19/03/2012

Dia de aniversário


O Clube dos Pensadores ( CdP) vai fazer 6 anos . Joaquim Jorge achou por bem ter presente alguém que acredita que é possível fazer algo pelo país e gerar riqueza. Este convite foi feito há muito tempo , muito antes da polémica da ida da Jerónimo Martins para a Holanda .

Convidar uma pessoa , não quer dizer que se esteja de acordo , em tudo com ela. Mas temos respeito e admiramos a sua capacidade de fazer.Será um serão agradável , aberto e enriquecedor. Nesse dia há um Benfica- Porto para a Taça da Liga , mas esperamos uma enorme enchente , como é habitual.As pessoas de bem, estão fartas da costumeira instabilidade legislativa portuguesa e da dificuldade de fazer novos investimentos.Qualquer pessoa se tiver melhores condições de exercer a sua actividade , deve aproveitar. Muitos trabalhadores portugueses também procuram emprego no estrangeiro para terem melhores condições de trabalho e benesses do país onde exercem a sua profissão, melhor remuneração, benefícios fiscais , compra de carro mais barato, etc.Deveríamos criar condições para se fazerem investimentos no nosso país, mas como sempre fazemos tudo tarde e a más horas, quando acordarmos, as principais empresas estarão fora de Portugal.
Qualquer empresa prefere estabilidade do sistema fiscal, menor carga de impostos,vantagens fiscais , flexibilidade ,e o mais importante, confiança. Não fazemos nada disto e depois queixamo-nos!Viver em Portugal , ser trabalhador, empresário é um risco enorme, só quem é burro é que não muda e tenta outros horizontes. Tenho pena de já ter alguma idade e não ter força física e anímica para me aventurar, senão era o primeiro a tentar no estrangeiro refazer a minha vida.Tendo em conta o ambiente que se vive em Portugal de descrédito e baixar os braços , aparece alguém em contra ciclo, em vez de despedir , mantém os postos de trabalho e até dá um prémio. Expande os seus negócios , agora na Colômbia e ainda consegue ter lucros.
Portugal precisa de gente desta fibra, com garra , com querer , com visão , com capacidade de fazer e criar postos de trabalho. E mais ,que tenha sensibilidade de entender o que é despedir e mandar para a rua trabalhadores.
Este cerrar de fileiras e de vontade é um exemplo que deveria ser seguido pelos portugueses. Em vez de se aproveitar da situação , como muitos patrões fazem , começar a despedir e criar dificuldades aos trabalhadores , faz exactamente o contrário. Acredita , arranja soluções e tem ideias para os seus negóciosAfinal há gente que consegue mesmo na adversidade e com esta crise. Deitem os olhos neste Sr. Alexandre Soares dos Santos , não anda para aí sempre a falar - faz e cria emprego.É uma honra para o Clube ter um grande empresário , o segundo homem mais rico de Portugal .
E, depois não é fácil alguém deste gabarito aceder a estar presente, não anda sempre aparecer e não precisa.
Muita gente nos perguntam como é que Joaquim Jorge consegue tudo isto? Não sabemos têm que lhe perguntar...

CdP