17/02/2012

Clube dos Pensadores recebe Garcia Pereira

Joaquim Jorge fundador do Clube dos Pensadores ( CdP) convidou Garcia Pereira para abordar o tema : Justiça Social , no dia 27 de Fevereiro , 2ªfeira pelas 21h30 no Hotel Holiday Inn em Gaia

Garcia Pereira é advogado , especialista em Direito do Trabalho. militante do MRPP tem encabeçado diversas candidaturas deste partido, para as eleições legislativas, para as autárquicas em Lisboa, bem como a Presidente da República.

Joaquim Jorge e o CdP depois de ouvirem dois membros do Governo :um na área social , Marco António Costa , outro na área da justiça Paula Teixeira da Cruz explicarem as medidas que estão a ser implementadas , acharam por bem ouvir outro ponto de vista.

O ataque brutal ao Estado Social , a precariedade no emprego , o aumento do desemprego e a redução drástica das prestações sociais. A revisão do novo Código do Trabalho com a possibilidade de despedimento de uma forma mais simples e fácil , assim como mais barata com a diminuição do montante de indemnização em caso de despedimento.

A supressão dos direitos adquiridos para uns e não para todos cria desigualdades que podem despoletar problemas sociais graves.

O governo tem pedido sacrifícios e mais sacrifícios. Quando se pedem sacrifícios , os que mais ganham devem dar o exemplo. os sacrifícios têm que ser equitativos. Os que mais têm devem fazer mais sacrifícios dos que menos têm.Aqueles que mais têm e mais ganham têm que dar o exemplo.porque é importante para o esforço colectivo que a maioria dos portugueses têm que fazer. A prudência sobre retribuições e salários públicos deve ser uma questão que pertence a todos os portugueses. As últimas noticias não abonam nada a favor do governo e do erário público.

Por outro lado, é necessário pedir a revisão dos objectivos do défice. Se continuarmos com a obsessão de manter o compromisso assumido de fazer baixar o défice a todo o custo , vamos ter problemas sérios. A redução do défice gera confiança , mas tem um impacto muito negativo na evolução da economia.Se continuarmos a fazer cortes e mais cortes sem estímulos ao crescimento.

A redução do défice é um processo inevitável, mas à custa disso ,está a tornar-se um flagelo social com o desemprego . Portugal tem que inverter esta situação e centrar-se em contratar pessoas. Desapareceu a geração do emprego é preciso tomar medidas para começar a ver a luz ao fundo do túnel.

Neste ano de 2012 , o Clube dos Pensadores já recebeu Paula Teixeira da Cruz , Ministra da Justiça e Marco António Costa , secretário de Estado da Solidariedade e Segurança Social.

Durante o ano de 2011 estiveram presentes no Clube , Pedro Passos Coelho , Rui Rio , Bagão Félix, Luís Filipe Menezes, Jerónimo de Sousa , Francisco Assis , entre outros.


CdP