28/02/2012

VEM MAIS DINHEIRO...

Troika aprovou nova tranche de 14,6 mil milhões de euros para Portugal.A próxima ajuda financeira ao país foi hoje aprovada pelas instituições internacionais responsáveis pelo plano de ajuda externa. Portugal vai receber 14,6 mil milhões de euros, li na Lusa.

Recebemos nota positiva no programa de ajustamento a Portugal com a aprovação de mais uma parte da ajuda financeira, num empréstimo total de 78 mil milhões de euros. Até suspiro de alívio , para já vou continuar a contar com o meu ordenado!

O pior é o resto!Vítor Gaspar anunciou que o Governo reviu em baixa a sua previsão de crescimento para 2012 prevendo agora uma contracção de 3,3%, tal como as mais recentes previsões da Comissão Europeia , por isso vai apresentar um orçamento rectificativo até final de Março e que o processo de venda do BPN estará concluído na mesma altura.
O desemprego vai aumentar em 2012 para 14,5%, número que deve passar para 14% em 2013.

Estas últimas noticias não abonam nada a favor do Governo,Por outro lado, é necessário pedir a revisão dos objectivos do défice. Se continuarmos com a obsessão de manter o compromisso assumido de fazer baixar o défice a todo o custo , vamos ter problemas sérios.

A redução do défice gera confiança , mas tem um impacto muito negativo na evolução da economia.Se continuarmos a fazer cortes e mais cortes sem estímulos ao crescimento.

A redução do défice é um processo inevitável, mas à custa disso ,está a tornar-se um flagelo social com o desemprego .

Portugal tem que inverter esta situação e centrar-se em contratar pessoas. Desapareceu a geração do emprego é preciso tomar medidas para começar a ver a luz ao fundo do túnel.

JJ