08/04/2012

Segurança Social Falida

A segurança social está a ficar insustentável.A diferença entre receitas e despesas da Segurança Social atingiu o mínimo histórico de 63 milhões de euros, num sinal de que o sistema pode estar à beira do colapso, li hoje no Correio da Manhã.

Um dos principais problemas prende-se com o facto de as contribuições não cobrirem as despesas com pensões, criando um buraco de quase 900 milhões de euros.
Nos últimos meses assistiu-se também a uma redução do valor dos descontos para a Segurança Social e um crescimento acentuado das despesas com subsídios de desemprego.

Naturalmente como se ganha menos , há menos descontos. Ao tirarem o 13º mês e 14ºmês não houve descontos e contribuições para a Segurança Social .

Ao gastar-se menos dinheiro por menos gastos e compras, há menos cobrança de IVA , etc. Nada que qualquer pessoa minimamente inteligente e com um QI um pouco acima de 100 , percebe.

O problema da ditadura do défice é a forma como se aplica a sua redução. A redução do défice deve ser mais suave , e não, desta forma . Vamos acabar por matar o doente com a cura.

Se começarem com este tipo de avisos , eu e muitos milhares de pessoas que sempre fizemos descontos e não vamos ter reforma , devemos juntarmos e processar judicialmente todos os governantes que contribuíram para este descalabro.

Depois:
1- exigir quem aufere reformas acima dos descontos feitos devolver o dinheiro aos cofres do Estado
2- não permitir a nenhum cidadão usufruir de reforma antes dos 65 anos.
3-como proibiram as reformas antecipadas deveriam no mesmo período proibir qualquer pessoa de receber mordomias e benesses do Estado até tudo voltar ao seu normal.
4- forma de combater o desemprego , não permitir a nenhum cidadão ter mais de um emprego ou actividade, para dar lugar a quem não tem emprego.
5- Etc.

Que país este em que a maioria que exerce funções públicas , em vez de servirem o país servem-se do país!

Precisamos durante 10 anos de ser governados por gente que não tenha tido cargos públicos ou relações com o poder político vigente. Nova gente fora do inner circle, com novas ideias e outra forma de fazer política. Como é que se pode pensar positivo e ter esperança?Num país que todos os dias saem noticias negativas e de cortes de tudo e mais alguma coisa. Não ouço há muito tempo , notícias de cortes nos nossos governantes. Não me conformo , não me contenho , não me calo.

Só temos gente má, de inferior qualidade,ruim, sem talento, sem arte , que prejudica quem é sério , faz descontos e  quer ter uma vida normal e sossegada.
O tempo desta gente está acabar...

JJ