2012

VIEIRA DA SILVA / Fundação EDP. Porto. Julho 2012

Dia 12 de Julho de 2012, pelas 18h00 inauguração na Fundação EDP / Porto:
Expo/ VIEIRA DA SILVA: O Espaço e Outros Enigmas. Grandes Obras em Grandes Colecções.
Lindo, espectacular.
Como disse uma Pessoa muito ligada ao Porto e à Cultura … que ontem também esteve na inauguração: um hino…
Quadros de uma beleza e expressão, fantásticos. Por vezes tem que se ficar em frente aproximando-nos e recuando para os entender. E está lá tudo, belo!
Atenção que o que aqui agora escreve é nada entendido, mas lá vai gostando de ver o que é bonito de ver e nos comunica, é o caso.
Permito-me ir ao catálogo e às palavras de Marina Bairrão Ruivo:
A obra de Maria Helena Vieira da Silva é uma vez mais revisitada. Agora a partir de obras de colecções particulares e institucionais em Portugal que nos permite admirar as diferentes etapas da pintura da artista e confirmam a sua excepcional dimensão no panorama internacional de arte contemporânea.
A exposição, organizada em pareceria pela Fundação EDP e pela Fundação Arpad Szenes – Vieira da Silva, procura traçar um registo mais intimista da pintura de Vieira da Silva, revelando os seus múltiplos caminhos e a sua busca pelo enigma do espaço. Vieira da Silva, revelando os seus múltiplos caminhos e a sua busca pelo enigma do espaço.
E mais adiante, depois de nos ser contada a história de vida de Vieira da Silva, e por onde andou:
As construções sucedem-se, encadeiam-se e remetem para outros espaços, invisíveis e exteriores. Os temas da cidade são introduzidos e são constantes as referencias à paisagem urbana onde as estruturas das construções encontram afinidades íntimas com as suas preocupações de ordem plástica. A relação do espaço real com o espaço da pintura é uma constante.
A pintura de Vieira da Silva foi sempre um dialogo existencial e transforma-se nos últimos anos numa pesquisa espiritual sobre a perda e a morte de Arpad, o confronto da vida sem ele e a sua própria despedida.
___________________________________________________________
De ver, visitar, rever, revisitar.
De parabéns todos os envolvidos que nos permitem ver estas belezas …este hino.
Augusto Küttner de Magalhães