autor: Joaquim Jorge
Apresentação da obra: Manuel Tavares
No dia 23 de Abril, segunda-feira pelas 21h30 na Casa do Livro no Porto será lançado o livro de Joaquim Jorge, Política e Coisas Piores . A apresentação estará a cargo de Manuel Tavares ,director do JN .
Política e Coisas Piores é um livro que realça , a Política como algo nobre e que tem por finalidade resolver os problemas das pessoas. Porém alguns actores da política ( políticos) , com as suas atitudes e comportamentos dão uma ideia errada do que é a política. Há coisas muito piores do que a Política : corrupção,mentira, inveja, ira, luxúria , a mesquinhez e a mentalidade tacanha
Não podemos ver a parte pelo todo, mas as inúmeras broncas da política portuguesa têm levado ao divórcio entre os cidadãos e a política . Em Portugal há bons políticos , sérios , honestos e em defesa do bem público.
A política fica muito cara ao erário público e concomitantemente aos portugueses . É preciso políticas baratas , menos mordomias , menos regalias, mais responsabilidade , mais sentido de Estado , mais bem-comum. Por outro lado deveria haver menos políticos e mais bem remunerados. Ao contrário do que pensa a maioria das pessoas um político não é bem remunerado, o problema é o resto...
A democracia representativa está a chegar ao fim. Quando votam à volta de 50% dos cidadãos , numa eleição de vários candidatos . O candidato vencedor é eleito com menos de 25% da intenção de voto.
O primeiro livro Clube dos Pensadores apresentado por Pedro Santana Lopes , é uma resenha do que o clube fez até 2009.
O segundo livro , Blogue Clube dos Pensadores que era para ser apresentado por Alberto João Jardim em 2011, não o foi ,em virtude da sua doença cardíaca. Foi mais tarde apresentado por Luís Filipe Menezes . O livro faz uma análise política sobre o que se passou no 2º governo de José Sócrates que acabou por se demitir.
Clube dos Pensadores