É difícil acordar, todos os dias, e aperceber-me de que o país se encontra na
mesma situação depois de uma mal passada noite. Bem sei que esta situação não
irá ser resolvida em 24 horas (nem mesmo a Revolução de Abril assim o foi).
A paciência tem de ser um dos muitos pontos fortes dos portugueses nesta
altura conturbada em que vivemos.
Condeno todas as afirmações de que está
iminente um novo "Golpe de Estado" e de todas as ideologias marxistas que por aí
andam. Condeno quem se julga capaz de mudar o rumo dos acontecimentos sendo
essas mesmas pessoas quem, em maior parte, nos colocaram nesta trajectória do
abismo. Condeno ideologias do século passado e de pessoas que há muito deviam
dar o seu espaço de opinião pública a membros mais jovens. Condeno quem fala,
promete, continua a falar e se esquece, num ápice infernal, o que prometeu.
Condeno o radicalismo exagerado que muitos querem, principalmente os da ala
esquerda. CONDENO QUEM NADA FAZ PELO PAÍS!Defendo a Democracia, sem radicalismos e que tem por base ideias e ideais fundamentais que coloquem Portugal na linha da frente. Não é preciso ser radical para o fazer, é necessário que se coloquem os frutos da nova geração, cheia de esperança e convicção, sem malabarismos corruptos e dignos de palavra e honra, na frente dos partidos democráticos liberais moderados. É necessário um "abrir de olhos" urgente e coragem para abdicar do seu posto, nomeando novos dirigentes para estagnar/erradicar a má gestão governativa das últimas décadas. É necessário um espírito aberto mas consciente e mentalizado numa postura de "prometer, fazer e realizar" - O sonho é tão mais fácil quando verdadeiro!
CHEGA! Chega de "joguinhos"... chega de quem quer tudo a todo o custo. Chega quem quer governar e não tem capacidade. CHEGA as mentiras e as falácias que nos atiram à cara a toda a hora, minuto, segundo... CHEGA de sermos um país sem rumo e sem oportunidades.
Tenho medo do amanhã e do depois. Esta situação é como um fungo que se entranha e de difícil remoção. CORAGEM, necessita-se, neste país de sofrimento! SANGUE NOVO, urgente!
É oportuno, nesta altura, que NÓS, jovens da sociedade futura, sejamos ouvidos e retirem as nossas ideias de progressão. NÓS fazemos parte do futuro de todos vocês e existe quem sabe o que diz e que é capaz de mudar este rumo desastroso. São poucos mas BONS!!
Não me calarei, nem hoje nem amanhã, nem quando a voz me doa. Sou português, com honra, neste país que de heróis no passado se encheu, de feitos de que nos orgulhamos todos os dias e com esperança de que mais feitos heróicos voltem num futuro próximo!
Contrariar decisões que não são vantajosas; dizer "BASTA"/"NÃO" quando for necessário e apresentar ideias que corroboram a negação; aprender a assumir os erros sem vergonha; dar o corpo às balas sem utilizar escudo humano para se defender; e conduzir, em comunhão com TODOS os que estão dispostos, verdadeiramente, a um acto de ressurreição do país, à unificação deste para a linha da frente.
Um novo rumo tem de ser traçado. Uma oportunidade a NÓS tem de ser dada. A DEMOCRACIA PORTUGUESA tem de ser dignificada. O esforço do passado reconhecido no futuro!!
Rui Fernandes
estudante