O desencanto com a política e a anti-política colocam Beppe Grillo , comediante e blogger no centro da vida política italiana. A sua legião constituída por professores, informáticos, estudantes, -38,5 anos de média frente aos 59 dos políticos tradicionalista.
É o boom e a explosão da anti-política . No fim de contas a política representada pelos jogos da sua casta e equilibrismo político é que está para acabar. Essa política está morta e está a aparecer uma nova política.
Beppe Grillo é de Génova e arrasou na segunda-feira nas eleições municipais da Itália com o seu "Movimento Cinco Estrelas" e seus vibrantes discursos contra o sistema . A sua campanha não gastou 1 euro.
Realmente os cidadãos estão cansados das intrigas da velha política e criticam os privilégios da classe política, do capitalismo selvagem e corrupto.
A política precisa de transparência e integridade, boa gestão dos fundos públicos,
O seu método moderno, económico e rápido de trabalho,através da Internet, do blogue e de uma rede territorial funcionou.
Tem mais de duzentos grupos de trabalho,Beppe Grillo anima o debate, estuda propostas, lança anátemas. Tem um blogue desde 2000 e tornou-se o mais consultado, influente da Itália , a revista americana Forbes considera-o, o sétimo mais importante do mundo.
Não sei se este fenómeno seria possível em Portugal, felizmente nunca tivemos um Berlusconi, mas precisamos em Portugal de uma nova política.
Uma reforma do sistema político, corte de alguns privilégios dos políticos e cargos exercidos na política, seria uma bom exemplo nesta austeridade penetrante
Chamam-lhe palhaço ,demagogo e incontrolável ,mas um povo quando está desesperado e a morrer afogado , agarra-se a tudo.
.JJ