15/06/2012

PORTUGAL - HOLANDA (10 milhões de corações a torcer por vocês)

Vai ser um jogo de emoções fortes. Irá ser uma partida diferente do jogo com a Dinamarca. Os "nossos" portugueses vão defrontar uma equipa que troca muito bem a bola, que sai em transições ofensivas de grande organização e o mesmo acontece no ataque organizado. Algum poder nas bolas paradas - Robben é um especialista. Um jogo - uma equipa - muito parecido(a) com a Alemanha!

O que fazer para travar o favoritismo da "Laranja Mecânica"? Penso que há quatro jogadores essenciais que têm de ser anulados por Portugal: Van Persie, Kuyt, Sneijder e, o provável suplente utilizado, Robben. Eles são o motor desta Holanda, e quando eles jogam bem ... toda a equipa joga bem. Se os anularmos temos boas chances de nos infiltrarmos no meio campo da Holanda e em transições (triangulações e variações) rápidas podemos chegar com perigo à área de Stekelenburg.
É fundamental aproveitar a ala esquerda da Holanda para fluir o nosso jogo. Kuyt e Willems são jogadores mais lentos do que Sneijer e Van der Wiel. Apostaria em Miguel Lopes neste jogo que traz mais rapidez e altura que João Pereira.
Ronaldo terá de variar entre o meio e as alas, e o papel de João Moutinho e Nani são fundamentais. A triangulação entre estes três jogadores em condições perfeitas faz estragos. Esperamos que Hélder Postiga faça mais um jogo como aquele que fez contra a Dinamarca e... marque golos. A defesa da Holanda é o ponto fraco desta seleção - o nosso é, talvez, um meio campo indefinido que tanto pode jogar bem como mal - há que explorar essa debilidade. Pepe segura na zona mais recuada!
4-3-3 ( 4-3-2-1 ou 4-1-2-3) serão as táticas utilizadas por Paulo Bento no embate. É fundamental que o meio campo crie espaços entre linhas e que ganhe velocidade a partir daí. ORGANIZAÇÃO, VELOCIDADE, CONCENTRAÇÃO!
Temos de marcar golos. Tanto podemos passar com 3 pontos como ficar de fora da fase seguinte do Europeu com 6. Golos são importantes e Dinamarca não vencer também!
Que, pelo menos, o futebol nos dê alguma alegria nestes tempos em que vivemos.

Para finalizar, este seria o onze que escolheria:

Rui Patrício - Miguel Lopes, Bruno Alves, Pepe, Fábio Coentrão - Miguel Veloso, Raúl Meireles, João Moutinho - Nani, Cristiano Ronaldo e Hélder Postiga.


Rui Fernandes 
 estudante 


*novo AO