29/01/2012

José Sócrates

José Sócrates , mesmo longe, continua perto.Há imensos sinais e indícios que continua atento e espreita a possibilidade de voltar, pois saiu do PS porque quis e achou o melhor na altura. Sempre tive a ideia, que saiu estrategicamente, mas na sua mente houve sempre espaço para poder voltar um dia. A deterioração da vida política e a crise aceleraram esse processo.

Uma entrevista enviada na altura que achou mais adequada para a imprensa portuguesa , na Universidade em Paris, depois do governo anunciar mais cortes na saúde .Uma reportagem publicada no passado fim-de-semana pelo Expresso sobre a vida privada em Paris. Um grupo de deputados socialistas pediu a verificação da constitucionalidade da medida sobre os cortes do subsídio de Natal e de Férias. Por fim , para a vida interna do PS estará brevemente em jogo a liderança da distrital do PS Porto , sendo a maior distrital do partido. Estará em confronto a linha Seguro com José Luís Carneiro , mas Guilherme Pinto representa a linha Socrática , via Renato Sampaio.


Lentamente mexe os cordelinhos à distância , dando a entender que não é nada com ele , mas é.

Nas hostes socialistas, há mesmo quem já anseie o regresso de Sócrates à vida política nacional, até mesmo colocando a hipótese de uma candidatura à liderança do PS, lá para 2013. José Sócrates foi o grande abono de família vulgo empregos e cargos para os socialistas , amigo seu amigo , mesmo antes de sair do Governo procurou colocar em posições de relevo ex-ministros , fiéis e amigos.

Não sei se vai voltar , tudo depende do que pretende fazer António Costa . António José Seguro está a pagar , o anátema de ser um líder a prazo e que fez a transição. Contudo a transição pode ser para se voltar ao estilo antigo mas de outra forma ( Sócrates ) , com o tempo a fazer pensar e a esbater as criticas e posições assumidas.

A politica vai aquecer , de novo, quer para o Governo para cumprir o défice ,quer para o PS para cumprir o défice de oposição.

JJ